quinta-feira, 31 de março de 2016

Aquiraz registra a maior chuva dos últimos 05 anos




Sem dúvida a maior chuva dos últimos 05 anos no município de Aquiraz aconteceu nesta quinta, dia 31 de março de 2016.
                                         Rio Catu


Foram  163,2 mm, causando transtornos para quem se deslocava logo cedo para o trabalho, escola ou outras atividades.
O rio Pacoti que corta o município registrou enchente significativa e o Rio Catu também  registrou aumento do volume que está bem baixo desde  2012.

Já a capital cearense teve chuva de 132 milímetros.

Chuvas no estado
No balanço da Funceme, referente às 7h da quarta-feira (30) às 7h desta quinta-feira (31), o Ceará teve registro de chuva em 93 municípios.


No decorrer desta quinta, a previsão é de céu nublado com chuva em todas as regiões cearenses. A previsão do órgão é de que as chuvas continuem fortes nesta sexta-feira (1º), ao longo do dia. Já para o sábado (2), nebulosidade variável com chuva em todo o Ceará no decorrer do dia.


A causa das precipitações se deve à atuação a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa no estado. "Entretanto, é importante ressaltar que essas precipitações são momentâneas, ou seja, não significa que o quadro climático mudou. Ainda temos maior probabilidade de acumulados de chuva na categoria abaixo da média para a quadra chuvosa, isso porque se mantém o fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e a configuração do Oceano Atlântico Tropical mostra neutralidade”, explica o meteorologista Raul Fritz.

Nenhum comentário: