segunda-feira, 8 de junho de 2015

Roberto Pessoa pode ir para o PSB e disputar Prefeitura de Fortaleza

Pessoa é o segundo nome de fora do PSB que é ventilado para concorrer ao Palácio do Bispo pela legenda. Conforme foi publicado pelo O POVO, a ex-prefeita e atualmente deputada federal Luizianne Lins (PT) também recebeu convite.
Roberto Pessoa (PR), ex-prefeito de Maracanaú e atualmente um dos principais adversários do clã dos Ferreira Gomes, pode se filiar ao ex-partido de seus desafetos, o PSB. De acordo com o próprio Pessoa, ele recebeu o convite e está avaliando a possibilidade. Caso aceite, a filiação deve ocorrer ainda essa semana, na quinta-feira, na sede dos socialistas, em Brasília.

Segundo o presidente estadual do PSB, o ex-deputado federalSérgio Novais, o contato com Pessoa se iniciou no Congresso, durante o período em que o ainda republicano foi deputado federal e coordenador da bancada do Nordeste. Lá, ele, Novais e o então deputado federal Eduardo Campos, falecido no ano passado, acabaram se aproximando. No ano passado, foi Campos - à época, presidente nacional do PSB - quem fez o primeiro convite para Pessoa, que declinou da proposta. Hoje, o convite teria partido do atual presidente nacional Carlos Siqueira, que foi braço direito de Campos dentro do partido, e do vice-governador de São Paulo, Márcio França.


Novais afirma que, apesar do tema ainda não ter sido discutido, Pessoa pode ser o candidato socialista à Prefeitura de Fortaleza. "Acho que ele tem cacife para isso", declara. Pessoa é o segundo nome de fora do PSB que é ventilado para concorrer ao Palácio do Bispo pela legenda. Conforme foi publicado pelo O POVOa ex-prefeita e atualmente deputada federal Luizianne Lins (PT) também recebeu convite, para o caso de não conseguir emplacar dentro do diretório municipal a tese da candidatura própria. Publicamente, ela tem evitado falar sobre o assunto, mas mais de um nome próximo à deputada confirmou que a possibilidade é real.

PR

De acordo com o presidente estadual do PR, o ex-governador Lúcio Alcântara, mesmo com o a desfiliação ainda em análise, a ida de Pessoa para o PSB representaria uma "fortalecimento dos partidos da oposição". Ele afirma que isso não seria um enfraquecimento dos republicanos, já que o partido trabalha com a perspectiva de coligações para as próximas eleições. "A minha linha é procurar continuar aliado daqueles que apoiaram Eunício Oliveira (na disputa para governador)", declara. Apesar de o PSB só ter se aliado a Eunício no segundo turno, Pessoa foi o companheiro de chapa do senador na disputa pelo Palácio da Abolição.

No caso de a filiação de Pessoa se efetuar, fica em aberto a situação de sua filha, a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR). Ela afirma que ainda não recebeu o convite e prefere não antecipar cenários. "Nem o Dr. Roberto se filiou ainda", diz. Entretanto, ela não descarta a possibilidade de acompanhar o pai rumo ao PSB. "Vamos ver", declara.

A filiação de Pessoa, caso se confirme, será a primeira com peso político consolidado desde a saída dos Ferreira Gomes. E também um vaticínio contra seu retorno. "Nós temos uma postura que todo mundo conhece e a aproximação com o Roberto reforça essa posição", diz Novais. A possibilidade de um retorno ao ninho socialista tem sido ventilada há algum tempo. O ex-governador Cid Gomes (Pros) inclusive, de acordo com o portal da revista Época, enviado emissários para sondar a possibilidade. Encontraram resistência. Novais diz que as direções nacionais dos dois partidos sãocontrárias. Os Ferreira Gomes também foram filiados ao PPS, com Ciro chegando inclusive a disputar a Presidência pelo partido em 2002. De acordo com o dirigente socialista, deixaram desafetos nas duas agremiações.


Fonte:Redação O POVO Online

Nenhum comentário: