terça-feira, 22 de setembro de 2015

Contas de Edson Sá aprovadas por unanimidade


Em votação nominal e aberta nesta terça, 22 de setembro, os 15 vereadores de Aquiraz decidiram votar sim pela aprovação das contas  referentes aos exercícios de 2010 e 2011 do ex- prefeito Edson Sá, o que significa que foram aprovadas por unanimidade, a exemplo da análise das contas de 2009, aprovadas em maio de 2013.
Esta foi a primeira vez que a Câmara de Aquiraz votou contas de 02 exercícios em uma única matéria.


 Apesar de o TCM( Tribunal de Contas dos Municípios) e as comissões da Câmara de Finanças e Orçamento e Justiça e redação   terem  citado alguns pontos negativos como  por ex; Gastos no limite com pessoal chegando a mais de 52% do orçamento  e outros gastos  acima do recomendado pela constituição , tais deficiências não foram consideradas como passíveis de desaprovação, mas apenas se recomendou pela não reincidência  de tais  deslizes  governamentais.



O relator da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Ronaldo Lima da Silva, nas contas de 2010 e  o relator das contas de 2011, Dr. Cláudio,  prepararam o texto decisivo, na opinião da referida comissão.

O vereador Ronaldo disse que  a comissão optou por acompanhar o parecer do TCM que veio favorável e recomendava  a aprovação.


O Prefeito Antonio Fernando Freitas Guimarães, respeitando a autonomia do legislativo, não interferiu no processo  e deixa que os vereadores tomem sua própria decisão.

Os pareceres foram foram protocolados na última quinta, feira dia 17, apenas dois dias após  o presidente  da Casa, Josimar de Castro, ter nomeado um relator ad hoc, segundo ele, pelo atraso na decisão por parte dos integrantes da comissão da Casa.

Não houve discussão sobre  a matéria, já que todos os vereadores  concordavam com a aprovação, porém a sala das Sessões e o plenário da Casa, estiveram lotados, mesmo  o assunto, já tendo um  desfecho  esperado e divulgado nos bastidores da política local.

Para alguns o resultado significou  uma vitória para o povo de Aquiraz e para outros, uma manobra política contra os planos de reeleição  do atual prefeito, Guimarães.

Ainda há aqueles que  encararam como vitória da democracia e imparcialidade por parte do legislativo.


Edson e Guimarães deverão se enfrentar nas urnas no próximo ano.


As opiniões são controversas, porém como o julgamento de contas é mais um ato político do que técnico, a maior parte da opinião pública  encara  o resultado com naturalidade e como parte do jogo político que existe em qualquer das 03 esferas governamentais, pois como sabemos, o resultado das urnas em nosso regime político começa a se desenhar muito antes da campanha propriamente dita, que  oficialmente começa 03 meses antes do pleito .

As contas do ex- prefeito Edson Sá referentes ao exercício de 2012 já estão na Câmara e a matéria  deverá ser votada nos próximos 60 dias, segundo informou o vereador Ronaldo Silva que serviu como  relator da Comissão de Finanças e orçamento na análise das contas de 2010.


Nenhum comentário: