sábado, 20 de fevereiro de 2016

Funceme registra chuvas em 51 municípios cearenses neste sábado

Fortaleza e mais 50 municípios cearenses amanheceram com chuva forte e muito vento neste sábado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o motivo é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN – sistema de circulação horária a aproximadamente 12km de altura) na região Nordeste do Brasil. A ZCIT é o principal sistema meteorológico que atua durante a quadra chuvosa no Estado.

Entre a noite de sexta-feira (19) e a manhã deste sábado (20), muita chuva em várias partes do Ceará. Fortaleza registrou uma das maiores do ano, com 78 milímetros de precipitação, segundo a Funceme (Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos). Os dados foram coletados no posto de verificação da Água Fria.
A previsão da Funceme para este sábado é de nebulosidade variável com chuvas isoladas em todas as regiões do Ceará. Para domingo, espera-se nebulosidade variável com eventos de chuva na região Jaguaribana e, nas demais regiões, céu parcialmente nublado. Já para segunda-feira, a expectativa é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões do Estado.
Em Fortaleza, o motorista deve evitar os tradicionais pontos de alagamento, como as avenidas Heráclito Graça e Pontes Vieira e as ruas João Firmino e Eugênio Gadelha, no bairro Damas. Na BR-116, na altura do km 6, próximo ao viaduto da Oliveira Paiva uma árvore caiu na pista e bloqueia as pistas da esquerda e central no sentido Centro-Messejana.
Alguns pontos de Fortaleza alagaram, atrapalhando quem precisou sair de casa na manhã deste sábado. Houve registro de quedas de árvore na Rua Humberto Monte, no acesso da Parangaba e Montese, e na Lagoa Redonda.
Confira as10 maiores chuvas por Municípios até às 10h deste sábado:
Fortaleza (Posto: Fund.ma.nilva(agua Fria)) : 78.0 mm
Acaraú (Posto: Acarau) : 72.0 mm
Fortaleza (Posto: Pici) : 68.6 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 59.0 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: Siupe) : 50.0 mm
Acaraú (Posto: Aranau) : 48.4 mm
Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 46.8 mm
Crateús (Posto: Tucuns) : 40.0 mm
Maracanaú (Posto: Maracanau) : 37.0 mm
Crateús (Posto: Monte Nebo) : 36.0 mm

Nenhum comentário: