quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ruas da Cidade de Sobral viram Lixão

 O lixo no dia a dia da cidade começa a incomodar a população. Mesmo com a coleta diária no centro, os resíduos são jogados a qualquer hora e vão desde os domésticos até as podas de árvores. Na frente de lojas, caixas e pallets também são depositados.
A comerciante Camila Neves, que possui um ponto comercial na proximidade do Mercado Central, conta qye até pedaços de carne são jogados nas calçadas. "Toda hora, todo dia, o pessoal joga lixo no meio da rua. Quando questiono, eles dizem que é para dar emprego ao gari, mas acaba é distanciando os clientes, que evitam vir por causa do mau cheiro e do lixo em si, que às vezes toma todo o espaço da calçada", desabafou Camila.
A dona de casa Maria Auxiliadora dos Anjos confirma a opinião da comerciante. Morando na proximidade da Avenida do Contorno, ela conta que, no domingo, dia que não tem coleta, o lixo é depositado de qualquer maneira pelos moradores. "As pessoas reclamam, mas essas mesmas sujam a rua. E o pior é que junta rato, barata, e vai pra casa da gente".
De acordo com o secretário de conservação e serviços públicos de Sobral, Jorge Trindade, a coleta cobre todo o território do município, tanto na sede quanto distritos. No centro da cidade, a coleta é diária e nos bairros acontece três vezes por semana. "Mesmo assim, existem áreas em Sobral onde precisamos realizar coletas especiais, como na Rua Humberto Lopes. Lá, o carro da coleta passa e, meia-hora depois, os moradores já colocam seu lixo doméstico para fora, mesmo sabendo que, segundo o calendário, o carro só deveria passar novamente 48 horas depois", explica o secretário.
Prefeitura
A coleta independe de feriado ou dia santos, mas não conta com o apoio da população. Segundo o secretário, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) prevê uma sanção para quem depositar o lixo irregularmente e que será aplicada em Sobral. "A população deve depositar seu lixo nos locais adequados, pois a política de limpeza deve ser social, e não apenas da Prefeitura. Esses resíduos que são depositados inadequadamente representam um gasto a mais no município, pois precisamos de uma coleta complementar, muitas vezes com pá mecânica e veículos extras a fim de manter a cidade limpa", enumerou.
Para ele, essa situação não é exclusividade de Sobral, mas isso não ameniza as coisas. "Todos devem se disciplinar com os horários e locais para depósito de lixo, não só do doméstico, mas também o que é proveniente de podas e construção civil".
A Seconv e a Autarquia Municipal de Meio Ambiente (Amma) realizam ações de conscientização nos bairros, assim como mutirões de limpeza.
Mais informações:
Secretaria de Conservação e Serviços Públicos
Rua Viriato de Medeiros, 1250
Centro
FONTE:DN

Nenhum comentário: