sexta-feira, 10 de abril de 2015

Jenipapos-Kanindé comemoram 15 anos do Marco Vivo em Aquiraz

A comunidade indígena dos Jenipapo-Kanindé está em festa pelos 15 anos do “Marco Vivo”, na Lagoa da Encantada, em Aquiraz.  A comemoração se dá pela ocasião da conquista do direito às terras, quando o Governo Federal, através da Fundação Nacional do Índio (Funai), aprovou a delimitação da área em 1999.



Durante a comemoração, são apresentados rituais de danças sagradas como o “Toré” (dança de agradecimento), realizada ao redor de uma Imburana, árvore nativa na caatinga, e oferecidas comidas típicas como macaxeira frita,peixe assado e batata. Também, acontecem palestras sobre a história da tribo.
 
De acordo com a cacique Pequena, os índios Jenipapo-Kanindé já estão na localidade há sete gerações, mas só tiveram o direito adquirido legalizado com a intervenção governamental.
A festa que ocorre desde ontem, 8, encerra-se hoje,10, às 18 horas, e conta com a presença de moradores da região, além de antropólogos, sociólogos e estudantes universitários.
 
A Prefeitura de Aquiraz apoia aquela comunidade, através das secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura. Entre os serviços prestados, auxilia na  manutenção de uma escola indígena dentro da reserva, uma Centro de Referência e Assistência Social (CRASS) e uma unidade de Saúde, com fornecimento de insumos como medicamentos e material de limpeza.
 
Além disso, a Secretaria de Turismo e Cultura tem incentivado a manutenção de vivas tradições dos índios.
 
 
SAIBA MAIS
 
A Jenipapo-Kanindé é uma das nove etnias indígenas reconhecidas no Estado. A comunidade vive às margens da Lagoa da Encantada, Aquiraz, em meio a um campo de dunas.
Agricultura familiar, pesca e produção de artesanato sustentam a tribo. O turismo comunitário vem sendo outra importante alternativa econômica. Grupos são recepcionados pela cacique Pequena, que abençoa a partida para as trilhas. Entre elas, a do Morro do Urubu, uma vista panorâmica de toda a área indígena. 
 
Fotos: Joselito Araújo

Nenhum comentário: