sábado, 22 de outubro de 2016

Roberto Cláudio tem 45% e Capitão Wagner 36%

Segundo pesquisa OPOVO/Datafolha divulgada neste sábado, 22, diminui a diferença entre os candidatos a prefeito de Fortaleza no segundo turno. O levantamento mostra que Roberto Cláudio (PDT) tem 45% das intenções de votos, enquanto Capitão Wagner aparece com 36%.
Na pesquisa anterior, divulgada no dia 06 deste mês, era de 14 pontos. O pedetista caiu 3 pontos percentuais e o republicano subiu dois. Indecisos são 8%, enquanto 12% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto.
Se considerados apenas os votos válidos, também reduziu a diferença que era 18 pontos, para 12 pontos. O candidato à reeleição foi de 59% para 56%. Já o deputado estadual, de 41% para 44%.
A pesquisa, que está disponível com todos os seus detalhes na edição impressa do jornal OPOVO deste domingo, também apontou para onde vão no 2º turno os votos de Luizianne Lins (PT) e Heitor Férrer (PSB), 3º e 4º lugares, respectivamente, na primeira etapa. Entre eleitores da petista, votos se dividem quase igualmente, com 29% dizendo votar em RC e 28% em Wagner. Outros 25% dos eleitores da ex-prefeita dizem votar nulo ou em branco, e 17% estão indecisos.

Já vantagem de Wagner é maior entre eleitores de Férrer, com 43% afirmando votar no militar contra 33% no prefeito. Prometem votar branco ou nulo 20% dos eleitores do deputado, com 5% de indecisos. Após o resultado do 1º turno, tanto Luizianne quanto Heitor declararam neutralidade na disputa.
A pesquisa foi realizada entre a última quinta-feira, 20, e a sexta-feira, 21, e ouviu 864 eleitores de Fortaleza. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e a taxa de confiança é de 95%. Isto significa que, se fossem feitos cem levantamentos nesta metodologia, os resultados seriam os mesmos em 95 deles. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-08669/2016.

Nenhum comentário: