sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

7 Sóis Aquiraz Entrada gratuita De 24 de Novembro à 2 de Dezembro das 8h à 17h Centro Cultural Tapera das Artes – Aquiraz


O Festival Internacional Sete Sóis Sete Luas (FSSSL) chega este ano a sua 8a edição no Ceará (BRASIL). O evento conta com o patrocínio do Cimento Apodi e é uma realização do Centro de Pesquisa e Difusão Arte – Imaginário e da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT-CE), em parceria com a Tapera das Artes e apoio institucional da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE), ENEL e Plataforma Sinfonia do Amanhã.
O Festival amplia o intercâmbio e a difusão da arte em Aquiraz. O município representa o Brasil na Rede Internacional Cultural, criada por José Saramago, composta por 40 cidades de 11 países, que vem realizando diversos projetos com gestores, produtores e articuladores das comunidades do mundo luso mediterrâneo.
24/11 a 02/12 - 8h às 17h 
Centro Cultural Tapera das Artes, Aquiraz
LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS COM FERNANDO MEIRELES (Portugal) 
Fernando Meireles é um dos componentes do grupo musical Realejo, artesão e Luthier há mais de vinte anos.
Considerado como uma espécie de tesouro nacional, é especializado na construção de instrumentos de cordas como viola campaniça, viola beiroa, viola braguesa, guitarra portuguesa, sanfona, cavaquinho, mas também em outros tipos de instrumentos como panderete, ukulele, filarmonica e gramofone. Da sua autoria são os instrumentos de muitos famosos músicos portugueses como Julio Pereira, Pedro Cabral, Amadeu Magalhães e de outros músicos no mundo, que são seus estimadores.
O trabalho que realiza com crianças e adolescentes, dedicado ao estudo da estrutura, do som e a construção dos instrumentos musicais de matriz tradicional portuguesa, é extremamente encatador, baseado numa parte teórica e numa parte prática.

24/11 a 03/12 - 14h às 17h
Centro Cultural Tapera das Artes, Aquiraz
ECLIPSE CRIATIVO
COM GRUPO REALEJO
Troca de saberes e conhecimento estético, através de mostras de processos interativas com intuito de democratizar o acesso à diferentes culturas e tradições do mundo luso mediterrâneo, abrindo ricos diálogos com os aprendizes de projetos de musicalização de diferentes regiões do Estado do Ceará, estabelecendo a fruição entre aprendizes, artistas e plateia, finalizando com concerto do grupo musical internacional convidado.

17h CONCERTO DO GRUPO
REALEJO
Gaita de foles, flautas, braguesa, concertina, bandolim, cavaquinho, sanfona, bandolim, viola e percussões são os instrumentos desto incrível grupo de música de raíz tradicional portuguesa. Um ensemble enérgico, mensageiros de um grande património cultural que nasce na cidade de Coimbra, no norte de Portugal. O repertório apresenta uma fusão de melodias tradicionais e ritmos modernos que transmete incríveis emoções ao público. Criado em Coimbra, em 1990, o grupo Realejo combina sonoridades da música tradicional portuguesa e europeia. Daqui resulta um trabalho de excelência que conta com instrumentos acústicos e tradicionais, alguns deles criados por um dos seus elementos, Fernando Meireles. A singularidade do projeto e a seriedade do trabalho deste grupo garantiram-lhe um lugar no quadro da música portuguesa e uma presença assinalável além das fronteiras.


Nenhum comentário: