sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

DEFAUT-Prefeito eleito em Morada Nova, Wanderley Nogueira (PT), é o principal alvo da operação


A Polícia Federal (PF) realizou na manhã desta sexta-feira, 2, uma operação contra um esquema criminoso instalado nas estruturas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que se beneficiava de financiamentos irregulares para a compra de maquinários pesados. O prejuízo é avaliado em R$ 41 milhões. Intitulada de "Default", a ação cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, cinco de sequestro de bens e dez de intimação. A ordem judicial é da 15ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará.

De acordo com a investigação, o prefeito eleito em Morada Nova, Wanderley Nogueira (PT), é o principal alvo da operação. Ele prestou depoimento nesta manhã, após receber intimação para comparecer na sede da PF, no bairro de Fátima, em Fortaleza.

O esquema envolvia empresários e funcionários do BNB. O grupo investigado abria empresas e fazia financiamentos com intuito de adquirir maquinários pesados. Entretanto, após receber o financiamento, as empresas eram fechadas e, assim, não pagavam o financiamento.




''Como homem público, agora na condição de Prefeito eleito do município de Morada Nova, sinto-me na obrigação de esclarecer a todos de um modo geral, que a operação levada a efeito pela Polícia Federal, que desencadeou em um mandado de Busca e Apreensão em minha residência e nas sedes de minhas empresas, intitulada “DEFAULT”, que apura o cometimento de crimes contra o sistema financeiro, e principalmente como intitulada a operação, que é o fato de contrair empréstimos e depois encerrar as atividades, se furtando às responsabilidades. Nego veementemente essas imputações. Jamais foi nosso intuito fraudar e causar qualquer prejuízo àquela instituição financeira, responsável pelo fomento do desenvolvimento do Nordeste. Na realidade os empréstimos foram contraídos, contudo, dentro dos requisitos necessários à concessão de financiamentos a empreendedores. A empresa WANDER NOGUEIRA SERVIÇOS DE TERRAPLANAGEM LTDA. jamais deixou de estar em plena atividade, operando regularmente e executando o objeto social para qual foi fundada. Os empréstimos foram contraídos com garantia real e subsidiada também pelos equipamentos adquiridos. Todos as máquinas e equipamentos objetos do financiamento foram adquiridos e ainda estão em poder de nossa empresa operando regularmente. As garantias ofertadas para a consecução dos financiamentos foram devidamente avaliadas dentro dos indicadores do mercado imobiliário, devendo ser considerada a enorme evolução dos valores no mercado imobiliário. Na convicção da responsabilidade que nos cabe e no intuito de colaborar com as investigações e apuração responsável dos fatos apontados, estou sempre à disposição da Polícia Federal, da Justiça e dos órgãos de arrecadação tributários para todos os necessários esclarecimentos.
A PF instaurou o procedimento em outubro de 2014 para apurar a prática de crime contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN), além da organização criminosa que atuava no BNB para a obtenção irregular de financiamento com a utilização de recursos do Fundo Constitucional do Nordeste.

Participaram da ação 57 policiais federais que estão dando cumprimento às medidas cautelares, nos Municípios de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Tabuleiro do Norte, no Ceará, e Mossoró, no Rio Grande do Norte.  

Procurado pela reportagem, Wanderley Nogueira negou ascusações e divulgou nota sobre o caso:

Morada Nova, 02 de dezembro de 2016.
JOSÉ VANDERLEY NOGUEIRA''

Nenhum comentário: