terça-feira, 24 de março de 2015

Confira o que funciona e não funciona no feriado da abolição dos escravos no Ceará


As lojas do Centro, Monsenhor Tabosa e shoppings estarão fechadas. Postos e supermercados abrem normalmente.
FOTO: EDIMAR SOARES
Monumento ao Negro Liberto (Painel com inscrição "A Liberdade Começou Aqui"), em Redenção

CompartilharO dia da abolição da escravidão no Cearáé comemorado nesta quarta-feira, 25, feriado criado há quatro anos que marca a data magna no âmbito estadual. Há 133 anos, em 1884, o Estado era a primeira província - denominação usada na época do Império - a tomar a atitude, cinco anos antes de a princesa Isabel sancionar a Lei Áurea.

Confira o que funciona e não funciona:

Instituto Doutor José Frota (IJF)
Nesta quarta-feira, 25, a emergência e o atendimento hospitalar funcionará normalmente com equipes de plantão 24 horas.

Cagece
Funcionará em regime de plantão, pelo telefone 0800 2750 195 e site www.cagece.com.br.

Coelce
O atendimento ao cliente funcionará com a Central de Relacionamento (0800.2850196) normalmente, 24 horas por dia, oferecendo todos os serviços da companhia. As lojas de atendimento estarão fechadas durante o feriado e abrirão normalmente na quinta-feira, 26.

Hemoce
O hemocentro coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo) funciona de 8h às 13h na quinta-feira, 19, e o Posto de Coleta no IJF (rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro), das 13h às 17h30min.

Não haverá atendimento nos hemocentros regionais (Crato, Iguatu, Quixadá, Sobral), no hemonúcleo de Juazeiro do Norte e no posto que funciona no Via Sul Shopping. O hemocentro retorna às suas atividades normais na quinta-feira, 26.

Supermercados
Funcionamento normal, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

Bancos
Os bancos fecham na quarta-feira, 25, e o atendimento volta a partir das 10 horas de quinta-feira, 26.

Postos de Gasolina
O funcionamento será normal, conforme acordo entre o Sinpospetro-CE e Sindipostos.

Lojas
As lojas estarão fechadas, conforme o Sindlojas.

Shoppings
Praça de alimentação, lazer e cinemas funcionam.

Correios
Estarão fechados.

Saiba quando serão os próximos feriados
3 de abril (sexta-feira) – paixão de Cristo
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes (feriado nacional)
1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho (feriado nacional)
4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (feriado municipal)
15 de agosto (sábado) – Dia de Nossa Senhora da Assunção (feriado municipal)
7 de setembro (segunda-feira) – Dia da Independência (feriado nacional)
12 de outubro (segunda-feira) – Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
2 de novembro (segunda-feira) – Dia de Finados
15 de novembro (domingo) – Proclamação da República (feriado nacional)
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal (feriado nacional
FONTE: OPOVO.
)

Tem combustível neste feriado

Os postos de combustíveis abrirão normalmente no feriado do Dia da Abolição da Escravidão no Ceará, nesta quarta-feira, 25, conforme o Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado do Ceará (Sinpospetro-CE).
Os trabalhadores entraram em acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos), em reunião na manhã desta terça-feira, 24. Na semana passada, cerca de 80% dos postos de combustíveis de Fortaleza não funcionaram. O transtorno se estendeu a outras cidades do Estado. 

De acordo com o a Lei 11603/2007, os postos de combustíveis desenvolvem atividade típicas de comércio e seu funcionamento em domingos e feriados está submetido ao que dispõe a lei. O Artigo 6º autoriza a sua abertura, desde que tenha acerto em convenção coletiva, que, conforme o Sinpospetro, havia expirado em 31 de dezembro de 2014.


Durante a reunião na Procuradoria Regional do Trabalho entre os sindicatos ficou decidido um reajuste salarial de 8%, aumento de 15,5% no vale refeição e 10% cesta básica.

A nova convenção coletiva de trabalho deve ser entregue ao Ministério do Trabalho até as 18h desta terça-feira, 24, para que possa valer durante o feriado desta quarta-feira, 25.

Os postos de Juazeiro do Norte, na região do Cariri, não abriram nesta terça-feira, 23, feriado em homenagem ao aniversário de Padre Cícero, afirma o presidente do Sinpospetro.

Feriado: Não há acordo para abertura do comércio no dia 25 de março


O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza informa que não há acordo de abertura do comércio de Fortaleza, firmado em Convenção Coletiva, para a data 25 de Março 2015, Abolição da Escravidão do Ceará. As lojas que abrirem nesta data estão sujeitas a multa e fiscalização do Sindicato.



O acordo dos feriados de 2015, que consta na Convenção Coletiva de Trabalho, deixa facultada a abertura do comércio de Fortaleza nos feriados de 19 de Março – Dia de São José; 21 de Abril – Tiradentes; 04 de Junho – Corpus Christi e 12 de Outubro – Nossa Senhora Aparecida.

Para cada feriado trabalhado, o comerciário terá direito à:
- R$ 45,00 no final do expediente;
- Uma folga na semana subsequente;
- O trabalhador fixo receberá um dia em dobro no final do mês;
- O comissionista receberá um repouso semanal remunerado a mais.

Ajuda de custo 

Os estabelecimentos que funcionarem deverão pagar a todos os empregados que laborarem no dia, até o final do referido expediente, a título de ajuda de custo, a importância de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais).

Dia em dobro 

Aos trabalhadores que laborarem nos feriados estabelecidos acima e percebem salário fixo será garantido o direito de receber, no contracheque do mês equivalente ao dia laborado, um dia de trabalho em dobro. 

Repouso remunerado 

Aos trabalhadores que recebam salário comissionado e laborem nos feriados estabelecidos acima será garantido um repouso semanal remunerado a mais por cada feriado laborado.

Folga 

Fica assegurado aos empregados que laborarem nos feriados citados um dia de folga, a ser gozado na semana subseqüente.

Além disso, no carnaval de 2016, o comércio fechará no domingo e só reabrirá a partir do meio-dia da quarta-feira de cinzas.


César Veras vem a Aquiraz pedir votos para presidência da UVC

A União dos Vereadores do Ceará (UVC) enfrenta o primeiro racha sob o comando do deputado estadual eleito Audic Mota (PMDB) e duas chapas irão disputar, em breve, o comando da entidade. Audic assumiu o mandato de deputado estadual no dia primeiro de fevereiro e  em seu lugar assumiu a UVC, Josimar de Castro, de Aquiraz.
Josimar é o atual presidente da UVC.

César é o candidato do governo Camilo.
Na foto ;
Vereadores Lourival Chaves, Guto Mota e César Veras e o deputado Domingos Neto
Eleito presidente da UVC em 2013, Audic Mota recebeu, à época da eleição, o apoio do então vice-governador Domingos Filho e de aliados do então Governador Cid Gomes (PROS) na disputa contra o vereador Marduque Duarte (DEM). Duarte tinha o apoio do senador Eunício Oliveira (PMDB).
O cenário político mudou. Audic, vereador pelo município de Tauá, rompeu com Domingos Filho, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), se aliou ao presidente da Executiva Regional do PMDB, Eunício Oliveira, e, na briga pela direção da UVC, quer eleger o primo e vereador do município de Baturité, Herberlh Mota (PSD). Herbelh chegou a ser afastado da Câmara Municipal de Baturité por excesso de faltas e conseguiu reassumir o mandato por decisão judicial.
Como oposição ao esquema montado pelo peemedebista Audic Mota, o vereador César Veras(PROS), de Camocim, ligado ao deputado estadual Sérgio Aguiar (PROS), montou uma chapa com atuais integrantes da direção da entidade. Veras capitalizou o apoio do grupo do deputado federal Domingos Neto (PROS) e de aliados do Governador Camilo Santana (PT). A eleição ainda não tem data definida e por isso cada candidato e seus apoiadores correm contra o tempo.
César Veras, com apoio de Josimar veio a Aquiraz nesta terça, 24 e pediu votos ao integrantes do legislativo aquirazense e há quem diga que sob a tutela de Josimar ele terá pelo menos 10 votos aqui.

Ney Pires registra condolências pela morte de Saulo Noronha



Os vereadores presentes á Sessão desta terça, dia 24 de março, resolveram com a liderança do presidente , Josimar de Castro, pela não realização da pauta programada.
A Sessão foi aberta e após alguns minutos de votos de pesar foi encerrada, em função  do velório do servidor Saulo Noronha, já que os vereadores desejaram estar presentes na Escola Laís Sidrim, onde o corpo foi velado.

O  Vereador Ney Pires registrou votos de pesar na sessão desta terça, dia 24 na Câmara Municipal e apresentou suas condolências à família do servidor público Saulo Noronha, que morreu nesta  segunda feira, vitima de acidente de trânsito ocorrido na sexta, dia 20, em frente à  ULTRAGAZ, na Av. Nossa Senhora de Lourdes, vizinho ao Centro da Cidade de Aquiraz.



CMDCA promove Conferência Da Criança e Adolescente.



Com o Tema: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente promoveu na última terça, 24, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Aquiraz.






O Congresso aconteceu a partir das 9 horas da manhã, sendo  aberto pelo Presidente do Conselho, Célio Rocha e se estendeu praticamente o dia todo, no auditório do Parque Ecoeducativo Engenhoca, no Centro de Aquiraz e  reuniu além de centenas de crianças e adolescentes, Conselheiros Municipais e Tutelares, representantes de órgãos municipais que  desenvolvem políticas para este público, representantes de entidades  de promoção, defesa e controle dos direitos da criança, profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social que trabalham diretamente com crianças e adolescentes e parlamentares municipais.
 O credenciamento foi rápido e os presentes se dirigiram logo para o auditório.



Antes teve apresentação de Capoeira com o Grupo Bênção Capoeira da Prainha.
 





A reunião teve o objetivo de garantir a implementação da política e do plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes, a  partir do fortalecimento  dos conselhos atuantes neste segmento, incluindo a participação da sociedade em geral.

Estiveram presentes ainda, o Prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães, as secretárias municipais de Trabalho e Assistência Social, Katyúscya Arraes e Educação, Terezinha Holanda e  o secretário da Cultura e Turismo Rodolf Forte.

Guimarães disse que o município vem dando total atenção à criança e ao adolescente e tem direcionado políticas públicas significativas para este segmento da sociedade, através de investimentos na educação e Desporto, na Saúde, na Infra- Estrutura, no Trabalho e Assistência  e na Cultura.                                        


“Em Aquiraz, as Crianças e adolescentes recebem e vão receber ainda mais a   atenção que merecem, pois delas depende o nosso futuro, o futuro da nação e um governante moderno precisa trabalhar com esse pensamento, acrescentou Guimarães”.

Prefeito Guimarães foi ao Camará e prometeu consertar estradas


O prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães e a secretária de Educação e Desporto de Aquiraz, Terezinha Holanda, entregaram fardamentos escolares na última segunda, 23, no distrito Camará nas seguintes unidades e horários: EMEF José Ferreira às 14:30,no bairro Santa Maria; EMEF Francisca Monteiro, nas Malvinas às 15:30 e no final da tarde, às 17 horas na Creche Aldenora Cardoso Porto.
 Pais e mães de alunos, além de diretores, professores, lideranças comunitárias e populares, prestigiaram as solenidades. Os secretários de Infra – Estrutura, Napoleão Leite e da Cultura e Turismo, Rodolf Forte  também acompanharam os eventos.
Com essas 03, já foram 25 as  escolas visitadas  pelo prefeito e a equipe da secretaria de educação, desde o último dia 26 de fevereiro, para a entrega dos uniformes que deverá ter continuidade a partir da próxima segunda- feira, dia 30.
Guimarães tem aproveitado essas ocasiões para ouvir as comunidades sobre quais as maiores dificuldades enfrentadas pela população e tem encaminhado as sugestões, apelos e reclamações para as secretarias buscarem soluções imediatas para cada caso.
No Camará, anunciou  uma operação Tapa- Buracos para todas as estradas do distrito Camará, segundo ele visando amenizar as dificuldades que a população enfrenta com excessiva poeira, quebra de veículos e  nos dias de chuva muita lama.
Aquiraz tem investido na formação continuada de professores, distribuição de fardamento, merenda de qualidade, salários acima do piso nacional para o magistério e transporte escolar seguro, incluindo o transporte universitário, através do programa Caminho da  Universidade.  Este serviço é garantido, diariamente, a mais de 900 alunos de todos os distritos de Aquiraz a um custo de mais de R$ 2 milhões para o município.
Na aquisição de 55 mil peças do novo uniforme escolar, a Prefeitura de Aquiraz aplicou recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. Os fardamentos estão sendo destinados a 14.672 estudantes matriculados em 50 escolas distribuídas pelos nove distritos do município. Conjuntos de 19 mil camisas, 9.500 calças, 5.000 bermudas, 10.000 camisetas regata, 2.800 sandálias e 9.000 mochilas compõem o fardamento, que será entregue aos estudantes matriculados desde a educação infantil ao nono ano do ensino fundamental.
Mais informações:
Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361-1827


Chove em mais de cem municípios do Ceará

Das sete horas da última segunda-feira até as sete horas de ontem, choveu em 119 municípios, segundo boletim atualizado no site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 9h28. Tabuleiro do Norte foi a Cidade que registrou a maior precipitação, com 83 milímetros. Em seguida, Iracema, com 66 mm.


A Funceme explica que "Observam-se nuvens sobre o Ceará, conforme imagem de satélite observada às 7 horas. Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), padrão observado nos últimos dias".

Segundo prognósticos da Funceme, as chuvas devem permanecer por todo o dia de hoje, pois as "áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o Estado".

Amanhã, aqueles que estão se programando para curtir o feriado devem observar a  previsão, que é idêntica: Áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com chuvas em todo o estado.

No dia 26, "as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões no decorrer do dia"

Maiores chuvas por municípios no dia:
Tabuleiro Do Norte : 83.0 mm
Iracema : 66.0 mm
Icapuí : 54.4 mm
Potiretama: 53.0 mm
Brejo Santo : 45.2 mm
Potengi : 38.0 mm
Crato : 37.0 mm
Morada Nova: 35.0 mm
Várzea Alegre: 35.0 mm


Saudades é o que fica de Saulo Noronha.


O acidente que vitimou o servidor municipal de Aquiraz, Saulo Noronha, jovem de 32 anos e uma vida pela frente, deixa muitas saudades naqueles que o conheceram de perto, ou nem tão de perto assim, mas que  souberam de seu infeliz destino na tarde fatídica da última sexta- feira, 20 de março.

Conheci Saulo, em 2001, quando  este chegava aos 19 anos de idade, selecionado que foi na época por um concurso da Secretaria de Cultura de Aquiraz que estava recrutando jovens para participar do mapeamento cultural do município, trabalho em que Saulo participou  brilhantemente, se destacando entre os  que mais contribuíram para redescobrir fatos e grande quantidade de material histórico  que  estavam esquecidos ao longo do tempo.
De lá para Cá o garoto Saulo Noronha, continuou atuando na gestão municipal, ora na área da cultura, ora no turismo e por ultimo foi aprovado para ocupar uma vaga na Guarda Municipal da Cidade, papel que vinha desempenhando muito bem há relativamente pouco tempo.
A trajetória dele foi abruptamente interrompida pelo trágico acidente em que sua motocicleta se chocou com um automóvel na data  supra citada.
Porém se algum consolo pode ser dado neste momento difícil, o fato de que vários de seus órgãos foram doados, já que o mesmo teve morte cerebral, talvez amenize um pouco  o grande lamento de todos os familiares e amigos, por saber por exemplo que o coração de Saulo, ainda vai bater milhões de vezes, mesmo  que instalado em outro ser humano e que se as emoções fossem provenientes do coração físico, essa outra pessoa  passaria a ser alguém muito especial.


Saudades, Saudades de Saulo Noronha, é isso que sentiremos todos nós por vários anos  ainda à frente....

Esperaremos à base  do que diz a Bíblia Sagrada no evangelho, segundo João 5:28, 29.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Prefeito Guimarães entrega fardas em escolas e creche no Camará hoje, 23, à tarde


O prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães e a secretária de Educação e Desporto de Aquiraz, Terezinha Holanda, entregam fardamentos escolares hoje, 23, no distrito de Camará, nas seguintes unidades e horários: EMEF José Ferreira, às 14h30, bairro Santa Maria; EMEF Francisca Monteiro, nas Malvinas, às 15h30, e na Creche Aldenora Cardoso Porto, às 17 horas.
Na última sexta-feira, 20, os novos uniformes foram distribuídos nas escolas C.E.C Manuel Assunção Pires, no Jenipapeiro; EMEF Maria Margarida, na Divinéia; EMEF Clarêncio Crisóstomo, no Sítio Meu Cantinho; EMEF Vila Pagã e EMEF José Isaac, na loteamento Riviera, bairro Machuca.
Pais e mães de alunos, além de diretores, professores, lideranças comunitárias e populares, prestigiaram as solenidades. A secretária Adjunta de Saúde, Olímpia Azevedo, e de Infraestrutura, Napoleão Leite, e a supervisora da Secretaria de Educação, Conceição Callou, também acompanharam os eventos.
O prefeito Guimarães anunciou para a comunidade do Jenipapeiro a pintura da Escola Manuel Assunção Pires e a renovação de toda a instalação elétrica da quadra esportiva do estabelecimento.
Já na Escola José Isaac, atendendo à pedido de uma comissão formada por pais de alunos, Guimarães disse que vai autorizar a análise de expansão daquela unidade de ensino.
Aquiraz tem investido na formação continuada de professores, distribuição de fardamento, merenda de qualidade, salários acima do piso nacional para o magistério e transporte escolar seguro, incluindo o transporte universitário, através do programa Caminho da  Universidade.  Este serviço é garantido, diariamente, a mais de 900 alunos de todos os distritos de Aquiraz a um custo de mais de R$ 2 milhões para o município.
Na aquisição de 55 mil peças do novo uniforme escolar, a Prefeitura de Aquiraz aplicou recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. Os fardamentos estão sendo destinados a 14.672 estudantes matriculados em 50 escolas distribuídas pelos nove distritos do município. Conjuntos de 19 mil camisas, 9.500 calças, 5.000 bermudas, 10.000 camisetas regata, 2.800 sandálias e 9.000 mochilas compõem o fardamento, que será entregue aos estudantes matriculados desde a educação infantil ao nono ano do ensino fundamental.
Mais informações:
Secretaria de Educação e Desporto
Telefone: (85) 3361-1827

terça-feira, 17 de março de 2015

Prefeito Guimarães participa de Inauguração Da Agência do BNB de Aquiraz.

O Banco do Nordeste inaugurou hoje, terça-feira, dia 17 de março, mais uma unidade na Região Metropolitana de Fortaleza, aqui no município de Aquiraz.
O evento contou com a participação do superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, João Robério Pereira de Messias, e do Diretor Financeiro e de Crédito, Romildo Carneiro Rolim,  do prefeito  de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães e seu secretariado, vereadores,  além  de empresários e representantes de entidades de classe que atuam na região.
Com a inauguração da agência, o Banco do Nordeste passa a contar com 46 unidades distribuídas em todo o Ceará. Essa estratégia de expansão, iniciada no ano passado, visa ampliar a capilaridade da Instituição e estimular ainda mais a economia local que tem forte potencial de crescimento, possuindo o décimo segundo maior PIB do Estado.
O Prefeito Guimarães disse  que é com grande satisfação que recebe mais esse agente financeiro no município e que tem certeza de que com mais essa agência bancária, especialmente por ser do BNB, um banco que tanto tem acreditado sobretudo na força de trabalho do nordestino, o desenvolvimento em Aquiraz será impulsionado pela oferta das várias linhas de crédito disponíveis para agentes investidores desde o menor até o maior deles.
O município de Aquiraz, primeira capital do Ceará, possui o segundo maior parque hoteleiro do estado, segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará, e sua economia está focada nos setores de indústria e serviços.
Com a oferta de crédito, o Banco do Nordeste pretende estimular ainda mais a economia local, que tem forte potencial de crescimento, possuindo o 12º maior PIB do Ceará dentre os 184 municípios.
A nova agência já está em pleno funcionamento está localizada na Rua Pedro Brasil, 399- Centro de Aquiraz.
MAIS INFORMAÇÕES.
AGÊNCIA BNB AQUIRAZ.

RUA PEDRO BRASIL, 399- CENTRO.

Quadra Invernosa Preocupa


Fortaleza. Entre as 7 horas da manhã de domingo e 7 horas da manhã de ontem foram registradas chuvas em 61 postos pluviométricos do Estado do Ceará, segundo dados do site da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) atualizados às 14 horas desta segunda-feira.
Neste período, o total de municípios com chuva no Estado foi 50, sendo a maior precipitação registrada em Missão Velha, na região do Cariri (64.4 mm); seguida por Limoeiro do Norte (59.3 mm), na região Jaguaribana; Brejo Santo (47 mm), também Cariri; Baturité (45.8 mm), na região do Maciço de Baturité; e Russas (40.6 mm), também região Jaguaribana.
Previsão
Segundo as informações do site da Funceme, áreas de instabilidade atmosférica devem continuar atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro, deixando as regiões cearenses com nebulosidade variável e com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no centro-sul do Estado entre a madrugada e manhã. Nas demais regiões cearenses, céu parcialmente nublado ao longo do dia.
Ainda de acordo com a Instituição, as condições atmosféricas deverão ficar favoráveis à ocorrência de precipitações sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, o Ceará deverá ficar com nebulosidade variável e com chuvas isoladas no centro-norte do Estado, principalmente nos períodos da madrugada e manhã. No sul do Ceará, há possibilidade de chuvas isoladas.
Análise
Na imagem do satélite METEOSAT-10, às 8h15 de ontem, os meteorologistas da Funceme observaram poucas nuvens sobre o Ceará. A pouca nebulosidade está associada ao posicionamento desfavorável de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) - sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12km de altura -, sobre o Nordeste brasileiro, padrão observado nos últimos dias, responsável pela redução das chuvas no Estado.
Quadra chuvosa
O último prognóstico da Funceme, divulgado em 20 de fevereiro, revelou que as chances de que chova abaixo da média nos três últimos meses da quadra chuvosa são de 50%, enquanto as probabilidades para as categorias em torno da média e acima da média são 35% e 15%, respectivamente. "É bom ressaltarmos que se trata de um período diferente do que se referia a previsão climática anterior. De toda forma, permanece sendo um quadro preocupante e o governo do Estado continuará investindo nas ações de convivência com a estiagem", explicou o presidente, Eduardo Sávio Martins.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Pessoa Idosa recebe atenção da Prefeitura

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz promoveu na última quarta-feira, 11, a Reunião Ampliada da Pessoa Idosa, na Casa da Melhor Idade. O objetivo do evento foi contribuir para manter e resgatar a auto-estima, garantir direitos e contribuir para a implementação de novas políticas públicas para a pessoa Idosa
.
A reunião foi coordenada pela  secretária Katyúscya Arraes e contou com cerca de 70 idosos, que participam do programa de fortalecimento de vínculos, além de servidores da STAS e das unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASS).
Na ocasião foram,colhidas sugestões dos próprios idosos sobre que necessidades de maior atenção. Dois foram selecionados para representar Aquiraz em um encontro regional no vizinho município de Horizonte, que deverá acontecer no final deste mês.
A Prefeitura de Aquiraz mantém atualmente o serviço de fortalecimento de vínculos, às segundas, quartas e sextas - feiras, que funcionam na Casa da Melhor Idade, localizada na Sede do Município. Lá, cerca de 70 idosos interagem, com acompanhamento de assistentes sociais que desenvolvem várias atividades voltadas para a manutenção da auto- estima e da lucidez. Eles são contemplados também com alimentação e transporte nos dias em que comparecem ao programa.
Os idosos da comunidade indígena Genipapo-Kanindé, localizada na Lagoa Encantada, no distrito Jacaúna, também recebem o benefício.
Mais informações:
Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Telefone: (85) 4062-9943

Polícia localiza drogas escondidas em topic em Aquiraz

Um homem foi preso na noite da última sexta-feira (13) em Aquiraz, suspeito de tráfico de drogas.  Ele foi abordado durante a 'Operação Coletivo Seguro'. 

Na ocasião, a Polícia encontrou cerca de 200g de maconha escondida em um compartimento de um microônibus que fazia a linha Fortaleza-Aquiraz.
A blitz foi executada pela patrulha 1166 doRonda do Quarteirão. Quando o veículo de transporte coletivo foi parado, todos os passageiros foram revistados. Segundo a PM, durante a vistoria, a droga foi encontrada.
Luiz Antônio da Silva, o 'Campina', de 27 anos, foi apontado por outros passageiros do veículo como tendo sido o responsável por esconder o material no compartimento. O suspeito já responde por roubo e porte de droga.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Quem ganha dinheiro com a estiagem no Semiárido?

Três anos seguidos de chuva abaixo da média com risco de prolongamento na atual quadra invernosa, no sertão cearense, traz prejuízos enormes para a economia agrícola, gerando empobrecimento no campo. Entretanto, a seca também traz bons lucros para empresas de perfuração de poços profundos e proprietários de caminhões-pipa. A demanda por esses serviços vêm crescendo de forma intensa e deve permanecer ascendente ao longo do ano.



Historicamente, sempre houve quem ganhasse com a estiagem no sertão cearense. Durante décadas, era comum o uso da expressão "a indústria da seca". No passado, fornecedores de grãos de péssima qualidade, apontadores de grupos de trabalhadores, alistamentos fantasmas de agricultores, líderes políticos locais obtinham ganhos eleitorais e materiais. As ações de enfrentamento à seca mudaram a partir do fim dos anos de 1980, eliminando as tradicionais frentes de serviço.
No contexto atual, empresas de construção civil e prestadoras de serviços para o Estado e para particulares lucram com o aumento da demanda por instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água, perfuração de poços, instalação de rede de energia elétrica, venda de materiais elétricos, e hidráulicos.
Os exemplos são múltiplos, mas sobressaem-se duas atividades: a locação de carros-pipa e a perfuração de poços profundos. A demanda por busca de água subterrânea aumentou significativamente. Estima-se que, antes de 2010, havia dez empresas especializadas atuando no Ceará. Hoje são cerca de 30.
Não há, entretanto, dados sobre a quantidade de poços contratados por particulares, perfurados para produtores rurais e empresários urbanos durante o período de estiagem que castiga o Ceará. "Imagino que, em 2013 e 2014, foram perfurados cinco vezes mais do que em 2012", estima o empresário, Michael Delano, da Dana Poços.
O geólogo Joaquim Feitosa disse que antes do atual ciclo de seca poucos produtores rurais e empresários mostravam interesse por perfuração de poços profundos. "A necessidade despertou entre o governo, agricultores e empresários a importância da busca de água subterrânea", frisou Feitosa. "Muitos viram que não podiam ficar dependentes de carro-pipa, de pequenos barreiros que secam ou dos sistemas locais de abastecimento de água", afirma.
De acordo com Michael Delano, 80% da demanda são oriundos de produtores rurais e 20% de empresas e moradores de área urbana. Em média, o metro de um poço perfurado em solo cristalino custa R$ 100,00 e terreno sedimentar (aluvião), R$ 80,00. O estudo geofísico para alocação está em torno de R$ 1,000,00. O preço médio do poço instalado é R$ 12 mil.
O custo médio de uma cisterna de placa é estimado em R$ 18 mil. O de construção de um barreiro é bem superior. "O poço oferta água de qualidade, abastece famílias, carros-pipa e tem maior tempo de uso do que uma cisterna", observa Michael Delano. O geólogo Joaquim Feitosa destaca que dezenas de empresas de Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Pernambuco estão trabalhando no Ceará. O lucro estimado por poço é de 50%. "A maior parte dos recursos não fica aqui, no Estado", frisou.
No Centro do Estado, quem também está lucrando com a seca é o empresário Francisco das Chagas Cândido Costa, mais conhecido como "Ticão". Há mais de 15 anos ele se dedica ao ramo de perfuração de poços na região. Após não obter muito sucesso no comércio farmacêutico, aceitou o convite do cunhado e sócio, Francisco de Assis Capistrano, que é geólogo. Eles investiram R$ 600 mil na compra dos equipamentos e não pararam mais de trabalhar.
"Ticão" não revela o lucro da sua empresa, a LA Serviços de Perfurações, mas garante ter ocorrido um aumento substancial com a estiagem prolongada dos últimos anos. Antes de o quadro se agravar na região, da maioria dos açudes secarem, eles perfuravam, em média, 30 poços artesianos num mês. Agora a demanda chega a 60 poços, e tem gente aguardando na fila.
Conforme o empresário, o tempo médio para a perfuração de um poço é de 5 horas. O custo é de R$ 100,00 por metro linear. A água acaba sendo encontrada numa profundidade de 60 a 80 metros. O gasto do cliente chega em torno R$ 8.000,00 somente na perfuração, mas quem prefere o serviço completo, incluindo a bomba e a rede elétrica, o custo chega a R$ 15 mil. Os interessados podem procurar financiamento no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), apesar de haver demora de até 60 dias para liberação do dinheiro, acrescenta.
Carros-pipa
A seca, apesar de seus efeitos negativos, acabou por contribuir para mostrar ao governo e aos proprietários rurais que o Ceará tem água subterrânea e de qualidade. "Muitos afirmavam que, por ter 80% do solo cristalino, não era viável programa de perfuração de poços no Estado", disse Feitosa. "O índice de acerto tem sido bom e os exemplos de vazão de 10 a 20 mil litros por hora ou mais crescem a cada semana nas regiões do Sertão Central, Inhamuns e Sertões de Crateús". Em vez de barreiros, os produtores rurais estão agora investindo em poços.
Os donos de carros-pipa também estão lucrando com a seca. O aumento da demanda por esse serviço, contratado pelo Exército e por meio da Defesa Civil do Estado, movimentou ainda mais os negócios e incentivou a compra ou adequação dos veículos. Os motoristas também ganham com a oportunidadede emprego. Os pipeiros preferem não revelar valores, que dizem que depende de cada rota. "Se não fosse a seca, estaria sem trabalho", disse Francisco Lima, motorista de um caminhão-pipa que diariamente abastece famílias no sertão da Paraíba, mas que vem fazer a coleta de água no Açude Lima Campos, em Icó, no Ceará. "O negócio deixa uns R$ 3 mil".
Radiestesia
Acostumado a indicar locais favoráveis para água subterrânea utilizando apenas uma vareta de madeira e um pêndulo, o técnico em Agropecuária, Rivaldo Leite, 56, conhecido como "Seu Menino", está feliz com o número de clientes à procura das suas habilidades com sua técnica, uma pseudociência conhecida como Radiestesia.
Apesar de angustiado com o prolongamento da estiagem no Nordeste, para ele o período está sendo de "vacas gordas". Ao longo de mais de 20 anos dedicados a essa atividade nunca foi tão procurado.
Para quem recebe vencimentos mensais de R$ 1.200,00 da Prefeitura de Quixadá na função de titular da Coordenadoria de Defesa Civil do Município, suas habilidades em Radiestesia estão auxiliando significativamente no orçamento familiar. O serviço custa R$ 700,00. Do início de 2014 até ontem, ele já indicou mais de 50 poços, em vários municípios do Ceará e até no Rio Grande do Norte.
Se por um lado "Seu Menino" está triste com a seca estendida nos três últimos anos, por outro está feliz em poder trazer do subsolo o alívio para muita gente. Ele garante acerto de 90% nas suas análises.
Além de definir a profundidade das fendas ainda dá o diagnóstico da qualidade da água. Por conta dos resultados, enquanto as chuvas não voltam a banhar com abundância o Estado, a lista de pedidos na sua agenda só aumenta. "Às vezes a alegria vem para alguns nos momentos mais difíceis para outros. Se recebi esse dom, tenho que aproveitá-lo", ressalta.
Nos últimos 12 meses, além de Quixadá, "Seu Menino" realizou trabalhos com sua técnica nos municípios de Quixeramobim, Madalena, Ocara, Banabuiú, Morada Nova, Guaiuba, Maranguape, Caucaia, e Cascavel. Ainda segundo o radiestesista, a Prefeitura de Ibicuitinga lhe contratou para indicar o local de perfuração de 27 poços.
Mas foi em Boa Viagem que encontrou o seu mais recente desafio. Após o proprietário de uma fazenda, na localidade de Pedra da Guia, situada a pouco mais de 15Km do Centro da cidade gastar com a perfuração de 10 poços, sem encontrar água, contratando uma empresa com geólogo, por exigência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), foi nas mãos dele, indicando o local do 11º poço que o fazendeiro acabou encontrando água. "O poço deu vazão de 10 mil litros por hora e a água é boa", comentou feliz.
Honório Barbosa/ Alex Pimentel
Colaboradores
Fonte:DN

quinta-feira, 12 de março de 2015

Escolas da Caponga da Bernarda recebem fardamento nesta quinta, 12

O prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães e a secretária de Educação e Desporto de Aquiraz, Terezinha Holanda, participaram de solenidades para entrega de fardamento ontem, 11, nas escolas Heriberth Kloss, no Córrego da Minhoca, e Henrique Gonçalves, no bairro Jacundá, sede do município. Nesta quinta-feira, 12, Guimarães irá ao distrito de Caponga da Bernarda, distribuir uniformes nas escolas Jarbas Passarinho, no Cajuneiro do Ministro, às 14 horas, e Juscelino Kubitschek, em solenidade prevista para as 16 horas.






Cerca de 900 pessoas, entre pais e mães de alunos, além de diretores, professores, lideranças comunitárias e  populares, prestigiaram o evento no Jacundá. Estiveram presentes, ainda, Jaqueline Pires e Eliane Falcão, respectivamente, médica e enfermeira da Unidade Básica da Saúde da Família (Ubasf) do Jacundá.
 
Na ocasião, o prefeito anunciou a recuperação da estrada que dá acesso à localidade de Córrego da Minhoca e a construção de mais duas salas de aula na escola Henrique Gonçalves.

Aquiraz tem investido na formação continuada de professores, distribuição de fardamento, merenda de qualidade, salários acima do piso nacional para o magistério e transporte escolar seguro, incluindo o transporte universitário, através do programa Caminho da  Universidade.  Este serviço é garantido, diariamente, a mais de 900 alunos de todos os distritos de Aquiraz a um custo de mais de R$ 2 milhões para o município.

Na aquisição de 55 mil peças do novo uniforme escolar, a Prefeitura de Aquiraz aplicou recursos da ordem de R$ 1,5 milhão. Os fardamentos estão sendo destinados a 14.672 estudantes matriculados em 50 escolas distribuídas pelos nove distritos do município. Conjuntos de 19 mil camisas, 9.500 calças, 5.000 bermudas, 10.000 camisetas regata, 2.800 sandálias e 9.000 mochilas compõem o fardamento, que será entregue aos estudantes matriculados desde a educação infantil ao nono ano do ensino fundamental.

Fotos; Joselito Araújo

Vereador Ney Pires faz resumo da Sessão da Cãmara no último dia 10.


Projetos de Refinarias eram uma Farsa

Para ANP, refinarias Premium não existiram

12.03.2015

Declaração foi dada pela diretora-geral da Agência à comissão que investiga o fim dos projetos no CE e no MA

Image-0-Artigo-1813807-1
Representantes da Petrobras serão os próximos convocados pela Comissão da Câmara para comparecer a Brasília
FOTO: KLÉBER A. GONÇALVES
Brasília. (Sucursal) No que concerne à Agência Nacional de Petróleo (ANP), "as refinarias Premium I e II, do Maranhão e do Ceará, respectivamente, não existiram. A declaração foi dada ontem pela diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard. Ela participou de audiência pública promovida pela Comissão Externa da Câmara Federal, destinada a analisar os motivos do cancelamento das refinarias da Petrobras no Nordeste.
As declarações da diretora da ANP pegaram de surpresa e chocaram os parlamentares presentes à audiência, principalmente os das bancadas maranhenses e cearenses. Autor do requerimento de criação da Comissão Externa e presidente da Comissão, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) classificou o fato do projeto das refinarias nordestinas não terem sido submetidas à ANP como "uma coisa inacreditável, de uma irresponsabilidade a toda prova".
Fiscalizar não era preciso
"Nem a Premium I (MA) nem a Premium II (CE) foram submetidas à ANP. Do nosso ponto de vista, elas não existiam", reafirmou Chambriard, ao tentar justificar a omissão da ANP sobre as refinarias nordestinas. Ao ser indagada pelos deputados do porquê a ANP não buscou junto à Petrobras os projetos das refinarias, a diretora se defendeu afirmando que não houve omissão. "Não cabe à ANP fiscalizar projetos que não foram efetivados", explicou a diretora.
Sobre o cancelamento dos projetos, ela afirmou "que não está entre as atribuições da autarquia obrigar uma empresa a realizar investimentos que ela mesmo tenha desistido". De acordo com os dados divulgados por Raimundo Gomes de Matos, apresentados no início do debate, as duas refinarias constavam do plano de negócios da Petrobras e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a previsão era que as obras deveriam ter começado no ano passado.
Em janeiro deste ano, a estatal anunciou que estava abandonando a construção, alegando, entre outros pontos, falta de parceiros e de atratividade econômica. A empresa incluiu no seu balanço perdas contábeis de R$ 2,7 bilhões com os cancelamentos.
Vez da Petrobras
"Na próxima semana será a vez do representante da Petrobras vir e dizer claramente. Tem projeto? Tem estudo de impacto ambiental? Cadê o estudo de viabilidade econômica? Por que a ANP não foi informada de nada, já que as refinarias foram anunciadas em 2010", protestou o parlamentar. O deputado cearense informou que também vai apresentar requerimento para que os diretores do Banco do Brasil, BNDES e BNB venham explicar quais investimentos privados foram feitos com base nos projetos das refinarias. "No Maranhão, hotéis, escolas, estradas, terraplanagens e várias edificações já foram feitas em nome da refinaria", contou o deputado.
Ouvir mais pessoas
Sobre o Ceará, Raimundo Gomes de Matos afirmou que o governo do Estado já gastou R$ 657 milhões com o projeto, além de ter sido feito o replanejamento do Plano Diretor do município de Caucaia, o remanejamento dos índios que residiam nas terras onde seria instalada a refinaria, entre outras despesas que o governo vai explicar em audiência na Comissão daqui a duas semanas.
O deputado federal destacou que ainda é cedo para dizer que o anúncio das refinarias, até mesmo com lançamento de pedra fundamental, foi apenas um golpe político, que poderia ser classificado como "estelionato eleitoral". "Temos que ouvir os demais atores deste drama", afirmou.
Outro ponto que surpreendeu os parlamentares foi a alegação da diretora da ANP, segundo a qual o parque de refino do País tem capacidade para processar diariamente 2,2 milhões de barris. Mais de 90% desse parque está nas mãos da Petrobras. Este ano, a ANP, junto com outros órgãos federais, iniciou um levantamento sobre o futuro da capacidade de produção e de refino de petróleo do País.
Rose Ane Silveira
Repórter