domingo, 7 de junho de 2015

Conversa de domingo- sexo faz muito bem pra saúde humana.



 Segundo o médico sexólogo e diretor do Instituto Brasileiro para Saúde Sexual (Ibrasexo), Alfredo Romero,  sexo é muito bom para o funcionamento do organismo humano.

Por 40 minutos, em entrevista ao Jornal o Povo, o sexólogo elencou, num fôlego só, os benefícios de uma vida sexual ativa para o organismo humano. “E tem mais, estou falando só as mais estudadas”, garante. De pele viscosa e bonita até a prevenção de câncer de mama e próstata, da cura para insônia ou mesmo a melhora do funcionamento cardíaco. Fazer sexo, de acordo com os especialistas, é como um elixir de cura para todo mal, só que sem contraindicações e sem chances de charlatanismo.

A explicação é simples: a prática sexual e uma de suas fases – o orgasmo – liberam no corpo uma série de substâncias (como endorfinas, serotonina e ocitocina) capazes de combater doenças e melhorar o humor. “Atividade sexual libera endorfinas que têm efeito analgésico e tranquilizante. Então, alivia as mais diversas dores no corpo: de cabeça, reumáticas, causadas por vasodilatações, inclusive as dores pré-menstruais e menstruais, porque desinflama o organismo e as contrações causadas pelo orgasmo ajudam no relaxamento”, comenta o sexólogo.


Benefícios

A lista de benefício é longa. Previne a osteoporose, porque fortalece os ossos; com a elevação do nível de estrogênio na mulher e com o aumento de testosterona, em ambos, reforça a musculatura. A atividade renal melhora, devido ao aumento da circulação, eliminando melhor as toxinas. Evita a constipação intestinal também pelo aumento do estrogênio. Fortalece o sistema imunológico por conta das endorfinas que causam bom humor e do cortisol que combate o estresse. Sexo também faz bem ao coração, e a ocitocina ainda combate as células cancerosas. 


Motivos para fazer sexo não faltam e os estudiosos indicam que quanto mais, melhor. Alfredo Romero diz acreditar que, para se beneficiar de todas as benfeitorias que o sexo pode trazer para o corpo, o indivíduo tem de ter 20 orgasmos por mês, entre sexo com um parceiro e masturbação. “A média é de cinco vezes por semana, mas pelo menos três já é um bom começo”, afirm

Nenhum comentário: