quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Prefeitura de Aquiraz abre programação de atividades do Outubro Rosa no dia 15


A Prefeitura de Aquiraz, por meio das Unidades Básicas de Saúde da Família (Ubasfs) e demais equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá dentro da programação do Outubro Rosa 2015, uma série de atividades voltadas à saúde da mulher, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. No período de 19 a 30 deste mês, serão realizadas palestras preventivas e educativas sobre câncer de mama e colo de útero, prevenções ginecológicas, exames clínicos, solicitações de mamografias, rodas de conversas, caminhadas e cafés.


A abertura das atividades do Outubro Rosa em Aquiraz acontecerá no próximo dia 15, com caminhada, saindo às 8 horas, do Terminal Turístico Rodoviário, percorrendo as principais ruas do Centro da Cidade, até a Praça da Matriz. Já no dia 16, o destaque haverá palestra, com o tema “O que você deve saber sobre o Câncer de Mama”, ministrada pelo ginecologista e obstetra, Pedro Almino de Queiroz e Souza. O evento acontecerá na Casa do Saber Justiniano de Serpa, na Praça das Flores, das nove horas ao meio dia.
A secretária Adjunta de Saúde, Olímpia Azevedo, lembra que, quando diagnosticado no estágio inicial, o câncer de mama chega a 95% de chances de cura. “Assim, torna-se possível, na maioria dos casos, a conservação da mama, o que representa maior porcentagem de cura e menos sofrimento para a mulher”, afirma a secretária, ressaltando ainda a importância da mamografia para a detecção da doença.
Atualmente, segundo o presidente do Comitê de Controle do Câncer no Ceará, Luiz Porto, 21 mamógrafos foram disponibilizados pelo Estado para regiões do Interior. Ainda assim, historicamente, a procura pela realização dos exames é baixa.

Mais Informações:
Secretaria de Saúde de Aquiraz
Rua Francisco Porfírio de Castro, Centro - CEP 61.700-000
         
Telefone: (85) 3361-1885
         

Nenhum comentário: