terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Aquiraz completará 316 anos no próximo dia 13.

Aquiraz foi a primeira capital do Ceará e é orgulho para todos os cearenses, este ano 2015, completará  316 anos, no próximo dia 13.

Referência histórica, que nasceu como Vila pela ordem régia de 13 de fevereiro de 1699, Aquiraz tem encantos de uma cidade bucólica e ao mesmo tempo de vanguarda.

Como prédios históricos que impressionam, podemos alistar a Igreja Matriz de São José de Ribamar, construída no século XVIII, cheia de traços barrocos e também neoclássicos, o Museu Sacro São José de Ribamar, fundado em 1967, com 600 peças de caráter religioso e que está no roteiro de curiosos e turistas diariamente, a Casa do Capitão- Mor, o antigo Mercado da Carne, as ruínas dos jesuítas e a própria Praça da Matriz com seu entorno de construções históricas.

Constam da programação do aniversário da cidade este ano, cujos eventos ocorrerão na Praça da Matriz,   as seguintes atividades, a partir das 5 da manhã, Alvorada festiva nas ruas da sede, Missa em Ação de graças na Igreja Matriz, Apresentação da Banda de Música Virgílio Coelho, Bênção  religiosa aos munícipes e à noite Show com a Banda Forró Du Bom.

No modelo de administração pública, implantada no município, com foco em melhor qualidade de vida para a população, principalmente na educação, saúde e Recursos Hídricos, que é a grande dificuldade  do momento, mudanças significativas  já podem ser percebidas através de indicadores. Um deles é a taxa de escolarização, que é de 95,9% dos alunos de 6 a 14 anos matriculados na rede municipal. A educação básica tem índice acima do que é proposto com IDEB atualmente de 5.4 e valorização do servidor com concessão de benefícios reclamados há décadas, como vale transporte e vale alimentação.
¨A complexidade de Aquiraz, com peso histórico que vai além dos seus limites territoriais porque é referência também para todo o Estado, envolve, compromete, apaixona e consequentemente amplia no gestor o desafio de cuidar cada vez melhor dos serviços públicos, garantindo qualidade de vida e contribuindo para a felicidade de quem vive aqui, na nossa cidade¨, afirma, emocionado, o prefeito Antônio Guimarães.
Comprometido com esse desafio, o gestor mantém agenda de trabalho ouvindo os moradores e lideranças comunitárias, acompanhando de perto as obras, entre escolas, postos de saúde que estão em construção, e reforça a luta por mais financiamento nas áreas prioritárias, como a adutora de engate rápido que custará 13 milhões de reais e  chegará em breve, ligando o grande manancial Pacoti- Riachão a Aquiraz, resolvendo de vez os problemas de escassez de água na sede de Aquiraz. 

Mais Informações.
Secretaria de Cultura de Aquiraz.
Tel.85- 3361.1840



Nenhum comentário: