sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Secretaria de Educação e Iteva realizarão Curso de Comunicação digital



A Secretaria  de Educação  e Desporto de Aquiraz realizará  nesta segunda- feira, dia 31 de agosto, a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Administração e Planejamento  a aula inaugural do  Curso de Comunicação Digital em parceria com o ITEVA – Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado, que tem sede  na Ce 040, km 26 em Aquiraz.

O evento contará com a presença da Secretária Terezinha Holanda,  Gestores das secretarias municipais, educadores, funcionários municipais, o presidente do ITEVA, Sr. Fábio Beneducci, tendo como convidado também,  o prefeito Guimarães.

O curso tem como público alvo, professores do 6º ao 9º ano e tem duração  de 4 meses, com  carga horária de 100hs, contemplando 40 professores, em  duas turmas, com aulas acontecendo  às segundas e quartas feiras das 7:30h às 11h.
.
O objetivo é fornecer  aos  educadores do município melhor qualificação  para planejamento  de  aulas, usando recursos tecnológicos aos mesmo tempo em que  tais professores funcionarão como  multiplicadores dessa tecnologia  nas escolas.
Terezinha Holanda, secretária de Educação  e Desporto de Aquiraz diz estar muito honrada em  poder participar em proporcionar, enquanto gestora da educação, uma oportunidade  tão rica como essa.
E lembra ainda que com o apoio do prefeito Guimarães, tanto professores como os alunos da rede municipal de ensino em Aquiraz, estão tendo oportunidades que nunca tiveram antes, de ter um gestor que acredita que o caminho é a educação e que todos são capazes de atingir o ápice, basta esforço e foco no objetivo certo, tendo como aliada a tecnologia da Informação.
Sobre o ITEVA.
O Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado - ITEVA é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP situado em Aquiraz, Ceará, sendo declarado Utilidade Pública deste município, onde desenvolve programas e projetos de produção científica, difusão tecnológica, capacitação técnica e qualidade de vida englobando as áreas de energia, termodinâmica, meio ambiente, construção civil, agronomia e informática.

Mais informações:
Secretaria de Educação e Desporto
Rua Francisco Câmara, 332, Centro
Aquiraz/Ce - CEP 61.700-000
Fone: (85) 3361.1826
E-mail: educacao@aquiraz.ce.gov.br
Site: www.semed.aquiraz.ce.gov.br


quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PENTECOSTE: AÇUDE PEREIRA DE MIRANDA COMPLETA 58 ANOS DE SUA INAUGURAÇÃO


JULHO 2009


Por volta de março de 1950, deu-se inicio ao desmatamento para a construção do Açude. O DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) logo providenciou um lugar para abrigar todos aqueles funcionários que vinham de vários lugares do País.



 O Sr. Sebastião de Abreu era o Engenheiro responsável e a construção foi iniciada em 1951. Sua inauguração ocorreu no dia 14 de janeiro de 1957 com a presença do então Presidente da República Juscelino Kubitschek e demais autoridades. Tinha como nome “Açude Pentecostes”, mas em 1966 passou a ser chamado de “Açude Público Pereira de Miranda”, em homenagem ao Chefe do 1º Distrito do DNOCS.

JANEIRO 1957

Destaca-se entre os seis maiores Açudes do Estado do Ceará. No início da década de 1970, houve um forte inverno e o nível da água ficou a poucos centímetros de transbordar pela Barragem. Pentecoste ficou em pânico, pois tinha um grande risco da Represa romper e inundar a cidade. Muitas pessoas se refugiaram no Alto do Cruzeiro (Parte mais elevada da cidade). O DNOCS, tomando as devidas providências, cogitou cobrir toda a Barragem com lonas extensas, a fim de evitar danos. Somente com a ampliação do Sangradouro o escoamento maior da água tornou-se possível e o problema foi solucionado.


SETEMBRO 2014

No inicio da década de 1980, caiu no nosso Açude um pequeno Avião T-25 Universal de treinamento da Aeronáutica, conduzido pelo Tenente Aviador Rolim, que faleceu no impacto, e o seu companheiro de voo Clodoaldo, que foi socorrido por um pescador de pseudônimo Pinguim. Os destroços do avião foram retirados um ano após o incidente.



JANEIRO 2011

Em 2009, houve outro forte inverno. O Açude não teve risco de romper, mas o escoamento da água foi tão grande que muitas localidades ficaram alagadas. As chuvas intensas deixaram parte da ponte do Sangradouro do Açude da Serrota destruída, inclusive levando na correnteza um caminhão caçamba. Tivemos também o rompimento de um trecho da estrada que liga Pentecoste a Croatá, próxima a Fazenda Mastruz com Leite. Nesse período, muitas estradas rurais ficaram totalmente impossibilitadas de trafegar veículo. Literalmente nossa cidade ficou ilhada.

Mais sobre o Pereirão.

Localizado em Pentecoste, o açude Pereira de Miranda é considerado o terceiro maior do Estado do Ceará. Contruído entre os anos de 1950 e 1957 pelo DNOCS tem uma bacia hidrográfica que cobre uma área de 2.840 Km² foi inaugurado pelo o presidente Juscelino Kubitschek.


FEVEREIRO  2010

O açude tem por finalidade o controle  do rio Canindé, com a regularização do rio Curu. Possui uma grande importância econômica, pois, boa parte da população vive da pescaria e da travessia do açude. Infelizmente, o açude passa por alguns problemas: além de estar muito seco, encontra-se poluído, segundo os jovens moradores de Pentecoste algumas redes de esgoto escoam água sem tratamento para dentro do açude.


ABRIL 2009
Para além das questões sociais e econômicas, o açude mexe com o imaginário da população, pois existem muitas lendas envolvendo o local. Algumas são engraçadas, como a lenda da “Noiva”: existia uma moça que morava na zona rural e tinha um sonho de casar. 


DEZEMBRO 2010

Enfim, o grande dia chegou, ela toda vestida de noiva teria que fazer a travessia do açude para chegar à cidade, no entanto, na metade do caminho, além do nervosismo, sentiu uma dor de barriga e teve que parar em uma pequena ilha. Não havendo tempo de tirar o vestido, ela acabou sujando todo ele e casando toda suja. 

DEZEMBRO 2014

Dizem que depois desse fato, quem vai casar e passa pela “Ilha da Noiva” poderá ter o mesmo destino triste.Outra lenda bastante conhecida em Pentecoste é a da “Cobra”: dizem que ela apareceu durante a construção do açude, contudo nunca ninguém conseguiu matá-la e ela vive lá até hoje, assombrando pescadores e impedindo que eles atravessem o açude, tentando virar os barcos com sua cabeça.


Crateús tem uma açude no subsolo

Técnicos da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do governo do Ceará descobriram, no Oeste do estado, um verdadeiro rio ou açude de água doce abaixo da superfície.


O secretário de recursos hídricos e ex-ministro da integração nacional, engenheiro Francisco José Teixeira Coelho, disse que nesse aquífero subterrâneo existe um volume de água estimado em 20 milhões de metros cúbicos.

É água suficiente para abastecer a cidade de Crateús e sua população até o fim do próximo ano de 2016.

Vale a pena o investimento, para matar a sede  do sertão de Crateús.



Fonte: Egídio Serpa do  Diário do Nordeste

Banda de Música do Batoque recebe novos calçados do seu uniforme


A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura e Turismo do Município, entregou na manhã de hoje, 27, na EMEF do Batoque, os novos calçados do uniforme da Banda de Música. A solenidade contou com a presença do secretário de Cultura e Turismo do Município, Rodolf Forte, e de representantes das Secretarias de Educação e Desporto, que fizeram a entrega de 40 pares de botas que complementarão as fardas.
A administração municipal vem investindo na Banda do Batoque, que em um ano de atividade, trouxe resultados surpreendentes para Aquiraz. Já são quase 30 conquistas em competições realizadas em vários locais, dentro e fora do Estado.
A banda surgiu em 2011, durante o Projeto Mais Educação, participa de competições desde 2014 e, hoje, já possui expressivos prêmios conquistados e conta com o melhor regente do Estado, o maestro Francisco Mariano da Silva Neto, que comanda um grupo de 36 músicos.


Mais informações:
Secretaria de Cultura e Turismo
Travessa José Laje Viana, 118,
Centro – Aquiraz/Ce –
Brasil - CEP 61.700-000
Fone: (85) 4062 8090 - 3361.1840

TJ determina reintegração de Celso Crisóstomo ao cargo de Prefeito de Canindé

O Tribunal de Justiça do Ceará, através do Desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, deferiu liminar determinando a imediata reintegração do prefeito Celso Crisóstomo ao cargo de prefeito de Canindé, após quase três meses afastado. Celso retornou no início da tarde desta quinta, 27 a sede da Prefeitura para reassumir o posto.


  Segundo o magistrado, o retorno de Crisóstomo será até a decisão final de mérito a ser proferida no Recurso de Apelação interposto pelo promovente.

O desembargador determinou com urgência, com intimação da Câmara Municipal de Canindé e a citação do requerente, para querendo, no prazo legal, oferecer a sua defesa. A decisão também foi oficiada ao Juiz da 1ª Vara da Comarca de Canindé.
O prefeito havia sido afastado pela Câmara Municipal acusado de utilizar nos anos de 2013 e 2014, sem autorização legal, os valores depositados na conta vinculada da CIP para o pagamento do consumo de energia elétrica de prédios públicos, para repasse a um consórcio de saúde e para quitar parcelamento de dívidas do município, causando prejuízo ao erário e ao sistema de iluminação pública de Canindé. Ele chegou a denunciar a compra de vereadores para que seu afastamento fosse aprovado

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Camará e Prainha receberão ações nesta quinta e sexta.



 A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do município e de lideranças comunitárias, vai realizar nesta quinta-feira, 27, na localidade de Telha, no Camará  e dia 28 na Prainha, a partir das 13 horas,  ações de Cidadania e Prestação de Serviços.
Foto;Joselito Araújo


Será uma tarde inteira   no CRASS do Camará em Telha e no CRASS da Prainha.

A ação  contará com a presença dos técnicos da Prefeitura, que farão emissões de documentos como carteiras de identidade, de reservista e de trabalho, além de cadastro e recadastramento no Bolsa-Família, entre outros benefícios.

A  Prefeitura vem realizando ações em várias localidades   desde  o dia 24 de julho, quando iniciou pelo Tupuiú, próximo à sede do município, levando vários serviços  para perto de quem precisa.

Já foram visitadas  pela equipe  das ações desde então,  as localidades de Batoque, Caracará,  Caponga, Vila Nova ,Quintas, Riviera, Machuca, Telha, Malvinas , Camará, Patacas, Araçás, Lagoa de Cima e Sítio Novo e localidades próximas.

O Prefeito Guimarães diz que sua gestão tem se preocupado com os mais carentes e desassistidos e por isso sua recomendação tem sido facilitar a vida  dessas pessoas, levando  as ações da prefeitura para perto de suas casas.

Mais informações:
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Rua N. Senhora de Lurdes, S/N - CEP 61.700-000
Telefone: 3361.1824
E-mail: assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br


Futsal feminino de Aquiraz é vice- campeão dos Jogos Escolares Estaduais

A equipe de futsal feminino da EMEF Manuel Assunção Pires, da localidade de Jenipapeiro, foi vice-campeã da fase estadual dos Jogos Escolares em partida contra o time do Município de Madalena, no último dia 16, realizada na escola Professor César Campelo, em Fortaleza.
Foto;Joselito Araújo

O elenco da EMEF do Jenipapeiro, que já havia conquistado o título de campeão municipal na categoria sub-14, chegou à grande final do Estadual, após resultados de 11 x 0 contra Tianguá e 3 x 2 diante da equipe de Farias Brito. Na decisão, apesar da derrota por 1 x 0, as meninas de Aquiraz foram o grande destaque da competição, sendo elogiadas por todos pelo excelente desempenho.
A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Educação e Desporto do município, vem incentivando, cada vez mais, os esportes coletivos. No futsal masculino, Aquiraz foi campeão da Copa Metropolitana deste ano. A expectativa, agora, é que a equipe de futsal feminino do Jenipapeiro, comandada pelo técnico Emanuel Rogério, possa, mais uma vez, se destacar nas próximas competições, trazendo títulos regionais para a cidade de Aquiraz.

Mais informações:
Secretaria de Educação e Desporto
Rua Francisco Câmara, 332, Centro

Aquiraz/Ce - CEP 61.700-000
Fone: (85) 3361.1826
E-mail: educacao@aquiraz.ce.gov.br
Site: www.semed.aquiraz.ce.gov.br

Vereador Ricardson Santana fala sobre sua atuação na sessão de 25.08.2015


O Vereador  entrou com um projeto de indicação pedindo que a gestão municipal parcele as multas de trânsito em 02 vezes, o que facilitaria  o pagamento para o contribuinte infrator.

Suspeito de matar jornalistas nos EUA morre em hospital

Vester Lee Flanigan, suspeito de ter matado a tiros os jornalistas Alison Parker e Adam Wardnos EUA morreu na tarde desta quarta-feira (26) num hospital, informou o xerife do condado de Franklin, Bill Overton.
Foto do Perfil do jornalista assassino em rede social

"Aproximadamente às 13h30, o suspeito morreu no Hospital Fairfax, no norte da Virgina, como resultado de feridas de bala autoinfligidas", disse.
O suspeito havia atirado em si mesmo enquanto era perseguido e foi transportado para o hospital em uma ambulância. Ele usava na mídia o nome de Bryce Williams.
A repórter Alison Parker, de 24 anos, e o cinegrafista, Adam Ward, de 27 anos, do canal WDBJ-TV, foram atingidos na cidade de Moneta por volta das 6h45 (no horário local) quando estavam no ar.
Segundo as autoridades, após o ataque, Flanigan fugiu dentro de um Mustang para o aeroporto local. Lá ele mudou para um Chevrolet Sonic que alugou no começo do mês. O xerife pediu a ajuda da polícia estadual, que ficou de alerta. Uma policial na rodovia I-66 avistou o veículo procurado seguindo na direção leste e acionou o esquema para tentar parar o veículo.
Williams acelerou e fugiu. Cerca de um ou dois minutos depois o veículo saiu da estrada e bateu. Quando a polícia chegou até o carro encontrou o suspeito ferido após atirar em si mesmo.
Ataque
Flanigan registrou os disparos e postou o vídeo em sua conta no Twitter (veja o vídeo acima). Ele escreveu também que Alison Parker havia feito comentários racistas e que Adam Ward fez uma reclamação contra ele no setor de recursos humanos do canal.

Vereador Ney Pires fala sobre a sessão de 25.08.2015


Vestas aplica R$100 mi para fábrica em Aquiraz


A cadeia produtiva de energia eólica no Ceará ganhará mais um componente. Está prevista para entrar em operação, em dezembro deste ano, no município de Aquiraz, a fábrica de aerogeradores da empresa dinamarquesa Vestas.

O empreendimento, dotado de investimento aproximado de R$ 100 milhões, deve gerar, juntamente com fornecedores e empresas que integram a produção da fábrica, cerca de 300 empregos na fabricação dos produtos componentes das torres eólicas.
"Nós estamos com o galpão praticamente pronto e nós devemos começar a receber os primeiros equipamentos nas próximas semanas", afirma o vice-presidente da área de compras da empresa, Gustavo Santos.

O empreendimento tem capacidade para fabricar anualmente 200 naceles (compartimentos instalados no alto das torres que abrigam todo os mecanismo do gerador), que representam, juntos, uma potência de 400 megawats (MW).

Segundo o vice-presidente da área de compras da Vestas, depender das demandas do mercado, o empreendimento tem capacidade para dobrar sua produção para 400 aerogeradores por ano, ou seja, 800 MW.

A fábrica em Aquiraz representa o segundo investimento feito pela empresa no Ceará. O primeiro foi em Maracanaú. A decisão por um novo local para abrigar a fábrica veio devido às restrições de espaço na primeira operação, que atualmente funciona como almoxarifado para a produção da empresa.

"Foi uma operação que a gente começou em 2010, mas ficou temporariamente suspensa e a partir de 2014 nós optamos por fazer outro investimento, para a expansão das atividades no Brasil", explica Santos.

Após sessão da Câmara, vereadores batem boca nos corredores da Casa.



Parecia mais uma sessão, DENTRO DA  NORMALIDADE, no final da tarde desta terça, 25 de agosto no legislativo de Aquiraz.






De repente na saída do corredor  os vereadores Jair Silva e Ricardson Santana começaram um bate boca, que quase chega às vias de fato, porém os outros vereadores acalmaram os dois  e a briga ficou no campo das acusações mútuas de ambos os lados.
Minutos antes eles estavam muito bem.

Atualmente o vereador JAIR  SILVA está na oposição   à gestão do prefeito Guimarães, ele que já foi nos dois primeiros anos braço direito do governo, como assessor de relações políticas e institucionais, cargo criado especialmente  para acomodá-lo no governo. Depois houve um desentendimento entre Prefeito e Jair  e o vereador voltou para sua vaga na Câmara.




Já Ricardson que era meia oposição, resolveu apoiar o governo de Guimarães desde o ano passado.

O Vereador Ricardson entrou com um projeto de indicação pedindo que a gestão municipal parcele as multas de trânsito em 02 vezes, o que facilitaria  o pagamento para o contribuinte infrator.


Durante a sessão de ontem  estiveram presentes agentes do DEMUTRAN e GUARDA municipal que  apresentaram  suas atividades  atualmente em ação, e depois o presidente Josimar de Castro chamou  a fala dos vereadores que abordaram diversos assuntos, entre estes os mais destacados, foram: O  pedido do cumprimento da  lei da data base dos servidores que ganham acima do mínimo e a criação do PCC, (Jair Silva),elogios ao prefeito e sua gestão pela limpeza que está sendo realizada na Praia do Japão(Nilton dos Pescadores), sugestão para que os  mutirões de limpeza sejam realizados em  todos os distritos(Maurício Matos), contratação de artistas da terra para eventos oficiais pagos pelo município(Ney ´Pires), sinalização horizontal para a estrada Iguape- Barro Preto(Ricardson Santana) e denominação de ruas no Camará,(Ronaldo Silva).



segunda-feira, 24 de agosto de 2015

O VAREJÃO DAS PEDRAS ESTÁ COM UMA SUPER PROMOÇÃO NESTE MÊS DE AGOSTO





O VAREJÃO DAS PEDRAS ESTÁ COM UMA SUPER PROMOÇÃO.
EM GRANDE NEGOCIAÇÃO DIRETO COM O FABRICANTE , O VAREJÃO CONSEGUIU BAIXAR O PREÇO DA TELHA ROMANA VERMELHA PARA  1,39.









 É ISSO MESMO,  Só 1 REAL e 39 centavos à vista, a unidade da telha romana vermelha no Varejão das Pedras.

PROMOÇÃO VÁLIDA, ENQUANTO DURAR O ESTOQUE.

NA Ce 040, ao lado da Antiga CPRV, no Jacundá.

O Varejão tem ainda telhas esmaltadas para pronta entrega de 1 e 2 faces,  Telha Colonial, Telhas Americanas , Mescladas,  Carioquinhas e Esmaltadas.

Tijolos refratários para churrasqueiras e Pedra Cariri em todos tamanhos e em qualquer  quantidade também é com o VAREJÃO DAS PEDRAS, QUE VENDE À VISTA OU NOS CARTÕES.

VAREJÃO DAS PEDRAS, NA Ce 040, ao lado da Antiga CPRV, no Jacundá, TELS. 3260.5116 E 984.16.72.84.

VAREJÃO DAS PEDRAS -TRANSFORMANDO SEU AMBIENTE COM ECONOMIA.

Prefeitura leva serviços a mais duas Comunidades nesta quarta.



Foto:Joselito Araújo.





A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social do município e de lideranças comunitárias, vai realizar nesta quarta-feira, 26, ações de Cidadania e Prestação de Serviços nas Comunidades de Araçás e Patacas.
Será um dia inteiro, iniciando às 8 horas da Manhã na Escola Raimundo Ramos em Araçás e continuando na parte da tarde a  partir das 13 horas, na Escola Maria Soares de  Freitas em Patacas.
A ação  contará com a presença dos técnicos da Prefeitura, que farão emissões de documentos como carteiras de identidade, de reservista e de trabalho, além de cadastro e recadastramento no Bolsa-Família, entre outros benefícios.
A  Prefeitura vem realizando ações em várias localidades   desde  o dia 24 de julho, quando iniciou pelo Tupuiú, próximo à sede do município, levando vários serviços  para perto de quem precisa.
Já foram beneficiadas desde então as localidades de Batoque, Caracará,  Caponga, Vila Nova ,Quintas, Riviera, Machuca, Telha, Malvinas e Camará e nesta quarta, dia 26  é a vez de Patacas, Araçás, Lagoa de Cima, Sítio Novo e localidades próximas, que poderão buscar os dois locais de atendimento.
O Prefeito Guimarães diz que sua gestão tem se preocupado com os mais carentes e desassistidos e por isso sua recomendação tem sido facilitar a vida  dessas pessoas, levando  as ações da prefeitura para perto de suas casas.

Mais informações:
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Rua N. Senhora de Lurdes, S/N - CEP 61.700-000
Telefone: 3361.1824
E-mail: assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br


Homem confessa ter matado mulher e bebê em casa na Praia de Paracuru

Gaúcho de 37 anos atirou contra mulher e filha em casa de veraneio.
Em depoimento à polícia, ele disse que brigava bastante com a mulher.






O homem suspeito de matar a mulher e a filha de oito meses em Paracuru, no litoral oeste do Ceará, confessou o crime na tarde desta segunda-feira (24). Segundo a Polícia Civil, o suspeito de 37 anos, não deu muitos detalhes, mas revelou que costumava brigar com frequência com a mulher e que atirou nela e no bebê no quarto de uma casa de veraneio na cidade de Paracuru. O advogado Leandro Vasques, contratado pela família das vítimas, disse ao G1 que pediu a prisão preventiva do suspeito.
A confissão foi feita à delegada Socorro Portela, da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na própria residência onde ocorreu o duplo homicídio, para onde ele foi conduzido nesta tarde para um procedimento de perícia da Polícia Civil. "Ele chorou e disse que estava arrependido. Falou que teve uma discussão banal com a mulher antes de dormir e que atirou nela depois que se deitou. Ele disse que não lembra o motivo da briga", afirmou a delegada.
Na casa, foram encontrados na manhã de domingo (23), os corpos de Adriana Moura de Pessoa Carvalho Moraes, de 39 anos, e do bebê de oito meses Jade Pessoa de Carvalho, mortas com tiros na cabeça e nas costas, respectivamente. Os corpos das vítimas foram veladas em uma funerária no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza e sepultados no cemitério Parque da Paz na manhã desta segunda-feira.
Armas apreendidas

Na madrugada desta segunda-feira (24), a Polícia Civil encontrou dentro da residência do gaúcho Marcelo Barberena Moraes, no Bairro Cocó, em Fortaleza, uma coleção de armas de fogo.  Durante uma vistoria  no apartamento a Policia Civil encontrou revólveres calibre 22 e 32, espingardas de pressão, cinco garruchas ( arma de fogo de cano curto, semelhante a uma pistola ou revólver), dardos e munições. Segundo a delegada da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Socorro Portela, o suspeito não tinha permissão para usar as armas.

 

O homem suspeito de matar a mulher e a filha de oito meses em Paracuru, no litoral oeste do Ceará, confessou o crime na tarde desta segunda-feira (24). Segundo a Polícia Civil, o suspeito de 37 anos, não deu muitos detalhes, mas revelou que costumava brigar com frequência com a mulher e que atirou nela e no bebê no quarto de uma casa de veraneio na cidade de Paracuru. O advogado Leandro Vasques, contratado pela família das vítimas, disse ao G1 que pediu a prisão preventiva do suspeito.

 A confissão foi feita à delegada Socorro Portela, da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), na própria residência onde ocorreu o duplo homicídio, para onde ele foi conduzido nesta tarde para um procedimento de perícia da Polícia Civil. "Ele chorou e disse que estava arrependido. Falou que teve uma discussão banal com a mulher antes de dormir e que atirou nela depois que se deitou. Ele disse que não lembra o motivo da briga", afirmou a delegada.
Na casa, foram encontrados na manhã de domingo (23), os corpos de Adriana Moura de Pessoa Carvalho Moraes, de 39 anos, e do bebê de oito meses Jade Pessoa de Carvalho, mortas com tiros na cabeça e nas costas, respectivamente. Os corpos das vítimas foram veladas em uma funerária no Bairro Dionísio Torres, em Fortaleza e sepultados no cemitério Parque da Paz na manhã desta segunda-feira.

O crime
Na madrugada desta segunda-feira (24), a Polícia Civil encontrou dentro da residência do gaúcho Marcelo Barberena Moraes, no Bairro Cocó, em Fortaleza, uma coleção de armas de fogo.  Durante uma vistoria  no apartamento a Policia Civil encontrou revólveres calibre 22 e 32, espingardas de pressão, cinco garruchas ( arma de fogo de cano curto, semelhante a uma pistola ou revólver), dardos e munições. Segundo a delegada da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Socorro Portela, o suspeito não tinha permissão para usar as armas.

 
De acordo com a PM, o assassinato ocorreu por volta 2h da manhã. A mulher e a filha dormiam em um quarto da casa que fica no Bairro Campo de Aviação, quando foram assassinadas. A mãe foi atingida na cabeça, e a bebê, nas costas. Duas famílas, a das vítimas e a do irmão do suspeito, passavam o fim de semana na casa onde ocorreram os crimes.


Ligação  falava em assalto
A PM informou também que os tiros foram ouvidos de madrugada pelos vizinhos, mas a primeira ligação relatando a ocorrência foi feita por volta de 6h da manhã pelo cunhado da vítima. Na ligação, ele disse que a casa teria sido Durante vistoria, policiais descartaram a possibilidade de arrombamento na residência. Uma arma foi encontrada dentro de uma cadeirinha de bebê que estava na casa. O marido da vítima estava dormindo no quarto ao lado e disse que não ouviu barulho de tiros.

O marido da vítima e o irmão dele, que fez a ligação, foram detidos e levados para a Delegacia Municipal de Paracuru. Em seguida, eles foram encaminhados para a Coordenadoria de Medicina Legal, em Fortaleza, onde foram submetidos a exame para detectar vestígios de pólvora no corpo. De lá, eles foram levados para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O local do crime segue isolado.arrombada e que os parentes foram assassinados por assaltantes.
FONTE:g1

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sefin de Aquiraz lança segunda edição do Jornal da Educação Fiscal




A Secretaria de Finanças de Aquiraz realizou na última quarta-feira, 19, o lançamento da nova edição do Jornal da Educação Fiscal. O projeto é veiculado no site do órgão e tem o objetivo de informar os contribuintes sobre os produtos e serviços desenvolvidos na pasta, além de esclarecer os contribuintes sobre temas tributários.
O material vem sendo elaborado por profissionais especializados, junto com a equipe de Educação Fiscal da Sefin e a participação de alunos, professores e diretores da rede municipal de ensino.
A primeira edição foi ao ar em setembro de 2014 e a segunda edição veiculada desde o dia 19 deste mês. Para conferir, basta acessar: www.sefin.aquiraz.aquiraz.ce.gov.br


Mais informações:
Rua João Lima, 259, Centro
Aquiraz/Ce - CEP 61.700-000
Fone: (85) 3361.1899

Carlos Lupi diz que Heitor cometerá um erro se deixar PDT

Ida dos Irmãos Gomes para o partido é confirmada por Carlos Luppi,

O ex-governador Cid Gomes, seu irmão Ciro e seus aliados seus acertaram, nesta sexta (21/08), que devem deixar o Pros e filiar-se ao PDT até setembro. A decisão foi tomada após reunião com o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, na Sala da Presidência da Assembleia Legislativa. A decisão foi confirmada pela assessoria do presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (Pros). E, após a reunião, foi confirmado que Roberto Cláudio (Pros) deve ser realmente o candidato do partido à Prefeitura.
Durante o encontro foram avaliados alguns pontos para a entrada do grupo cidista no PDT.
A decisão deixa de lado o deputado estadual Heitor Ferrer, que foi candidato pelo partido ao Palácio do Bispo em 2012, ficando em terceiro lugar e quase chegando ao segundo turno. O ainda trabalhista, principal nome do partido no Estado, afirmava que desejava disputar o posto novamente.
“O Heitor tem um grande valor. Tenho profundo carinho e respeito por ele, mas ele tem que entender que o PDT tem um projeto nacional. E que o País é maior que a visão específica que ele possa ter de uma ou outra cidade”, afirmou Lupi.
De acordo com o presidente, o partido tentará convencê-lo a ficar no partido. “Ele cometerá um erro se ele sair do PDT”, diz. Lupi argumenta que Roberto Cláudio já não poderá disputar a Prefeitura em 2020, deixando subentendido que ele poderia ser o sucessor dele. “Acho que na política, quatro anos é mais rápido que um dia”, diz.