segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Campanha “Dezembro Vermelho” realiza ações contra a AIDS em Aquiraz

A Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará diversas atividades de combate à AIDS nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASFs) e demais equipamentos do órgão. A campanha "Dezembro Vermelho" terá início com o dia “D” de luta contra a AIDS, nesta terça-feira, 1º de dezembro, no período de 8 às 11 horas, com a Tenda da Saúde, montada em frente ao Banco do Brasil, Centro da cidade. A unidade disponibilizará profissionais que vão tirar dúvidas sobre a doença e distribuir materiais educativos e preservativos.


A campanha se estende durante todo o mês de dezembro em todas as localidades do município, com atividades de orientação aos pacientes, distribuição de preservativos e realização testes rápidos e gratuitos de HIV/AIDS. Os exames gratuitos serão realizados nas seguintes UBASFs:

- BARRO PRETO
- IGUAPE
- TAPERA
- JUSSARA
- FAGUNDES
- PATACAS
- NOVO IGUAPE
- JENIPAPEIRO
- MACHUCA
- CAMARÁ
- CAPONGA DA BERNARDA
- CROATÁ DE SERPA
- SERPA
- CHÁCARA DA PRAINHA
- PRAINHA
- SEDES 1 E 2 
- SEDE 3
- TAPUIO
- TUPUIÚ
- SÍTIO ZÉ MARIA


A Campanha

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de AIDS. As atividades desenvolvidas visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade e prevenção, bem como incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/AIDS e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.


A doença

A AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada, é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer. O próprio tratamento dessas doenças fica prejudicado.
Hoje, é possível ser soropositivo e viver com qualidade de vida. Basta tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações médicas. Diagnosticar precocemente a doença é fundamental para aumentar a sobrevida da pessoa. O Ministério da Saúde recomenda fazer o teste sempre que passar por alguma situação de risco e usar sempre o preservativo.


Saiba mais

A AIDS não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para se garantir qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Aquiraz.
Rua Francisco Porfírio de Castro, Centro - CEP 61.700-000
Telefone: (85) 3361-1885

Nenhum comentário: