sexta-feira, 10 de junho de 2016

Peixes morrem no Castanhão

)
“A situação é desoladora. Desta vez eu perdi tudo”. O lamento é do produtor José Ricardo Henrique. Milhares de peixes mortos nas margens do Castanhão têm sido uma realidade triste e comum para criadores da região do Médio Jaguaribe. Entre os motivos citados pelos pescadores do local estão a baixa capacidade da bacia, que atualmente é de 8,99%, e a manobra de manivelas para liberação de água feita pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). 


A criação de tilápias é uma das principais atividades econômicas da região do Médio Jaguaribe e responsável por cerca de 70% dos lucros do município de Jaguaribara. “Desta vez foi quase 100%. O principal motivo foi uma manobra nas válvulas do açude para liberar água para outras cidades”, reiterou Edvando Feitosa, presidente da Associação dos Criadores de Tilápia do Castanhão. Segundo ele, a liberação que deveria ser de 4,5m³ por segundo, gerou ondas de 17m³ por segundo. “Isso fez com que as impurezas do fundo do rio subissem e neutralizassem o oxigênio para os peixes”, afirmou.

Por enquanto, pescadores e criadores do local se preocupam com a retirada dos peixes. Ainda não foi possível contabilizar o volume da perda. No mesmo período do ano passado, foi registrada a perda de 3.510 toneladas de tilápias e o prejuízo de R$ 21 milhões.

.

Nenhum comentário: