terça-feira, 30 de junho de 2015

Lagoa do Catu deverá abastecer Aquiraz até final do ano.

A Lagoa do Catu, em Aquiraz  deverá abastecer a sede do município até o final do ano.
Este ano as chuvas apesar de não terem atingido a média histórica para o período de março a junho, que compreende a quadra invernosa, foram em quantidade bem maior do que no ano passado.
Segundo a COGERH, empresa que gerencia os recursos hídricos no estado, o manancial não deverá baixar a um nível crítico até dezembro de 2015, quando deverá ser anunciada a previsão para o próximo inverno.

Em 2013 o prefeito Guimarães teve que solicitar na justiça proibição de retirada de água do Catu para os grandes empreendimentos, no que foi prontamente atendido, porém este ano não deverá ser necessário essa medida.
Em fevereiro de 2015 com nível crítico a lagoa  do Catu corria o risco de secar.


Lagoa do Catu- Aquiraz atualmente está com nível  hídrico bem maior

Funceme  diz que Há 80% de chance de atuação do fenômeno El  Ninõ no começo do próximo ano

Os principais centros de previsão climática em nível global mostram uma grande probabilidade de que no início do ano que vem haja atuação do fenômeno El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Ainda é prematuro transformar essa informação numa previsão oficial para o próximo período de chuvas no Ceará (fevereiro a maio de 2016), mas a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos mostra preocupação, sobretudo por estarmos vivendo, em 2015, o quarto ano consecutivo de estiagem no Estado.




“Neste momento, há indicativos de cerca de 80% de chance de atuação do El Niño no ano que vem, e esse fenômeno pode prejudicar a quadra chuvosa de 2016”, afirma o meteorologista Raul Fritz, da Funceme. Ele informa também que, além das temperaturas do Pacífico, também será analisada a dinâmica de temperaturas do Atlântico Tropical, por isso, ainda é cedo para emitir qualquer prognóstico sobre a quadra chuvosa do próximo ano no Ceará.

Segundo dados da Funceme, na maioria dos anos em que há atuação do El Niño, o período de maiores precipitações no Ceará é irregular e tende a não atingir a categoria em torno da média climatológica. 

Em 2015, o Ceará, assim como toda a parte norte do Nordeste Brasileiro, sofreu a influência negativa do El Niño. Entre fevereiro e maio deste ano, as chuvas ficaram concentradas principalmente na faixa litorânea, com índices bastante baixos no Interior. Até o dia 29 deste mês, as chuvas estão 27,5% abaixo da média do período no Estado. Além disso, as precipitações desta quadra chuvosa cessaram antecipadamente, com o distanciamento da Zona de Convergência Intertropical já no início de maio. 

Um ano de precipitações irregulares como 2015 é bastante negativo em diversos setores, mas o que mais preocupa o Governo do Estado é a recarga dos açudes, principalmente por estarmos no quarto ano consecutivo de chuvas abaixo da média histórica, persistindo a diminuição do nível dos reservatórios.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Funceme
29 de maio de 2015

Nenhum comentário: