terça-feira, 20 de setembro de 2016

Mutirões de endoscopia e cirurgias de catarata movimentam Hospital Municipal de Aquiraz

A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Saúde do Município, vem promovendo o “Mutirões da Endoscopia e da Catarata”, neste mês de setembro, no Hospital Municipal Manoel Assunção Pires. A iniciativa já atendeu centenas de pacientes, de todos os distritos do município, com exames e cirurgias gratuitas. Os procedimentos continuarão acontecendo, com exames de endoscopia às terças e sextas feiras e cirurgias de cataratas aos sábados. As atividades acontecem a cada 15 dias.
Os pacientes dos exames endoscópicos estão sendo atendidos pelos médicos Raíssa Eufrásio e Fernando Holanda, que foi recentemente contratado, para ajudar na demanda. Para estarem aptos ao procedimento, os pacientes se dirigem ao Posto de Saúde da Família (PSF) de sua localidade e ao Centro de Especialidades Médicas (CEM). Lá, realizam os exames e aguardaram o agendamento pela Secretaria de Saúde. No total, 190 pacientes já foram atendidos com exames de endoscopia. O objetivo é suprir a demanda de 300 atendimentos. Também, já foram realizadas, 60 cirurgias de catarata, somente no mês de agosto. Serão mais 60 este mês de setembro. Apesar da demanda ser maior que o número de atendimentos, nem todos os pacientes são declarados aptos aos procedimentos, por algum motivo clínico.  
A Prefeitura de Aquiraz disponibiliza transporte e lanche aos pacientes, no dia dos exames e das cirurgias. O pós-operatório é acompanhado quinzenalmente, até a reabilitação total do beneficiado. Após mais uma etapa concluída neste mês, o mutirão dos exames de endoscopia e cirurgias de catarata, voltarão na quinzena seguinte para outros atendimentos no Hospital Municipal.

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Aquiraz
Rua Francisco, Porfírio de Castro, nº 07 Alto Alegre - CEP 61.700-000
Telefone: (85) 3361-1885

Nenhum comentário: