quarta-feira, 1 de abril de 2015

Remédios são encontrados de dentro de imóvel em Quixadá


Uma grande quantidade de medicamentos, a maioria com data de vencimento de 2013, foi encontrada no início da manhã desta segunda-feira, 30, em Quixadá. Os remédios estavam dentro de um imóvel particular situado no Centro da cidade. Até o ano passado o prédio estava à disposição da Secretaria de Saúde de Quixadá. Havia funcionado como Central de Marcação e Regulação de Consultas e posteriormente como Central de Assistência Farmacêutica e Farmácia Municipal. No início deste ano o prédio foi devolvido ao proprietário.



Os medicamentos encontrados, dentre eles Cinetol, Clavulin, Dexason, Gestodene, Ultrogestan, Nistatina, no total de 22 tipos, conforme levantamento feito pelo coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, biólogo Clenilson Paiva, foram recolhidos para o Centro de Zoonoses, onde permanecerão até a Secretaria Municipal de Saúde receber autorização para incineração dos produtos. Conforme o coordenador, a relação exata e o quantitativo serão encaminhados à 8ª Célula Regional de Saúde (8ª Ceres), a quem será solicitada a incineração dos fármacos. Até a conclusão desta edição o levantamento da quantidade exata de remédios ainda não havia sido concluído.






O recolhimento dos remédios foi determinado pela secretária de Saúde de Quixadá, Selene Bandeira. Segundo ela, havia tomado conhecimento da possível existência do estoque através de denúncia feita na sexta-feira, 27, pelos vereadores Kelton Dantas e Audênio Moraes. “Eles queriam que a gente abrisse o prédio, mas não havíamos localizado o proprietário. Quando tivemos acesso às chaves averiguamos a denúncia e adotamos as providências”, explicou a secretária de Saúde.

Os vereadores Higo Carlos Cavalcante, Ereni Tavares mais conhecido como “Capitão”, Kelton Dantas e Pedro Baquit acompanharam a remoção dos medicamentos. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada para assegurar o trabalho dos profissionais da vigilância sanitária. Nenhum incidente foi registrado. Os representantes da Câmara Municipal queriam apenas confirmar a denúncia e saber qual destino será dado aos produtos vencidos. Eles pretendem levar o caso ao conhecimento do Ministério Público, para apuração de responsabilidades e adoção das medidas legais cabíveis.
Na noite anterior o vereador Higo Carlos havia utilizado uma rede social para solicitar à população de Quixadá a manter vigília defronte ao prédio utilizado pela Prefeitura, situado em frente a praça da antiga estação ferroviária. Segundo ele a administração municipal pretendia retirar os medicamentos à noite, para ocultar provas acerca das denúncias que estão sendo levadas ao Ministério Público. “Como a Secretaria de Saúde estava se recusando a abrir o prédio para inspecionarmos, como representantes do povo, havíamos solicitado da Justiça um Mandado de Busca e a apreensão dos medicamentos”, ressaltou.
Fonte;DN

Nenhum comentário: