quinta-feira, 29 de maio de 2014

Secretaria de Saúde entrega mais uma Ambulância.


A Secretaria de Saúde de Aquiraz entrega  nesta sexta, dia 30.05. mais uma ambulância  novinha para a população.

Desta vez o distrito beneficiado  é Patacas.



Com o veiculo de Patacas, já são nove ambulâncias novas entregues à população. “Já estamos licitando mais cinco novas ambulâncias e queremos fechar o ano com 16", contabiliza Guimarães. "Mas o projeto da Nova Rede de Saúde de Aquiraz nos desafia de garantir 26 carros para cobrir todas as unidades de saúde do município”, reconhece o prefeito.


O secretário da Saúde, Willames Freire, informa que será implantado uma Central de Ambulâncias para a população ligar e solicitar o atendimento em casos de urgência e emergência.

Durante a entrega da nova ambulância, será assinada a ordem de serviço da reforma da Unidade de Saúde da Família do distrito de Patacas, que terá novas modernas instalações para melhor atender as famílias da região.

A solenidade acontece a partir das 18 horas, na Unidade de Saúde de Patacas.   


A Solenidade acontece na Unidade Básica de Saúde de Patacas,  a partir das 18 horas, com presença também   do Vereador Evandro (VANDINHO) e toda a comunidade está convidada.

Liquigás Aquiraz tem nova Administração

A revendedora Liquigás em Aquiraz está sob Nova Administração.


O  gerente geral, Pedro Simeão está investindo Pesado em Logística, Divulgação e acima de tudo Qualidade e Rapidez nas Entregas.

Agora a maquininha dos Cartões vai até você.
BASTA LIGAR 0800 280 2046 ou 3361.2046, que o Gás Chega Rapidinho.

Aceita Cartões Visa, Master, Diners e American Express.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Prefeito Guimarães diz " Quero planejar Aquiraz para para os próximos 50 anos".


Um dos gargalos da Cidade é o trânsito desordenado.


Foto:Joselito Araújo.
Assim como as grandes cidades, os municípios de médio porte têm buscado na engenharia de trânsito soluções para minimizar os problemas de tráfego nas ruas e avenidas.

O município de Aquiraz conta hoje com mais de 73 mil habitantes e uma frota superior a 10 mil veículos automotores circulando pela cidade. O trânsito já apresenta alguns trechos com problemas, como congestionamentos. Um dos principais destinos turístico do Ceará, Aquiraz recebe diariamente muitos visitantes, principalmente em veículos de transporte turístico, como vans e ônibus, o que agrava a situação. 

Para solucionar o problema, o prefeito Antônio Guimarães reuniu na manhã de terça-feira, 27 de maio, o diretor do Detran, Igor Ponte, e Promotores do Ministério Público Estadual a fim de formular parceria para elaborar um projeto de readequação, mobilidade urbana e sinalização de Aquiraz. O objetivo é desafogar o tráfego, melhorando a mobilidade de veículos e pedestres. Estará em estudo uma nova engenharia de trânsito e tráfego para o município, com o objetivo de melhorar o acesso pela CE 040, entrada de Aquiraz, semáforos, sinalização vertical e horizontal. A Prefeitura, através do DEMUTRAN, irá fazer levantamento dos pontos mais críticos, inicialmente na Sede e Porto das Dunas. Depois, os demais distritos passarão por estudos. 

Segundo o prefeito Antônio Guimarães, Aquiraz está crescendo e precisa de planejamento a longo prazo. “Nada de paliativo ou intervenções provisórias, queremos planejar o Aquiraz para os próximos 50 anos. Para isso teremos que consolidar a parceria com o Estado, através do Detran, aos olhos do Ministério Público, e faremos uma grande intervenção de mobilidade urbana para que os nossos munícipes possam ter seus espaços garantidos nas vias da cidade”, anunciou o prefeito Guimarães.

Além do diretor do Detran, Igor Ponte, participaram da reunião a diretora do DEMUTRAN, Débora Lima, o secretário de Relações Institucionais, Jair Silva, o presidente da Câmara de vereadores de Aquiraz, Josimar de Castro, técnicos do Detran, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Ceará, Antônio Gilvan de Abreu, e outros técnicos do Ministério Público.

Fonte:
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ

Aquiraz está entre os municípios mais afetados pela destruição da restinga no País.



O Ceará é o primeiro no ranking nacional quanto ao desmatamento da restinga. A vegetação é encontrada no litoral




Image-0-Artigo-1622676-1
A restinga é definida como terreno arenoso e salino, perto do mar e coberto de plantas herbáceas características. Está presente em quase toda a costa cearense
No intervalo de um ano, o Ceará perdeu 494 hectares (ha) de mata atlântica, mais especificamente do ecossistema associado restinga, encontrado em áreas litorâneas, de acordo com estudos realizados pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os municípios mais afetados do Estado foram Trairi, Amontada e Aquiraz, com 259 ha, 71 ha e 57 ha de supressão respectivamente, considerado o maior índice de desmatamento em todo o Brasil.
"Existem algumas hipóteses para o desmatamento, mas acredito que os grandes problemas são a especulação imobiliária e o crescimento da Região Metropolitana de Fortaleza", relata o professor do Doutorado em Geografia Física - Mudanças Ambientais, Jeovah Meireles.
A restinga é definida como um terreno arenoso e salino, perto do mar e coberto de plantas herbáceas características. Possui influência marítima ou de fluvio-marinha, e é possível encontrá-la em quase toda parte da costa cearense.
O professor explica que a eliminação da vegetação traz danos para a população e para a biodiversidade do local. "Poderá ocorrer a salinização de lençóis freáticos, o que acarreta na extinção de lagos. As aves também sofreram com a perda de área, assim como as zonas de recargas dos aquíferos. Além disso, a perda da restinga provoca erosão no solo, danos na paisagem litorânea a médio e longo prazo".
A restinga é um ecossistema associado à mata atlântica e também é protegido pela Lei nº 11.428, que dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do bioma mata atlântica em todo o território nacional.
"A restinga é extremamente importante, enquadra-se como patrimônio nacional. Tem muita riqueza em termos de diversidade e fisionomia do ecossistemas, ela garante o equilíbrio ambiental", explica Márcia Hirota, diretora executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.
Ela também afirma que os estudos divulgados ontem desconhecem as causas do desmatamento, mas, no próximo semestre, serão levantados os motivos que causaram essa situação. "Precisamos saber qual foi a finalidade do desmatamento e ter conhecimento de quais foram as áreas devastadas".
Ainda segundo Hiroto, é quase impossível recuperar os locais afetados pelo problema, a melhor solução a se tomar é manter as zonas restantes e as preservar.
Fonte:DN

Hoje Régis Oliveira entrevista Aline Miranda



Nesta quarta, dia 28 de maio, às 13 horas,   no Programa Régis  Oliveira, na Fm Padre Cícero  de Aquiraz 104,7 ou no portalaquiraz104.blogspot.com.br, entrevista com Aline Miranda, chefe da enfermagem do Centro Cirúrgico  do Hospital Municipal de Aquiraz.

Ela vai falar das alegrias e desafios da Profissão e como a  comunidade pode ajudar a facilitar o trabalho desses guerreiros que salvam vidas.

terça-feira, 27 de maio de 2014

“Eco dos Astros”: Projeto divulga pesquisas científicas feitas no Brasil

Já reparou que a maior parte das notícias de Astronomia que a gente vê por aí, são de universidades ou instituições gringas? É, mas os estrangeiros não são os únicos com os telescópios apontando para o alto. O projeto Eco dos Astros está aí para provar que as instituições brasileiras contribuem bastante para ajudar a desvendar mistérios do Universo.

A ideia, que surgiu no Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é simples: proporcionar educação científica a partir de pesquisas em Astrofísica realizadas em instituições brasileiras. A proposta é que todo mundo que queira saber um pouco mais sobre Astrofísica aprenda algo novo com o que foi produzido aqui no Brasil. Mas tem um desafio aí: como ensinar um tema tão complexo e explicar tudo de forma clara? De acordo com Raimundo Lopes de Oliveira, doutor em Astrofísica da UFS, a palavra-chave da educação científica não é diferente dos métodos normais de ensinamento: curiosidade!
Para o astrofísico, é imprescindível que o interesse pelo assunto seja aguçado desde a infância, por pais e professores, e continue até a universidade, onde é mais fácil o acesso a recursos de pesquisa, em locais como museus e planetários, e através de atividades como olimpíadas de ciência dirigidas ao público em geral. Além disso, é importante que o tema esteja presente nos veículos de comunicação. Dessa maneira, dá para atingir até mesmo quem não se interessa por descobertas, cálculos e teorias. “A nossa ligação com o Cosmos é maior do que as pessoas normalmente tem consciência”, diz Raimundo. Ele dá o exemplo: “O ferro que corre em suas veias não foi formado nem no planeta Terra e nem no Sol: foi formado nos suspiros finais de estrelas”.
A pesquisa em Astronomia no Brasil tem crescido a passos largos com forte colocação e reconhecimento internacional. “O projeto Eco dos Astros pretende mostrar um pouco dessa história, no momento em que ela está sendo escrita”, diz Raimundo. O que falta é dar mais espaço para as produções científicas nacionais na mídia. Se depender do “Eco dos Astros”, o Brasil também vai entrar para a história da ciência.

Fonte:Superintessante

Vem aí, III Festival Junino de Aquiraz, Feliz é Viver Aqui.



 A Cidade de Aquiraz vai virar um verdadeiro Arraiá Junino.


Dias 27, 28 e 29 de Junho um grande complexo para  comemorar o mês Junino estará montado no espaço em frente ao Engenhoca Parque Ecoeducativo .
Dezenas de barracas com comidas tipicamente regionais, barraca do beijo, barracas de tiro ao alvo, da pescaria e muito mais.
Foto: Joselito Araújo.

Estarão participando e concorrendo no evento que é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, 15 grupos de dança que farão suas apresentações durante os 03 dias.
 Haverá disputas com festival de grupos  municipais  e intermunicipais.
Já estão confirmados grupos dos seguintes municípios: Aquiraz, Fortaleza, Maracanaú, Horizonte, Pacatuba, Russas, Limoeiro do Norte  e Pindoretama.

A premiação é de 6 mil reais, sendo 3 mil para o grupo Campeão, 2 mil para o segundo lugar e 1  mil reais para o grupo que obtiver a terceira colocação.
Tudo será animado por bandas de forró com muito arrasta pé.

Segundo o secretário de cultura  de Aquiraz, Rodolf Forte, o festival consolida a nova fase da cultura do município, a cultura do resgate, ele lembra, “Temos múltiplas expressões culturais  e a cultura das festas juninas é uma dessas manifestações, daí nosso esforço enquanto gestores da cultura, em torná-las cada ano mais forte, mais reconhecidas.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Alegria de reencontrar e torcer pelo sucesso de um amigo.

Hoje exatamente às 8 horas da manhã ao ligar o Rádio na Rádio Verdes Mares AM, 810 de Fortaleza- Ce,  ouvi a voz de um colega Radialista que não ouvia há 25 anos.

Roberto Nascimento.

Trabalhamos juntos há exatos  25 anos na Rádio Metropolitana de Caucaia, recém inaugurada lá nos idos de 1988.

Ao  contatá-lo  me disse que está desde abril deste ano atuando como Noticiarista daquela respeitada emissora,  Verdinha 810 e desde 2007 na  Fm Assembleia.

Fiquei muito feliz de saber que ele está bem e continua na profissão que escolheu.

Parabéns, é um grande profissional e caráter. Continuo na torcida para que alcance cada vez mais sucesso e reconhecimento.


Um abraço, Grande Roberto.

Abaixo um registro de nossa passagem pela Metropolitana.


Em 1988, inaugurava a Rádio Metropolitana de Caucaia. Dia 19 de Março daquele ano. Eu estava lá iniciando no meio Rádio, dando meus primeiros passos aqui em Fortaleza como Radialista Profissional, após um ano  na Rádio Difusora de Pentecoste.
Em Caucaia trabalhei ao lado de Grandes  e alguns já saudosos nomes, como Jonas Filho, Samuel Bahia, Almir Pedreira, Paulo Martins, Roberto Nascimento, Raquel Hadad, a famosa Nina, Almeida Júnior, Ricardo Torres, Irazer Gadelha, Milton Santiago, Cícero Lúcio, Eudes Coelho, Alfredo Costa, Renê  Andrade, hoje delegado da  Polícia Civil e  a lista é grande , a Rádio na época em que foi inaugurada era sob o Comando dos Lustosa.
Aí uma foto minha(Em Pé de Jaqueta azul e branca)) ao lado de  nosso diretor, Saudoso Samuca( De Vermelho) e e mais  Roberto Nascimento(Blusa Listrada sentado)Raquel Haddad e All Júnior.


Mesmo com a escassez de chuvas famílias tem se dedicado ao plantio de hortaliças.


Foto:Joselito Araújo.

Na última semana, a Prefeitura de Aquiraz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídrico e Pesca (SEDARHP) visitou os produtores que trabalham com agricultura familiar da comunidade Picão.
As cinco famílias da localidade tem se dedicado ao plantio de hortaliças e mesmo com as poucas chuvas, a produção desse alimento tem dado retorno. A SEDARHP apóia os produtores através da visita periódica dos Técnicos Agrários e da parceria com a Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Os produtores são orientados no plantio correto das hortaliças, irrigação, melhor período de plantio e colheita, além de orientação sobre empréstimo para compra de insumos e investimentos na estrutura.
“A busca constante de ampliar e fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar vem sendo desenvolvida pela SEDARHP afim de resgatar esses tratos culturais através dos Técnicos Agrários da Secretária, que estão sempre na localidade fornecendo as orientações necessárias” explica o Secretário Desenvolvimento Agrário, Recursos Hídrico e Pesca, Vinicius Guimarães.
Segundo o prefeito Antônio Guimarães, a produção das hortaliças é enviada para os supermercados e mercearias de Aquiraz e para consumo das famílias. “Em breve, as famílias devem ser inseridas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que tem como objetivo o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar”, destaca Guimarães.
Também estavam presentes a visita na localidade Picão, o Assessor Institucional Josenéas Sampaio, o Coordenador de Desenvolvimento Agrário Efrain Moreira e os Técnicos Agrários da SEDARHP.

Fonte;
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
85 3361.1865 – 9644.8830

COMUNICADO SINSEPUMA- SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE AQUIRAZ.

Companheiros servidores (as):
  
Desde o inicio do mês de maio que se iniciou a Revisão da Lei Orgânica do Município de Aquiraz. Esta LEI regulamenta e organiza o funcionamento de um município envolvendo todos os aspectos econômicos, financeiros, administrativos e políticos.

 A partir da lei Orgânica é que  todas as demais Leis municipais tem efeito, principalmente, na vida dos servidores e servidoras municipal, dai a importância de ficarmos atentos a essas mudanças. 

O SINSEPUMA através da sua diretoria apresenta emendas importantes na vida dos servidores como a regulamentação da licença prêmio, a garantia da redução de carga horária para os servidores com filhos com deficiência;a redução de carga horária para os profissionais do magistério com 25 anos efetivos na profissão e algumas reformulações nos artigos que trata do servidor público que vai dos Artigos 91 até o 133.


Fiquemos de olho!

A direção do SINSEPUMA

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Comissão propõe rever recursos

RENDA DOS MUNICÍPIOS




 Na primeira reunião de trabalho da Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406/99, que trata da redistribuição de recursos aos municípios, os deputados aprovaram os requerimentos para a realização de audiências públicas e apresentaram números sobre a renda per capita dos municípios.
Os parlamentares defenderam para os municípios uma redistribuição de recursos mais equilibrada, de acordo com a renda proporcional à receita de faturamento de um município e um índice por habitante. Os dados apresentados apontaram que existem municípios com renda per capita inferior a R$ 100 reais por habitante.
De acordo com os parlamentares, 107 municípios ainda não atingiram a receita per capita de R$ 100 reais por mês. São municípios de todos os portes que não conseguem aumentar a renda da sua população.
O relator da matéria, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), avaliou como positivo o debate e incluiu a análise das informações referente à situação da renda per capita por habitante como fonte para a construção de um relatório que possa atender a todos os municípios.

Para o prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães, que esteve em Brasília no último dia 15, participando da Marcha em defesa dos municípios, os municípios são vítimas das transferências de responsabilidades e desigualdades financeiras. Não podemos mais aceitar que o desequilíbrio federativo continue a assombrar o ente mais fraco. E, como 2014 é ano eleitoral, é preciso cobrar dos futuros candidatos um compromisso real com o municipalismo. “No município é onde estão os problemas. A presidenta Dilma deve olhar com carinho as nossas reivindicações. As prefeituras não estão conseguindo fechar a conta com a folha de pagamento, saúde e educação. Destaca o Prefeito Guimarães.


Lançado pela SEDAP Aquiraz Programa de Aquisição de Alimentos.











Teve início na última quarta-feira, dia 21 de maio, com coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca o programa de Aquisição de alimentos direto da Agricultura Familiar.
É um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em Parceria com o governo do estado através da Secretaria do Desenvolvimento agrário e em Aquiraz coordenado pela SEDAP, que tem como gestor o Secretário Vinicius Guimarães.

A Compra começou oficialmente à margem do Rio Catu, onde compareceram o assessor da Secretaria de Agricultura de Aquiraz, Josenéias  Sampaio acompanhado do coordenador de agricultura, Efraim Moreira e do agente de fiscalização sanitária,  veterinário,  Dr, João José.



Eles foram acompanhar a pesagem e o recebimento bem como o transporte de 50 kg de Tilápia produzidos pela cooperativa dos produtores de Tilápia da localidade de Riviera em Aquiraz.
O pescado foi destinado à alimentação dos idosos da Casa da Melhor Idade.
Segundo Josenéias, a prefeitura continuará comprando diretamente, vários produtos de agricultores familiares e distribuirá tais produtos, como, hortaliças, frutas, verduras, legumes, peixes e aves, dentro deste programa e os distribuirá para vários equipamentos da própria administração pública municipal.


Já Efraim Moreira, disse que o programa é um grande incentivo aos pequenos produtores que agora poderão vender seus produtos sem perder parte dos lucros para o atravessador que muitas vezes explora os pequenos.

O Produtor José Costa, que entregou o pescado  demonstrou bastante satisfação com o programa, pois segundo ele muitos pequenos produtores têm deixado de produzir, por não ter para quem vender com preço que seja viável.

Saiba Mais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
como Restaurantes PopularesCozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos e para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

Instituído pelo artigo 19 da 
Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios.

O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a 
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).


Secretaria de Saúde de Aquiraz promove palestras na Semana da Enfermagem.


Ainda referentes às comemorações alusivas ao Dia Internacional da Enfermagem, que é comemorado em 12 de maio, a Secretaria de Saúde de Aquiraz promoveu na última quarta- feira, dia 21, Ciclo de Palestras, acompanhado de um Coffee Break, com o objetivo de fortalecer a compreensão dos profissionais da área, enfermeiros, auxiliares e técnicos, da  necessidade de oferecer um atendimento humanizado e cuidar bem   dos pacientes, enquanto seres humanos que necessitam  de atenção individualizada.


Dezenas de profissionais da atenção básica (PSF’S), Hospital Municipal, Centro de Especialidades e de  outros equipamentos do sistema de saúde de Aquiraz estiveram presentes na Casa do Saber Justiniano de Serpa, no evento que contou também com a presença da Secretária adjunta da saúde Dra. Olímpia e  da diretora do Hospital Manuel Assunção Pires, Dra. Daniele Leitão.

 O Ciclo contou  com duas palestras, tendo falado primeiro  a psicóloga Lilânia Ágda, que explanou o tema sobre humanização no atendimento de um modo geral, incluindo todos os profissionais da área: Médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos.

Ela lembrou que além de cuidar que o paciente tenha um atendimento mais humano, há a necessidade de que o próprio profissional tenha um suporte emocional para estar bem em todos os sentidos, física e emocionalmente para  oferecer tal cuidado.

Já a palestra final ministrada pela Fiscal do COREN- (Conselho Regional de Enfermagem), Enfermeira Sandra Waleska Vasconcelos, abordou o tema do protagonismo da enfermagem em cuidar e não apenas em atender o paciente.

Waleska disse que há a necessidade do profissional que atua na enfermagem se manter atualizado para que seja dado um tratamento adequado, cuidando das pessoas com segurança, com a tecnicidade que  a profissão exige e com o carinho, a atenção e o respeito a que o paciente tem direito, porém disse também que tudo isso passa pela valorização profissional que o enfermeiro e seus auxiliares  ainda carecem no Brasil.
 A enfermeira Aline Miranda chefe da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital de Aquiraz, disse que  achou muito proveitoso o encontro  e lembrou que é necessário o profissional se apropriar dessas informações, desse conhecimento, pois são vidas que são confiadas às mãos das equipes de enfermagem e eles deverão estar muito bem preparados para cuidar dessas vidas com se fossem pessoas de sua família, e nesse sentido segundo, Aline as duas Palestras foram muito bem escolhidas e atingiram o objetivo.

Ela parabenizou a Secretaria Municipal de Saúde pela escolha dos temas e pela atenção dada aos profissionais da área por ocasião das comemorações da Semana da Enfermagem.


SOBRE A DATA.
Dia Internacional da Enfermagem (ou Dia Internacional dos Enfermeiros) é comemorado mundialmente desde 1965. A data oficial (12 de maio) foi decidida pelo Conselho Internacional de Enfermeiros em 1974, para assinalar os contributos dos enfermeiros e enfermeiras na sociedade.
O dia 12 de maio foi escolhido para Dia Internacional da Enfermagem por ser a data do nascimento de Florence Nightingale, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.
Florence Nightingale e o Dia Internacional da Enfermagem
Florence Nightingale, de nacionalidade inglesa, nasceu em Florença, na Itália daí o seu nome. Aos 17 anos, Florence Nightingale, que era cristã anglicana, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.
Foi na guerra da Crimeia em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856 que o seu trabalho se tornou mais conhecidom e ela foi chamada de "Dama da Lâmpada", instrumento que ela usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.
Dia Internacional da Enfermagem no Brasil
O Dia Internacional da Enfermagem, ou Dia Internacional do Enfermeiro passou a ser uma data comemorativa no Brasil no ano de 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas, através de decreto-lei.


terça-feira, 20 de maio de 2014

Ambev de Aquiraz triplica capacidade de produção no Ceará.



Com investimento de R$ 415 milhões, a Ambev inaugurou nesta segunda-feira (19) a ampliação da fábrica de bebidas localizada no município de Aquiraz.
De acordo com a empresa, a expansão vai possibilitar o aumento na capacidade de produção da fábrica que passa a produzir até 700 milhões de litros de bebidas por ano
Com a ampliação da produção, a unidade também deverá recolher mais impostos. Em 2013, a empresa recolheu R$ 432 milhões em tributos no Estado,  dos quais R$ 308 milhões de  Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ( ICMS). A nova unidade também criou novos postos de trabalho, passando dos atuais 780 para 1.180 funcionários.
A Ambev  Aquiraz também é responsável pela geração de cerca de 29 mil postos de trabalho em toda sua cadeia produtiva.
Com os investimentos, a fábrica de Aquiraz recebeu uma nova unidade de produção de cerveja e três novas linhas de envase: uma de latas, com capacidade de rodar 120 mil latas por hora; uma de pet, para envasar 24 mil garrafas por hora; e outra de garrafas de vidro retornáveis.
Com a nova linha de pet, a fábrica dobrou sua capacidade de engarrafar refrigerantes. A expansão permitiu ainda a produção de bebidas em novos tipos de embalagens, como as latas de 269 ml, 350 ml e 473 ml, a garrafa de vidro retornável de 300 ml, e as garrafas pet de 2,25 litros.
A produção da unidade de Aquiraz abastece os mercados das Regiões Nordeste, Norte e do Centro Oeste, em mais de 250 mil pontos de venda.
Para o prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Guimarães, a fábrica engrandece o município nacional e internacionalmente no segmento, ele  diz: "O nosso município só tem a ganhar. A nova unidade aumenta as oportunidades de emprego e a renda do nosso povo”.


Dançarina de banda de forró é estuprada em assalto em Quixeramobim


A dançarina de uma banda de forró foi abusada sexualmente durante um assalto no último domingo, em Quixeramobim (distante 206Km de Fortaleza). O micro-ônibus do grupo musical seguia da localidade de Lajes com destino à sede do Município, quando foi atacado.
De acordo com informações do Centro de Operações Policiais Militares (Copom) do 9º BPM, quatro homens, um deles armado com um revólver, praticaram o assalto. Segundo a Polícia, eles pretendiam roubar o dinheiro apurado pela banda, que havia se apresentado à noite em um clube naquela localidade.
Abusaram
Como o proprietário já havia seguido com o dinheiro noutro veículo os assaltantes roubaram o dinheiro dos passageiros, cerca de R$ 500,00 e ainda abusaram sexualmente de uma das integrantes da banda.
A onda de assaltos na região central do Estado, principalmente no município de Quixeramobim, está deixando boa parte da população com medo. Os relatos de vítimas têm crescido. Segundo a Polícia, esse ano foi o sétimo assalto registrado na região.
Em Quixadá, um comerciante de 58 anos foi assassinado no fim da tarde deste domingo (18), no Centro da Cidade. Segundo a Polícia, a vítima, Aluízio Lopes de Sousa, se encontrava no seu estabelecimento comercial, situado na Rua José de Queiroz Pessoa, uma das mais movimentadas de Quixadá, quando foi surpreendido por dois assaltantes. O proprietário do estabelecimento comercial estava sozinho quando a dupla anunciou o assalto. Vizinhos ouviram três disparos. Ao correrem para o mercadinho encontraram o comerciante caído no chão. Ele foi atingido por um disparo na cabeça e morreu.
Além dos roubos, outro estupro assustou os moradores da região. No dia anterior, 17, por volta das 17 horas, outra mulher foi estuprada. O crime ocorreu em Pedra Branca. De acordo com a Polícia, a vítima, uma dona de casa de 20 anos, estava dormindo na sua casa quando foi violentada sexualmente por outro morador do local armado com uma faca.

Roberto Carlos vai ao STF contra biografias



O cantor pediu ao STF para participar das discussões sobre a publicação de biografias no Brasil



Image-0-Artigo-1616039-1
O cantor processou Paulo César Araújo, autor de sua biografia não autorizada
FOTO: DAVI FARIAS 05/04/2014
O cantor e compositor Roberto Carlos continua em sua defesa pela preservação do direito dos artistas em manter o controle sobre as realização de biografias. Na semana passada, Roberto, por meio de seu Instituto Amigo, criado em dezembro, entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que possa participar das discussões do processo de publicação de biografias no Brasil.
Se o pedido for aceito, o instituto poderá participar na figura de "amicus curiae", ou seja como interessado na causa. E um dos principais benefícios será o de ter o direito à sustentação oral de seus argumentos no dia do julgamento, o que seria feito por Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos advogados do músico.
Em audiência passada no Supremo, outras entidades participaram como "amicus curiae" como a Ordem dos Advogados do Brasil, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e Academia Brasileira de Letras, que argumentaram favoravelmente aos biógrafos.
Roberto Carlos pretende, com isso, confirmar seu parecer negativo contra a ação movida pela Associação Nacional dos Editores, que luta para modificar dois artigos do Código Civil que, segundo a entidade, permitem censura prévia, pois, possibilitam, entre outras ações, o proibição da publicação da obra, caso o biografado se sinta ofendido de alguma forma.
O instituto do cantor quer mostrar que a supressão desses artigos "viria a tolher direito de reparação de dano à honra e à imagem das pessoas biografadas", conforme detalha o pedido enviado ao Supremo.
Atualmente, qualquer biografado consegue vetar o lançamento de obras sem autorização prévia. E o caso mais famoso envolve justamente Roberto Carlos que, em 2007, conseguiu na Justiça que fossem recolhidos 11 mil exemplares do livro "Roberto Carlos em Detalhes", escrito por Paulo César Araújo e editado pela Planeta. No início deste mês, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que revoga essa autorização prévia.
O texto foi enviado ao Senado e, em caso de nova aprovação, seguirá para sanção presidencial. Já a participação do Instituto Amigo na discussão do Supremo depende de uma aprovação da ministra Cármen Lúcia, relatora do caso, que ainda não se manifestou.
Biógrafo
"O Roberto Carlos é terrível, mas eu também sou", disse o jornalista e historiador Paulo César Araújo, autor da biografia não autorizada do cantor Roberto Carlos.
Oito anos após o início da disputa judicial entorno de sua obra, Araújo disse que não desistiu de vê-la comercializada. Em 2007, a Justiça determinou o recolhimento de 11 mil exemplares do livro "Roberto Carlos em Detalhes".
Araújo participou neste último sábado, dia 17, de um Salão de Ideias na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).
Também participaram do debate o deputado federal Newton Lima (PT), autor do projeto de lei que libera a produção de biografias não autorizadas, e o antropólogo Allan Rocha, especialista em direitos culturais.
Segundo ele, a esperança renasceu com a aprovação na Câmara dos Deputados da liberação das biografias não autorizadas. Apesar de o texto ainda precisar da aprovação do Senado e da sanção presidencial. "Se houver a mudança na lei, Roberto Carlos será o último censor do Brasil e, o meu livro, a última obra a ser censurada", disse Araújo.
Para Rocha, mesmo que aprovada, a lei não deve encerrar o debate sobre a liberação das biografias e do direito à privacidade, mas já seria um "avanço".
A polêmica das biografias se acirrou em outubro do ano passado, quando músicos do movimento Procure Saber - Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento, Erasmo Carlos e Roberto Carlos - passaram a defender com afinco o direito de vetar obras feitas sem a permissão dos familiares ou do biografado.

Lula declara apoio a Eunício


Image-0-Artigo-1616672-1
Lula e os senadores do PMDB, ontem em São Paulo, quando anunciou sua decisão de apoiar a candidatura de Eunício Oliveira ao Governo
FOTO: FOTOSPUBLICAS.COM
 O ex-presidente Lula disse, ontem, em São Paulo, a um grupo de senadores do PMDB, que apoiará a candidatura do senador Eunício Oliveira ao Governo do Ceará. O senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB, foi quem fez o anúncio ao sair do encontro com Lula. Estiveram na reunião o presidente do Senado, Renan Calheiros, o ex-presidente José Sarney, Eduardo Braga, o presidente da CPI da Petrobras, Vital do Rêgo, Romero Jucá e Eunício.
O encontro do senadores com Lula era para tratar de questões relacionadas com a aliança nacional entre os dois partidos, em apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff e de questões ligadas às CPIs da Petrobras.

O PT do Ceará está coligado com o PROS do governador Cid Gomes e quer indicar o candidato ao Senado na chapa em que Cid apresentar o nome para disputar o Governo do Estado. Alguns dissidentes, dentre eles a ex-prefeita Luizianne Lins, não aceitam a aliança com o PROS e defendem uma candidatura própria ou o apoio a Eunício.
Eunício, recentemente, mandou todos os seus liderados que estavam no primeiro escalão do Governo do Estado deixarem os cargos para ele começar a tratar de alianças partidárias e da formação da sua própria chapa ao Governo do Estado. Em mais de uma oportunidade ele já teria conversado com o ex-presidente Lula e a presidente Dilma sobre sua postulação e a reciprocidade do apoio que ele empresta ao Governo do PT como líder do PMDB no Senado.
Ministro
Ontem, segundo Valdir Raupp, na presença de Eunício e dos outros senadores peemedebistas, após a conversa sobre as questões nacionais, o problema da divisão da base aliada no Ceará foi tratada e Lula afirmou que apoiaria a postulação de Eunício, também pela gratidão que tem ao PMDB por ter apoiado o seu Governo.
O ex-presidente também lembrou a colaboração emprestada por Eunício quando foi ministro das Comunicações do seu Governo. O senador cearense evitou dar mais detalhes da conversa sobre a sucessão cearense, mas disse estar muito satisfeito com a manifestação de Lula.
Eunício, como líder do PMDB no Senado, foi quem indicou os nomes do seu partido que integram a CPI do Senado sobre a Petrobras e ainda terá que indicar outros para participarem da CPI mista a ser instalada na Câmara como o mesmo fim.
Fonte:DN

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Motores Flex: mitos e verdades


Há mais de dez anos, a indústria nacional produz, anualmente, milhões de carros com motores flex. Mas, ainda hoje, existem muitas dúvidas a respeito do funcionamento e dos cuidados que se deve ter com esse tipo de motor. “Quando pensamos nos motores flex, surgem muitas dúvidas: qual combustível devo usar, preferencialmente? Qual é o melhor, álcool ou gasolina? Qual é mais econômico? Que cuidados devo tomar em relação ao abastecimento nos postos? Posso misturar os combustíveis? É verdade que o motor flex dura menos? Com explicações sobre esses pontos, é possível tranquilizar os proprietários e ajudá-los a cuidar melhor de seus carros”, afirma Emerson Bernardes, sócio-fundador da WeCare Auto, consultoria de serviços para proprietários de automóveis no Brasil.
Segundo o especialista, os veículos flex são equipados com mais sensores e sistema de injeção e ignição, que se adaptam a cada tipo de combustível. “Ao contrário do que a maioria imagina, a manutenção é bastante simples”, diz ele. Com experiência de mais de 25 anos no mercado de serviços, incluindo seguros para automóvel, Bernardes desmistifica algumas situações e dá dicas de como cuidar melhor aproveitar o máximo do motor flex.


FLEXABST
Mitos e Verdades
Motores flex duram menos.
Mito: Os motores flex são projetados para ter a mesma durabilidade de um motor monocombustível.
Não é preciso esperar um combustível acabar para colocar outro
Verdade: Os motores flex são construídos para ser abastecido e funcionar com qualquer proporção de etanol e gasolina.

Motor vicia quando colocamos apenas um tipo de combustível.
Mito: Os motores flex são fabricados para funcionar com um ou outro combustível (etanol e gasolina) e não “viciam” naquele mais usado.
Os primeiros abastecimentos devem ser apenas com gasolina.
Mito: Os motores flex funcionam com etanol, gasolina ou a mistura dos dois, em qualquer proporção.

O Etanol deixa o carro mais forte e a gasolina rende mais
Verdade: Etanol significa maior potência e gasolina maior autonomia.
Motores flex não funcionam bem quando se mistura etanol e gasolina ou está frio
Mito: Os motores flex atuais contém soluções tecnológicas que possibilitam a partida do veículo com qualquer um dos dois combustíveis, ou a mistura deles, independentemente das condições do tempo.

Há dois grandes tanques de combustível.
Mito: O tanque é o mesmo para ambos os combustíveis.
Motores flex não são prejudicados ou menos prejudicados por combustíveis adulterados.
Mito: Os motores flex possuem uma tecnologia que ajusta automaticamente a mistura para cada tipo de situação de uso, ou seja, se você estiver usando combustível adulterado pode não sentir diferença durante a direção já que o motor se ajusta automaticamente, porém, ele está sendo prejudicado.
Os motores flex são mais econômicos
Mito: Os motores flex são na verdade menos econômicos na questão autonomia, pois, foram projetados para trabalhar com dois combustíveis, em qualquer proporção de mistura, o que faz com que eles gastem mais combustível que os veículos monocombustivel.

FLEX
OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE OS MOTORES FLEX
Principal vantagem do motor flex
Decidir com qual combustível abastecer o carro, de acordo com a tabela de preços.
Principal desvantagem do motor flex
Por trabalhar com muitos valores intermediários, a autonomia e o desempenho do motor flex nunca serão iguais as de um motor monocombustível, ou seja, não será tão potente como um motor a etanol e nem tão econômico como um motor a gasolina.
Como fazer a escolha do combustível
De acordo com os consultores da WeCare Auto, existem duas maneiras simples de fazer o cálculo para saber qual combustível está valendo mais a pena:
1) Genérica – de maneira geral, um veículo abastecido com etanol gasta cerca de 30% mais combustível que com gasolina. Sendo assim, o uso do etanol será vantajoso se o litro custar até 70% do valor do litro da gasolina;
2) Específica – para cada veículo, há uma porcentagem específica do etanol em relação à gasolina, que pode variar para mais ou para menos destes 70%. Então, para fazer o cálculo, deixe o tanque de combustível quase vazio, anote a quilometragem marcada pelo odômetro no painel do veículo, complete-o somente com gasolina e utilize o veículo em trajetos usuais do dia a dia. “Quando o tanque esvaziar, anote novamente a quilometragem e calcule quantos quilômetros rodou com a gasolina. Complete o tanque somente com etanol e faça o mesmo percurso. Quando o tanque estiver quase vazio, anote a quilometragem, verifique quanto conseguiu rodar com o etanol e faça o comparativo”, ensina o especialista.

Mais dicas
Ao abastecer o carro com motor flex, recomenda-se que ele seja usado por 10 minutos, pelo menos, para que o módulo identifique que mistura existe no tanque e funcione adequadamente.
Troque o combustível do tanquinho (reservatório) após longo período de calor ou a cada 90 dias, com exceção das gasolinas Podium, que têm durabilidade de um ano.
Não é preciso completar o tanquinho a cada abastecimento. Uma pequena quantidade é suficiente para o funcionamento do sistema.