quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Motoristas e cobradores da empresa São Benedito param as atividades

Os moradores de algumas cidades que fazem parte da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), como Pacajus, Cascavel, Aquiraz, Itaitinga, Horizonte e Eusébio que utilizam o transporte coletivo para se deslocar até Fortaleza amanheceram essa quinta-feira (08/01), sem a circulação das linhas de ônibus da empresa São Benedito. Isso porque os motoristas e trocadores iniciaram uma paralisação por volta de 4h.

A categoria reclama de jornada de trabalho excessiva, falta de pagamento de vale-refeição, precariedade de alojamentos e pagamento de forma desregular de horas-extras. Ao todo, por volta de 100 profissionais e 30 veículos (cerca de 80% da frota) que atuam nas linhas Pacajus, Cascavel, Prainha, Iguape e Barro Preto estão paralisados.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE), as 4 garagens da empresa (Pacajus, Itaitinga, Iguatu e Fortaleza) estão fechadas, esperando um resultado de uma reunião dos diretores da São Benedito com os líderes da categoria, que teve início por volta de 9h30.
Dependendo do resultado do encontro, a paralisação pode ser mantida durante todo o dia. “Nós não queremos prejudicar nem a empresa e nem os passageiros, mas, caso a empresa mantenha a intransigência, há possibilidade da paralisação se manter por longo do dia”, afirma Flávio Braz, diretor do Sintro, ressaltando que, mesmo que os lados não entrem em um acordo, a frota volta a funcionar na próxima sexta-feira (9). “Teremos que buscar outra estratégia”, completa.
De acordo com o diretor sindical, a carga horária de 7h20 está sendo desrespeitada, alegando que motoristas e trocadores chegam a trabalhar até 14h por dia, com pagamento desregular de horas-extras e sem receber um vale-refeição extra para o turno alternativo.
Os pontos de apoio dos funcionários também são alvos de críticas. “Os alojamentos estão precários, sem saneamento básico e sem condição de abrigar os motoristas”, critica Braz.
Fonte: Ceará Agora

Nenhum comentário: