quinta-feira, 7 de abril de 2016

Jenipapo-Kanindé celebra 16 anos do “Marco Vivo” em Aquiraz



A comunidade indígena dos Jenipapo-Kanindé vai comemorar os 16 anos do “Marco Vivo”, neste sábado, 9 de abril, de 8 às 14 horas, na Lagoa da Encantada, distrito de Jacaúna, Aquiraz.  O festejo acontece pela conquista do direito às terras, quando o Governo Federal, através da Fundação Nacional do Índio (Funai), aprovou a delimitação da área em 1999.

O ritual sagrado do “Toré” iniciará a festa, que terá. dentre outras atrações, em sua programação: café da manhã, com comidas típicas (macaxeira, peixe frito e batata), na pousada Jenipapo Kanindé; roda de conversa (educação; saúde e terra); escolha do casal representante da edição 2016 do Marco Vivo e ritual sagrado do plantio do Marco. 

De acordo com a cacique Pequena, os índios Jenipapo-Kanindé já estão na localidade há sete gerações, mas só tiveram o direito adquirido legalizado com a intervenção do Governo Federal

Todos os anos, a festa recebe a visita de moradores da região, além de antropólogos, sociólogos e estudantes universitários.

A Prefeitura de Aquiraz apoia aquela comunidade, através das secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura. Entre os serviços prestados, a manutenção de uma escola indígena dentro da reserva, uma Centro de Referência e Assistência Social (CRASS) e uma unidade de Saúde, com fornecimento de insumos como medicamentos e material de limpeza. Além disso, a Secretaria de Cultura e Turismo tem incentivado a manutenção de vivas tradições dos índios.

A etnia

Jenipapo-Kanindé é uma das nove etnias indígenas reconhecidas no Estado. A comunidade vive às margens da Lagoa da Encantada, Aquiraz, em meio a um campo de dunas.

Agricultura familiar, pesca e produção de artesanato sustentam a tribo. O turismo comunitário vem sendo outra importante alternativa econômica. Grupos são recepcionados pela cacique Pequena, que abençoa a partida para as trilhas. Entre elas, a do Morro do Urubu, uma vista panorâmica de toda a área indígena.

Mais informações:

Secretaria de Cultura e Turismo

Travessa José Laje Viana, 118, Centro - CEP 61.700-000

Telefone: (85) 4062.8090 - 3361.1840

Nenhum comentário: