domingo, 26 de abril de 2015

Indonésia confirma execução de brasileiro.


 Oito dos nove estrangeiros condenados à morte por acusações de narcotráfico na Indonésia, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, foram colocados neste sábado em isolamento depois de terem sido notificados de sua execução iminente, indicou um porta-voz do Ministério Público.

"Agora mesmo acabamos de notificar (a execução) a cada preso, nove pessoas, exceto Serge (Atlaoui, o francês)", disse Tony Spontana, porta-voz da promotoria da Indonésia, ressaltando que os fuzilamentos ocorrerão em no mínimo três dias. O nome de Atlaoui, que estava na lista inicial, acabou sendo retirado no último minuto.
Familiares e diplomatas se dirigiram neste sábado à ilha de Nusakambagnan, conhecida como a "Alcatraz da Indonésia", onde se localiza a prisão de segurança máxima na qual as condenações são cumpridas. Na lista dos notificados, além do brasileiro figuram os australianos Myuran Sukumaran e Andrew Chan, a filipina Mary Jane Veloso, três cidadãos nigerianos e outro condenado que não foi identificado.
Já Atlaoui, que também acreditava-se que seria notificado, não foi incluído na lista. Ele aguarda recurso de apelação.
Spontana não informou a data da execução, mas a advogada de Veloso, Minnie Lopez, disse que a condenada informou que "a sentença será implementada no dia 28 de abril", indicou à AFP a advogada da filipina.
A legislação antidrogas da Indonésia é uma das mais severas do mundo e o presidente Joko Widodo, alega que a situação de emergência diante do problema das drogas requer a pena capital para os condenados.

Nenhum comentário: