segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Aquiraz receberá Fumacê contra a Dengue


Já a partir de hoje até o próximo dia 14, 21 municípios participarão da Operação Fumacê, que irá pulverizar as áreas de maior concentração de pessoas durante o Carnaval deste ano. Veículos com equipamentos Ultra-Baixo Volume (UBV) e equipes portando máquinas costais motorizadas devem passar por 7.739 quarteirões nas cidades de Fortaleza, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Camocim, Itapipoca, Icapuí e outras.
O fumacê consiste na liberação, via aérea, de gases que atingem os mosquitos adultos em voo. Segundo a Sesa, cerca de 90% dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro do ambiente domiciliar.
Prevenção
"Normalmente, eles ficam alojados embaixo das mesas e atrás das geladeiras. Uma das nossas preocupações é que pessoas vindas de fora estejam infectadas e deixem os mosquitos do Estado contaminados, podendo transmitir a doença para a população. Por isso, pedimos que todos abram as portas e janelas para que o fumacê possa entrar", solicita o supervisor da Secretaria de Saúde.
A Operação Fumacê continua após o Carnaval, entre os dias 23 e 28 de fevereiro, percorrendo os mesmos quarteirões. Rolim reitera, ainda, a importância da colaboração por parte de todos os cearenses.
Cuidados como não acumular água em casa, colocar o lixo em sacos plásticos e mantê-los fechados, encher as bordas de pratos de plantas com terra, e manter a caixa d'água fechada 

Nenhum comentário: