terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Prefeitura inicia curso de Aquicultura para pescadores no Cras da Prainha


A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Pesca (Seamp) em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), realizou a aula inaugural do curso de aquicultor, na segunda-feira, 7,  no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Prainha.
Foto:Joselito Araújo


Sobre a iniciativa, o  prefeito Guimarães destaca que o objetivo é qualificar os profissionais da pesca do município, para que possam realizar suas atividades com mais segurança e qualidade. Além disso, ajudar os pescadores a alcançar melhor produtividade, com preservação ambiental e aumento de renda da população mais carente. 
A capacitação terá como demandante o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que vai ministrar as aulas para uma turma de 20 alunos. As aulas acontecerão no período da manhã com duração de 160 horas. O curso que inicia hoje tem previsão para encerrar no dia 2 de Fevereiro de 2016.

O Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite. Integrante do chamado Sistema S, tem como função cumprir a missão estabelecida pelo seu Conselho Deliberativo, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

O Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

Saiba mais

Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.


Mais informações:
Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Pesca (Seamp)
Rua Raimunda Nogueira, 52, Estrada do Picão 
Telefone: (85) 4062 8090 - 3361.1834

Nenhum comentário: