quarta-feira, 25 de maio de 2016

Adutora que trará água para Sede de Aquiraz já tem obras em andamento

A obra da adutora de Aquiraz custará R$ 7,4 milhões e terá  extensão de 12 quilômetros, a partir de Eusébio. Para trazer água tratada ao município,  contará com automação e injetamento em tubos de 500 mm.  A capacidade de vazão será de 300 litros por segundo, um volume de transporte 300% superior ao consumo atual de Aquiraz. 
Foto:Joselito Araújo

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), já iniciou as obras de ampliação e melhorias no sistemas de abastecimento da cidade. 
 
Segundo o prefeito Guimarães, o objetivo é garantir, definitivamente, a resolução do problema de segurança hídrica na Sede do município pelos próximos 20 anos. Inclusive, beneficiando localidades fora da sede, que passarão a ser abastecidas pela Lagoa do Catu.
 
Centenas de tubos azuis gigantes estão sendo colocados no percurso entre as localidades de Jacundá,  Piranha e Tupuiú em direção á Sede do município. Atualmente, a Cagece também abastece as localidades de Prainha e Tapera. 
 
Aquiraz será o primeiro município do Cinturão Leste do Estado a ser beneficiado por uma obra desse porte. O diretor presidente da Cagece, Neurisângelo Freitas, diz que a obra deverá estar pronta em breve, com água chegando à Estação de Tratamento em Aquiraz. A distribuição ocorrerá na Sede e Prainha, inicialmente.
 
Conforme o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Pesca,  Vinicius Guimarães, desde o início da gestão, medidas emergenciais vêm sendo tomadas no enfrentamento aos efeitos da estiagem que assola o município há quatro anos. 
 
Entre as providências, escavação de 60 poços profundos, construção de 38 chafarizes, abastecimento através de carros-pipa em áreas críticas, instalação de 50 caixas d’água de 7.500 litros, a desobstrução do canal que traz água da barragem Catu- Cinzenta para a Lagoa do Catu, na sede de Aquiraz. Isso tem amenizado a situação do manancial, de onde ocorre o bombeamento para o sistema da Cagece, que abastece a cidade e este ano foi beneficiado por uma recarga razoável, estando com aproximadamente 70% de sua capacidade.
 
Durante o exercício de 2014, o investimento em recursos hídricos no município atingiu recursos da ordem de R$ 3,3 milhões. Os distritos e respectivas localidades atendidas são: Caponga da Bernarda (Mirador, Maria Secundina, Vila São Francisco, Vila Nova e Sítio Quintas), Jacaúna (Iguape e Barro Preto) Assis Teixeira (Jenipapeiro), Sede (Machuca, Beira Rio e Jacundá), Serpa (Vila Melão, Cinzenta, Beira- Sol, Galileia, Vila Catita, Crioulo, Aroeira, Croatá e Estrada Nova), Camará (Telha, Malvinas, Santa. Maria e Sol Nascente), Tapera (Área Verde e Vila Pagã), João de Castro (Áreas Verdes) e Patacas (Pingo de Ouro).
 
Em 2015, Guimarães continuou investindo no setor e ampliou o número de poços e chafarizes em todos os distritos. Além disso, conseguiu firmar convênio com o Governo do Estado, através do programa “Água para Todos”, para instalação de sistemas de abastecimento de água simplificado em comunidades rurais.

Nenhum comentário: