sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Instalada a 88ª Zona Eleitoral no município de Eusébio

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Antônio Aberlado Benevides Moraes, e a vice-presidente e corregedora, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, estiveram na manhã desta sexta-feira, 11/9, no município de Eusébio, participando da cerimônia de instalação da 88ª Zona Eleitoral.
                Prefeito Júnior participou do corte da fita

A solenidade, ocorrida no Fórum de Justiça da comarca, contou com a presença do prefeito da cidade, José Arimatéia Lima Barros Júnior, e da presidente da casa legislativa, vereadora Aldacira Targino da Silva, além de juízes, promotores, advogados, servidores da Justiça Eleitoral e todos os vereadores do município de Eusébio.
Na ocasião, o desembargador Abelardo Benevides Moraes ressaltou o benefício trazido à população do município, que estará mais próxima da Justiça Eleitoral. Ele explicou que o contingente eleitoral de Eusébio já justificava a implantação da zona, mas que o TRE "teve a coragem de realizar os estudos necessários, adotando critérios técnicos, para remanejar as zonas, conforme exigido pelo TSE".
A desembargadora Nailde Nogueira, por sua vez, lembrou que o municípo foi o 1º a realizar eleições biométricas no estado e registrou o esforço dos servidores do TRE para a concretização do plano de rezoneamento.
Ambos os desembargadores aproveitaram a ocasião para agradecer publicamente à presidente do TJ-CE, desembargadora Iracema do Vale, pela cessão do espaço no Fórum de Justiça local para a instalação do cartório eleitoral.
No evento, ainda foi assinado o termo de posse do juiz eleitoral Henrique Botelho Romcy, que passa a exercer a titularidade da 88ª ZE.
Rezoneamento
O processo de rezoneamento foi iniciado em junho deste ano, com a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Ocara e Caridade. Depois, foram instaladas novas zonas em Itaitinga, Horizonte, Caucaia, Amontada e Paraipaba. Além de Eusébio, Banabuiú e Itarema passarão, nas próximas semanas, a ser sedes de zonas eleitorais, encerrando o processo, que tem como objetivo a redistribuição do eleitorado e o redimensionamento das jurisdições eleitorais no Ceará para melhorar a qualidade dos serviços nos cartórios eleitorais.
Este trabalho traz impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixam de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passam a ser sede de zona eleitoral. Além dessas mudanças, Itapipoca perdeu a 123ª ZE (ficou apenas com a 17ª ZE) para o município de Caucaia, que passou a contar com 3 zonas eleitorais (37ª, 120ª e 123ª ZEs). Todos os municípios-termo referentes a essas zonas eleitorais também estão envolvidos no processo de rezoneamento do TRE-CE.

Nenhum comentário: