quinta-feira, 30 de março de 2017

Secretaria de Turismo de Aquiraz realiza planejamento estratégico até 2040


A Secretaria de Turismo de Aquiraz realizou na última quarta-feira (29),no Hotel Santuário da Águias (Avenida Caminho do Sol, 5599, Porto das Dunas – Aquiraz), o planejamento estratégico para o turismo da região até 2040.
Com o tema #SomosTodosAquiraz, a iniciativa é uma mobilização social de representantes das diversas áreas que se envolvem de maneira próxima e direta com o turismo do município como as rendeiras, pescadores, donos de barracas de praia, rede hoteleira, artesãos, quilombolas, indígenas e cidadãos, além de gestores municipais e estaduais.
Estabelecendo um diálogo com a Secretaria de Turismo de Fortaleza (SETFOR),  Secretaria de Turismo do Ceará  (SETUR) e com a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA) e demais secretarias e órgãos municipais, a ideia é construir a várias mãos um planejamento e ações que tragam soluções para toda a rede turística de Aquiraz, valorizando não só a sua extensão litorânea, mas todas as manifestações culturais e importância histórica para o estado, bem como o firmamento de novas parcerias institucionais.
“É um planejamento onde estamos traçando  metas para o turismo de nossa cidade, bem como a busca por parcerias tanto do setor público como privado, para que possamos ter uma atividade turística com a importância devida”, pontua o secretário de turismo de Aquiraz”, Maurício Matos.
De acordo com a secretária executiva da pasta, Indira Guimarães, é importante que todos os envolvidos tenham o sentimento de pertença e de responsabilidade para que o turismo possa caminhar com gestão e planejamento, com metas de curto, médio e longo prazo. “O nome do evento já fala por si só (#somostodosaquiraz), que nós temos que ter o senso de pertencimento,  a responsabilidade disso dar certo, do turismo caminhar”, pontuou Indira, que parafraseou o ex-ministro do esporte e turismo, Caio Luiz de Carvalho dizendo que o “uma cidade só é boa pro turista se ela for boa pro morador”, para reforçar que a participação da comunidade é imprescindível em qualquer gestão. 
Ao final do evento, além de apresentações artísticas locais, foram distribuídas mudas do horto doadas pela SETFOR, em um ato simbólico sinalizando que o turismo não anda só, que ele anda junto com a cultura, meio ambiente, sustentabilidade e áreas afins.
A primeira capital do estado
A vila foi criada em 13 de fevereiro de 1699, efetivamente instalada em 27 de junho de 1713. Tornou-se capital do Ceará até o ano de 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza. A economia de Aquiraz girava em torno da agricultura (algodão, banana, caju, cana-de-açúcar, mandioca e feijão); pecuária (bovino, suíno e avícola).
Devido à presença da arquitetura barroca portuguesa, possui um sítio histórico como o Museu Sacro São José de Ribamar (considerado o primeiro museu sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste), a Casa do Capitão-mor, a Igreja Matriz e o Mercado das Carnes como atrações turísticas.
Atualmente com cerca 78 mil habitantes, Aquiraz é um dos destinos mais procurados no Ceará. Possui um vasto litoral com uma extensão de 36km. 
SERVIÇO:
#SOMOSTODOSAQUIRAZ - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SECRETARIA DE TURISMO DE AQUIRAZ
Quando: 29/03 (quarta-feira), a partir das 13h30
Onde: Hotel Santuário da Águias (Avenida Caminho do Sol, 5599, Porto das Dunas – Aquiraz)
Acesso: GRATUITO
Informações: (85) 3361.1838
Gigi Borges (2890 JP/CE)
Coord. de Marketing e Relações Públicas – SECULT l SETUR
Fone: (85) 3361.1838 l 99809.3000
Email: marketingcult@aquiraz.ce.gov.br

FONTE: SITE DO MUNICÍPIO

Nenhum comentário: