segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

217 anos de emancipação do Ceará celebrados com festa em Aquiraz




A primeira capital do Ceará foi escolhida para comemorar o dia em que o Estado ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 17 de janeiro de 1799. Os tradicionais grupos culturais do município apresentaram a diversidade da cultura local em programação festiva na tarde deste domingo, 17, na Praça da Matriz, Centro de Aquiraz.

A Banda Municipal Virgílio Coelho deu início aos festejos, com as execuções do hino nacional e do Ceará, e hasreamento pavilhões nacional, estadual e municipal. As comemorações tiveram, ainda, missa celebrada na Igreja Matriz São José de Ribamar e apresentação de grupos culturais, com pífanos e chorinho.

Por lei, a cidade de Aquiraz é o local escolhido pelo Governo do Estado para celebrar a data, pelo valor histórico e cultural, além de ter sido a primeira capital do Ceará até o ano de 1726. A secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a cada ano, promove atividades culturais em alusão ao Dia do Ceará, no torno do sítio histórico da Igreja Matriz de São José de Ribamar, reduto de prédios tombados, com a presença de grupos locais para manifestações culturais.

Histórico

O dia 17 de janeiro faz parte do calendário oficial de eventos do Estado por meio da Lei nº 13.470, de 18 de maio de 2004, que instituiu a data comemorativa, em referência ao dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, no ano de 1799.

A emancipação do Ceará foi garantida por Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico que a antiga capitania apresentava em 1799.

Mais informações:
Igreja Matriz de São José de Ribamar
Endereço: Praça da Matriz, Centro de Aquiraz
Telefone: 3361.1122

Nenhum comentário: