sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Prefeitura Divulga Programação do Carnaval

Programação do Carnaval 2014 da paz e alegria em Aquiraz


A Prefeitura de Aquiraz tendo como orientação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) em não destinar recursos públicos à bandas, palco, som e iluminação para o carnaval 2014, sob pena de possível ato de improbidade administrativa, realizará o primeiro carnaval colaborativo da história do município.
A Prefeitura garantirá todos os serviços públicos de suporte como, segurança, transito, fiscalização nas praias, limpeza, infraestrutura, atendimento de saúde em urgência e emergência e assistência social. Também em uma articulação com as forças de segurança do Estado, através do Coronel Carlos Ribeiro, chefe do Comando de Policiamento Metropolitano,  o Carnaval de Aquiraz contará com policiamento Civil, Militar, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Corpo de Bombeiros e Detran, que formarão  um forte esquema de segurança para garantir a tranquilidade dos foliões. A iniciativa privada proporcionará as atrações musicais, palco, som e iluminação. Na praia do Presídio haverá o tradicional carnaval e na praia do Batoque haverá estrutura de som. 
Programa-se e venha fazer um carnaval da paz e alegria. Pois Feliz é Brincar Aqui!

PRAINHA
Sábado (01.03)
21h30min às 23h00min – Balancear
23h30min às 01h30min – Seu Menino

Domingo (02.03)
22h30min às 00h00min – Forro do Bom
00h30min às 02h00min – Chapéu de Couro

Segunda (03.03)
21h30min às 23h00min – Matheus Fernandes
23h30min às 01h30min – Forró dos Brothers

Terça (04.03)
21h30min às 23h00min – Movimento
23h30min às 01h30min – Seu Menino


IGUAPE
Sábado (01.03)
22h00min às 00h00min - Chapéu de Couro
00h30min às 02h30min – Balancear

Domingo (02.03)
22h00min às 00h00min – Xexeu
00h30min às 02h30min – Brothers

Segunda (03.03)
21h30min às 23h00min – Forro do Bom
23h30min às 00h30min – Seu Menino
01h00min às 02h30min – Matheus Fernandes

Terça (04.03)
22h00min às 00h00min  – Chapéu de Couro
00h30min às 02h30min – Movimento  

Aquiraz é sede do Encontro Regional de Conselhos de Juventude promovido pelo Governo do Estado


Em parceria com a Secretaria do Desporto e Juventude de Aquiraz, o Governo do Estado promoveu na manhã desta quinta- feira, 27 de fevereiro, no auditório do Hotel Laguna Blu, na Prainha, em Aquiraz, através da Coordenadoria de Juventude, o Encontro  Regional de Conselhos da Juventude.
De acordo com Ítalo Bethoven, Assessor do Coordenador de Políticas de Juventude do Estado, Ismênio Bezerra, o objetivo é possibilitar que os municípios tenham uma um programa de qualificação e capacitação sobre a importância de criar o conselho municipal da juventude e informar que passos são necessários para isso.
Sobre a criação do Conselho da Juventude, ele disse: “É importantíssimo a criação do conselho, primeiro porque é necessário para todo e qualquer município, que quer crescer, se desenvolver, depois porque amplia a margem de captação de recursos, pois para várias linhas de aporte financeiro dentro da política da juventude, que vem para o município, tem como  requisito, a existência do referido conselho”.
O Secretário do Desporto e Juventude de Aquiraz André Luiz lembrou, “Aquiraz tem 22 mil jovens entre 15 e 29 anos e o prefeito Antônio Guimarães tem recomendado que seja dado as oportunidades e qualificação, através das políticas direcionadas a partir da criação do Estatuto da Juventude para que os habitantes do Município nessa faixa etária também sintam que têm valor, têm dignidade e que podem e devem participar do desenvolvimento econômico e social de Aquiraz”.
“A criação do conselho da juventude contribuirá também para que haja um mecanismo de controle social na população que hoje mais sofre neste país, que são os jovens. Também é forma de nos conduzir como gestores na melhor forma chegar até o jovem e atender suas revindicações” destaca o Prefeito de Aquiraz Antônio Guimarães.
Estiveram presentes ao evento representantes dos municípios de Aquiraz, Aratuba, Aracati, Cascavel, Choró, Fortaleza, Horizonte, Maranguape, Pacajus, Russas, além dos representantes dos municípios da Região Metropolitana, o Secretário de Ajunto do Planejamento, Rodrigo Mesquita, o Secretário do Desporto e Juventude de Aquiraz André Luiz, e o facilitador e palestrante do evento o representante do Conselho Nacional da Juventude, (CONJUV), Davi Barros.
Sobre o Conjuve
O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O Conselho tem, entre suas atribuições, a de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
O Conjuve é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil, contando, ao todo, com 60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os Ministérios que possuem programas voltados para os jovens; a Frente Parlamentar de Políticas para a Juventude da Câmara dos Deputados; o Fórum Nacional de Gestores Estaduais de Juventude; além das associações de prefeitos. Essa composição foi estruturada para que as ações sejam articuladas em todas as esferas governamentais (federal, estadual e municipal), o que contribuirá para que a política juvenil se transforme, de fato, no Brasil, em uma política de Estado.
Os membros do Conselho são escolhidos para mandato de dois anos, mediante eleição direta, e os cargos de presidente e vice-presidente são alternados, a cada ano, entre governo e sociedade civil.

Com Informações da.
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
Reportagem Regis Oliveira - Fotos Joselito Araújo
85 3361.1865 – 9644.8830

Veja dicas para comer bem na rua durante o Carnaval

SEGURANÇA ALIMENTAR



Verificar a procedência da refeição pode evitar contaminações; alimentos leves facilitam a digestão


agua-de-coco-carnaval
Segundo a nutricionista Christiane Zanella, tomar água de coco é uma boa dica para quem deseja manter-se hidratado nos dias de folia
FOTO: ARQUIVO/NATINHO RODRIGUES
Se a ordem é não deixar o samba morrer, a festa não pode acabar. Afinal, para muitas pessoas, Carnaval é rua, multidão, alegria dia e noite. O problema é que, entre os tantos batuques que ditam o ritmo da celebração, muitas vezes não sobra tempo para se alimentar corretamente. No lugar das refeições de todo dia, os foliões optam pelos espetinhos, salgados, pastéis, cachorros-quentes, lanches naturais, milho cozido, acarajés. Seja na barraca mais próxima ou pelas mãos do vendedor ambulante, ao aliar praticidade e preços acessíveis, vale quase tudo para matar a fome e continuar a diversão. É importante, contudo, estar atento à procedência do que se come na rua durante o período. Refeições rápidas podem significar riscos invisíveis à saúde.
Assim, alguns cuidados são fundamentais para garantir a segurança do alimento e evitar contaminações. A redação web do Diário do Nordeste separou algumas dicas para que os foliões se alimentem bem sem deixar de aproveitar cada instante da programação da festa. 
1. Observar onde os alimentos são guardados
Ao comer na rua, o primeiro ponto a ser observado, segundo a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Unifor, Christiane Zanella, diz respeito aos recipientes onde o alimento está guardado. É verão e, no Carnaval, os alimentos ficam expostos ao calor por tempos ainda maiores que o recomendável. Deixá-los em temperatura ambiente por mais de duas horas pode contribuir para a proliferação de bactérias e influenciar uma intoxicação alimentar. 
“Normalmente, essa alimentação é rica em proteína, por isso é necessário ter uma preocupação com a temperatura em que os alimentos estão sendo conservados. O ideal é que haja um localrefrigerado para guardá-los”, acrescenta.
2. Atentar-se para a higiene de quem prepara a refeição
Outro ponto levantado por ela é a higiene do manipulador. “Como é um alimento pronto para o consumo, ele sai dali direto para a boca do consumidor. Por isso, a pessoa precisa estar usandoluvas bem higienizadas e procurar estar sempre com um touca no cabelo. Além dessas precauções, quem manipula o alimento não deve ser a mesma pessoa que recebe o dinheiro. Evitar conversar perto da comida também é uma boa dica para evitar qualquer contaminação pela saliva”, indica a nutricionista.
3. Alimentos com maior teor de água devem ser prioridade
Apesar de importantes, as boas práticas por quem está manipulando o alimento não são suficientes para garantir uma alimentação saudável ao folião. Também é importante conhecer osnutrientes de cada refeição. “O folião deve evitar alimentos ricos em gordura, a exemplo dos fritos e empadinhas que oferecem mais resistência à digestão, e priorizar aqueles com maior teor de água, como uma salada de frutas ou um sanduíche feito de pão mais natural, pois o organismo os digere com mais facilidade”, recomenda Zanella. 
4. Hidratar-se sempre
Durante o Carnaval, a hidratação, por sua vez, deve ser intensificada. “Os foliões brincam bastante e perdem muito suor nessa brincadeira. Um bebida muito adequada é a água de coco, porque propicia inclusive a reposição de minerais”. 
E, no caso de algum imprevisto de saúde nos dias de folia, o ideal é se cuidar o quanto antes. “Ao ter uma infecção que gere diarreia, por exemplo, o folião deve se hidratar bem, procurar um médico e comer alimentos leves. Frutas e saladas são boas indicações”, destaca a professora.
5. Destilados ou não?
Quando o assunto é o que beber, a professora do curso de Nutrição da Unifor esclarece que as bebidas alcoólicas destiladas são mais concentradas e, por isso, mais calóricas. “Mas, vale lembrar que, cada mililitro de bebida alcoólica tem sete calorias. Independentemente de ser destilada ou não, a concentração de álcool é a mesma”, salienta.
6. Não preocupar-se em colocar a “operação carnaval” a perder
De fato, para muita gente, Carnaval é coisa séria. No embalo das dietas e dos treinos nas academias, a preparação em busca do corpo que satisfaça começa meses antes da festa. Christiane Zanella ressalta, no entanto, que nesse período os excessos são quase inevitáveis. “É difícil manter o exercício físico e a dieta. No Carnaval, você vai estar suscetível à bebida que não estava antes, o horário de sono também vai ser alterado por conta da folia. Já que você se preparou para esse momento, a dica é aproveitá-lo e depois voltar à rotina”.

José Dirceu e Delúbio devem deixar presídio em outubro

stf
Com a derrubada do crime, o chamado núcleo político do mensalão, formado por Dirceu, Delúbio e José Genoino, cumprirá pena somente pelo crime de corrupção ativa
FOTO: STF
Ao julgar recursos, ministros do Supremo entenderam que não houve formação de quadrilha

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, ontem, livrar o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, o ex-presidente do PT José Genoino e mais cinco acusados da condenação por formação de quadrilha no julgamento do mensalão. Por seis votos a cinco, o tribunal derrubou as punições impostas dois anos atrás e entendeu que houve apenas coautoria dos condenados para cometer os crimes.
A decisão do STF beneficia principalmente a antiga cúpula do PT. Dirceu e Delúbio devem deixar a cadeia em outubro.
José Dirceu foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha, mas, ao ser inocentado do último delito, teve sua pena reduzida para 7 anos e 11 meses. Como a pena é inferior a 8 anos de prisão, ele terá direito a cumprir pena em regime semiaberto.
FONTE: DN

AL indica Patrícia Saboya para cargo de conselheira do TCE

CARGO VITALÍCIO



AL_TCE
Depois de ter o seu nome aprovado pelo plenário, Patrícia foi à Mesa Diretora agradecer ao presidente da Casa, deputado José Albuquerque
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Depois de passar pela Câmara Municipal de Fortaleza, Senado Federal e Assembleia, ela agora é vitalícia
A indicação da deputada Patrícia Saboya (PDT) para assumir uma das vagas de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa, ontem, em votação secreta. Os 35 parlamentares presentes à sessão foram favoráveis à escolha. O governador Cid Gomes ainda terá que assinar o ato de nomeação e ela renunciará ao mandato, devendo substituí-la na Assembleia o suplente Adail Carneiro, hoje filiado ao PHS.
Apesar da votação expressiva, Saboya não obteve nenhum voto de seus companheiros de partido, pois estes não estavam na sessão no momento da votação. O deputado Heitor Férrer antecipou o Carnaval e viajou na quarta-feira para o Recife, o deputado Delegado Cavalcante está viajando há dias e se desculpou com a deputada, e Ferreira Aragão não estava no plenário no momento da votação.
Patrícia também não contou os votos de duas das suas colegas mulheres. A deputada Fernanda Pessoa (PR) que havia se recusado a assinar a indicação do nome de Patrícia, não foi à Assembleia, e Eliane Novais (PSB), embora tenha sido a terceira na lista de apoiadores do nome de Patrícia, também não foi a plenário. A informação dada à presidência da Assembleia é que ela estava viajando.
FONTE; DN

Prefeito Guimarães decide manter Carnaval em Aquiraz- VEJA A NOTA DIVULGADA POR SUA ASSESSORIA.

Prefeitura garante o Carnaval de Aquiraz



 Com apenas 10 dias de antecedência, o Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, oficializou uma recomendação à Prefeitura de Aquiraz para não destinar recursos públicos à bandas, palco, som e iluminação para o carnaval 2014, sob pena de possível ato de improbidade administrativa.
Aquiraz é um município turístico, com 75 mil habitantes e com tradição na realização do Carnaval. Estima-se que 30% da população irá participar das festividades de carnaval com gastos médios per capita da ordem de R$ 50 por dia, totalizando uma injeção de recursos de, aproximadamente, R$ 4,5 milhões no período do carnaval.
Estes recursos deverão ser gastos pela população em Aquiraz ou em outro lugar, caso não tenha a possibilidade de acontecer no seu próprio município. Existe, ainda, a provável vinda de mais de 20 mil pessoas de outros municípios para Aquiraz, significando uma injeção extra de outros R$ 4 milhões na economia local.
 A questão da seca e de outros grandes desafios são prioridades e, a Prefeitura de Aquiraz está fazendo grandes esforços neste sentido, mas, não realizar o carnaval, significa a possibilidade do município de Aquiraz perder uma injeção de mais de R$ 8 milhões em sua economia nesse período.
Também leva-se em consideração o fato de todo o comércio local (ambulantes, mercadinhos, pousadas, hotéis, barracas de praias, etc) já ter feito investimentos extras consideráveis para atender o fluxo do carnaval que, caso não aconteça, acarretará em prejuízos imensos para essas pessoas.
Ou seja, o cuidado com a seca e situações de calamidade precisam ser responsáveis, mas não se pode executar medidas que amplifiquem ou que promovam o desequilíbrio econômico e social do Município.
Dentro desse cenário, a Prefeitura de Aquiraz, ouvindo a população, o comércio e a Câmara Municipal dos Vereadores decidiu garantir a realização do Carnaval, respeitando a determinação do TCM.
Sendo assim, a Prefeitura está liderando a realização do primeiro carnaval colaborativo da história de Aquiraz, entrando com todos os serviços públicos de suporte, como: segurança, limpeza, atendimento preventivo e emergencial de saúde, assistência social e fundamentalmente, sendo o principal agente articulador para viabilizar recursos da iniciativa privada que irão custear e financiar os investimentos necessários com atrações musicais e toda infraestrutura dos shows.
O entendimento da Prefeitura é que a visão do desenvolvimento econômico e social deve ser pautada no benefício de toda a população com a melhoria sustentável da qualidade de vida.

Antônio Guimarães
Prefeito de Aquiraz.


O carnaval acontecerá nas Praias; Porto das Dunas, Prainha, Presídio, Iguape e Batoque.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Secretaria de Finanças de Aquiraz lança Novo Código Tributário



Entrou em vigor, na última segunda-feira, 24 de fevereiro, o novo Código Tributário de Aquiraz. O Novo Código, elaborado por uma comissão da própria Secretaria de Finanças (Sefin), nomeada pelo Secretário Marcus Machado, que coloca a legislação tributária do Município entre as mais modernas do País, disponibilizando aos contribuintes dispositivos utilizados em poucos municípios e alguns, até, exclusivos de Aquiraz.
Com o intuito de beneficiar as pessoas mais carentes e, assim, praticar a justiça fiscal o Código trata das isenções, importantes dispositivos que beneficiam variados segmentos da sociedade.
“O que a população espera desse Novo Código é que ele permita, com justa arrecadação tributária, proporcionar, ao Gestor Municipal, os recursos necessários para que possa melhorar a qualidade de vida de todos, principalmente dos mais carentes, incapazes de prover suas famílias de boas moradias, saúde e educação junto à rede privada. Dessa forma, o Município deverá dispor de mecanismos capazes de oferecer serviços públicos compatíveis e até melhores que os disponíveis no mercado” explica o prefeito Antonio Guimarães.
O Imposto Sobre Serviço (ISS) também trará benefícios para a população, inclusive com a criação de novos postos de trabalho, onde ficam isentos do imposto as empresas prestadoras de serviços que venham a se instalar no município de Aquiraz, terão desconto de 50% do imposto, pelo prazo de 05 anos consecutivos, a contar do efetivo início de atividades, desde que comprovem a contratação e/ou manutenção, em seu quadro de pessoal, funcionários residentes e/ou nativos de Aquiraz, nos termos da regulamentação desta lei.
A preocupação com o meio ambiente também está presente no lançamento e equacionamento das taxas ambientais já que Aquiraz é um dos poucos municípios autorizados a conceder licenças ambientais. No que diz respeito a atualização dos impostos, o código foca, basicamente, no Imposto Predial e Territorial Urbano, cuja base de cálculo desatualizada, tendo em vista que imóveis em áreas nobres, com valor de mercado superior a R$ 2.000,00 por metro quadrado, estavam cotados, para efeito do imposto, em R$ 169,00 por metro quadrado.
“É claro que, em uma única atualização, o código não equiparou esses dois valores, na base de cálculo existente, porém, uma valorização significativa será sofrida pelos imóveis cuja base de cálculo encontra-se muito defasada, afinal, é o mercado imobiliário que dita o valor dos imóveis, cabendo ao poder público ficar atento a essas variações” esclarece o Secretário de Finanças Marcus Machado.
Veja quem pode ser beneficiado com a isenção do IPTU:
a) Pertencente a viúvo ou viúva, órfão menor, aposentado, ou pessoas inválidas para o trabalho em caráter permanente, desde que possuam um só imóvel e nele residam e que tenham renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos;
b) Pertencente a agricultor, devidamente cadastrado na Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos do Município de Aquiraz, com atividade agrícola devidamente comprovada no Município de Aquiraz, desde que possuam um único imóvel, com área máxima de 10.000m2 (dez mil metros quadrados) e que nele residam, e que tenha a atividade agrícola (cultura de subsistência) como única fonte de renda;
c) Pertencentes aos portadores de doenças graves incapacitantes e aos doentes em estágio terminal irreversível desde que destinado, exclusivamente, ao uso residencial próprio, que não possuam outro imóvel predial e que tenham renda familiar mensal inferior a cinco salários mínimos;
d) O valor do imposto predial será reduzido em 50% (cinquenta por cento) para as empresas que venham a se instalar no Distrito Industrial definido no Plano Diretor de Aquiraz, pelo prazo de 05 (cinco) anos consecutivos, a contar do efetivo início de atividades naquele local, observadas as condições estabelecidas pelo poder público para instalação e funcionamento;
e) Pertencentes aos integrantes do cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, pelo período em que estiver inscrito no referido cadastro.

FONTE; Assessoria de Comunicação da prefeitura de Aquiraz

Guimarães tem o apoio do governador Cid para realizar a obra do avanço do mar no Iguape


O avanço do mar é um fenômeno registrado em todo litoral nordestino, os 17 Estados brasileiros banhados pelo oceano Atlântico sofrem com este fenômeno. Especialistas preveem alterações ainda mais significativas nos próximos anos.


O Estado do Ceará apresenta uma linha de costa de 573 km que vem sofrendo extensivos processos erosivos. O município de Aquiraz possui 36 km de litoral e a praia do Iguape é onde apresenta o maior avanço das águas.

Por essa razão na manhã de ontem, 25 de fevereiro, durante a inauguração do Centro das Rendeiras, o prefeito Antônio Guimarães conversou com o Governador do Ceará, Cid Gomes sobre a situação. O gestor sugeriu que com ajuda do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Labomar-UFC) a Prefeitura de Aquiraz realize um estudo sobre o avanço do mar para saber a melhor medida a ser utilizada para minimizar os danos. Logo após o estudo, encaminhar o projeto para o Governo Estadual e Federal para captação de recursos.

"Os Técnicos da Prefeitura já fiscalizam semanalmente as barracas removendo aquelas que estão sendo deterioradas pelo mar. Agora, precisamos pensar em uma ação a longo prazo para conter o avanço do mar e com ajuda do Labomar podemos chegar a melhor solução para o Iguape" destaca o prefeito Antônio Guimarães.

Além do projeto que deve ser elaborado com Labomar, a Prefeitura já está analisando um terreno que pertence a União e fica no entorno dessa praia do Iguape, para utilização, caso haja necessidade, de realocação das barracas.

O município conta também com uma equipe de fiscais que atua em toda a faixa litorânea orientando e punindo as barracas irregulares.

Fonte;

Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
85 3361.1865 – 9644.8830

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

SINSEPUMA REÚNE SERVIDORES E REINVINDICA MELHORIAS

SINSEPUMA  COMUNICA

Movimento hoje na Câmara municipal reuniu os professores na luta pela titulação, dos agentes de endemias pelo reposição salarial e dos vigias pelos 40% do risco de vida. O SINSEPUMA colocou na pauta do debate na sessão da Câmara as reivindicações das categorias e entregou ao vereador Josimar de Castro presidente da Câmara e para o vereador Ronaldo do PT, membro da Mesa Permanente de negociação a pauta de todas as categorias que não receberam reajuste como auxiliares de enfermagens, os profissionais de nível superior ,os motoristas ,os agentes de endemias e os fiscais de tributos . A MESA DE NEGOCIAÇÃO vai se reunir pela primeira vez amanha dia 26\02 e para avançar nas negociações vamos mobilizar as categorias por mais essas conquistas. O importante é a luta não parar e acreditar que só com a nossa força e a nossa união vamos concretizar como aconteceu com o Vale Transporte e Vale alimentação que hoje beneficia todas as categorias do nosso município. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES, DIGA NÃO A DIVISÃO!


TEXTO ENVIADO PELA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO SINSEPUMA

12º LUGAR Litoral de Aquiraz entre preferidos para o verão



Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz
Com um dos maiores parques aquáticos do Brasil, a praia do Porto das Dunas, em Aquiraz, a cerca de 35 quilômetros de Fortaleza, é uma das que mais atrai turistas
CID BARBOSA
Centro de Eventos
Encontro de cúpula dos cinco maiores países em desenvolvimento ocorre em julho deste ano, no Centro de Eventos do Ceará
A procura pelo destino cearense cresceu 235% em janeiro deste ano, em relação a igual período de 2013
São Paulo/Fortaleza. Com praias como Porto das Dunas, onde está localizado um dos maiores parques aquáticos do Brasil, o município de Aquiraz, a cerca de 35 quilômetros de Fortaleza, tem atraído cada vez mais a atenção de turistas de todo o País. De acordo com um levantamento do site Hoteis.Com, o destino cearense foi o 12º mais procurado pelos brasileiros em janeiro deste ano, com um crescimento de 235% nas buscas, em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O município, o único do Ceará a figurar no ranking dos 20 destinos mais procurados pelos brasileiros no site Hoteis.Com, está ao lado de importantes localidades brasileiras, sobretudo no Sul e no Sudeste, onde a procura cresceu mais em número de destinos, e também internacionais, como Orlando, nos Estados Unidos, que ocupa o 11º lugar no ranking, com crescimento de 247% nas buscas.
Fernando de Noronha (PE) encabeçou o ranking, com um aumento de 495% na busca do site de um ano para outro, mas é seguida por Penha (SC), com um crescimento de 416%; Rio das Ostras (RJ), com alta de 384%; Arraial do Cabo (RJ), com 382% a mais de buscas; e Piçarras (SC), com um aumento de 360%.
Destinos internacionais como Siem Reap, no Camboja, cujo crescimento das buscas ficou em 255%, Orlando (EUA), com 247%, Santa Marta (Colômbia), com 175% e Pampatar (Venezuela), com 168% de aumento, figuram entre as top 20, ocupando o 10º, 11º, 14º e 15º postos, respectivamente.
FONTE:DN

Senador Inácio Arruda e PCdoB são condenados por propaganda eleitoral antecipada

O senador Inácio Arruda e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foram condenados a pagarmulta de R$ 8 mil, cada um, por praticarpropaganda eleitoral antecipada. A decisão foi da Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE), que obteve, junto à Justiça Eleitoral, a condenação. Além da multa, o senador e o partido estão proibidos de distribuir a revista que foi lançada em janeiro de 2014, no Mercado dos Pinhões de Fortaleza, durante uma reunião de prestação de contas de mandato. Para Justiça, o ato foi caracterizado como propaganda irregular.
 Inácio Arruda
De acordo com o juiz auxiliar da propaganda e autor da sentença, Carlos Henrique Garcia de Oliveira, a distribuição das revistas anuncia antecipadamente a candidatura à reeleição, de Inácio Arruda, por possuir o condão de induzir o eleitorado a considerá-lo como o candidato mais apto a ocupar o cargo de senador.
 

PRE já havia obtido liminar para suspender a distribuição da revista
Antes da decisão, a PRE já havia obtido liminar determinando que fosse suspensa a distribuição da revista e que o partido e o senador se abstivessem de realizar outros eventos semelhantes ao que foi promovido no dia 30 de janeiro. A legislação eleitoral não proíbe a prestação de contas de parlamentares, entretanto, o juiz afirma que as provas apresentadas no processo, "revelaram de forma contundente que ocorreu propaganda eleitoral antecipada, em infringência ao disposto no art. 36 da Lei das Eleições".

Prefeitura garante o Carnaval de Aquiraz



Com apenas 10 dias de antecedência, o Tribunal de Contas dos Municípios - TCM, oficializou uma recomendação à Prefeitura de Aquiraz para não destinar recursos públicos à bandas, palco, som e iluminação para o carnaval 2014, sob pena de possível ato de improbidade administrativa.
Aquiraz é um município turístico, com 75 mil habitantes e com tradição na realização do Carnaval. Estima-se que 30% da população irá participar das festividades de carnaval com gastos médios per capita da ordem de R$ 50 por dia, totalizando uma injeção de recursos de, aproximadamente, R$ 4,5 milhões no período do carnaval.
Estes recursos deverão ser gastos pela população em Aquiraz ou em outro lugar, caso não tenha a possibilidade de acontecer no seu próprio município. Existe, ainda, a provável vinda de mais de 20 mil pessoas de outros municípios para Aquiraz, significando uma injeção extra de outros R$ 4 milhões na economia local.
 A questão da seca e de outros grandes desafios são prioridades e, a Prefeitura de Aquiraz está fazendo grandes esforços neste sentido, mas, não realizar o carnaval, significa a possibilidade do município de Aquiraz perder uma injeção de mais de R$ 8 milhões em sua economia nesse período.
Também leva-se em consideração o fato de todo o comércio local (ambulantes, mercadinhos, pousadas, hotéis, barracas de praias, etc) já ter feito investimentos extras consideráveis para atender o fluxo do carnaval que, caso não aconteça, acarretará em prejuízos imensos para essas pessoas.
Ou seja, o cuidado com a seca e situações de calamidade precisam ser responsáveis, mas não se pode executar medidas que amplifiquem ou que promovam o desequilíbrio econômico e social do Município.
Dentro desse cenário, a Prefeitura de Aquiraz, ouvindo a população, o comércio e a Câmara Municipal dos Vereadores decidiu garantir a realização do Carnaval, respeitando a determinação do TCM.
Sendo assim, a Prefeitura está liderando a realização do primeiro carnaval colaborativo da história de Aquiraz, entrando com todos os serviços públicos de suporte, como: segurança, limpeza, atendimento preventivo e emergencial de saúde, assistência social e fundamentalmente, sendo o principal agente articulador para viabilizar recursos da iniciativa privada que irão custear e financiar os investimentos necessários com atrações musicais e toda infraestrutura dos shows.
O entendimento da Prefeitura é que a visão do desenvolvimento econômico e social deve ser pautada no benefício de toda a população com a melhoria sustentável da qualidade de vida.

Antônio Guimarães
Prefeito de Aquiraz

Guimarães e Cid Inauguram Centro das Rendeiras do Iguape



 Maior polo de produção artesanal de renda de bilro do Ceará, a praia do Iguape, no Município do Aquiraz, ganhou nesta  terça-feira, dia 25, o Centro das Rendeiras Miriam Porto Mota. Com área total construída de 1.173m², de frente para o mar, o novo Centro constitui-se em um local de produção e comercialização do artesanato cearense e irá beneficiar, diretamente, as 56 famílias de rendeiras que ali trabalham, além de incrementar o turismo regional e fortalecer a atividade artesanal da região.

          Do Mirante se tem esta vista deslumbrante



O Centro de Rendeiras foi inaugurado pelo governador Cid Gomes e pelo secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, recepcionados no município pelo  Prefeito de Aquiraz Antonio Fernando  Guimarães, que participou da solenidade prestigiada ainda por um grande número de autoridades.

Compareceram, o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, o secretário do estado e deputado, Mauro Filho, o ex- ministro da  secretaria nacional de portos, Leônidas Cristino, ex- governador Gonzaga Mota acompanhado  de sua esposa, Mirian Mota, homenageada com seu nome identificando o novo pólo das rendeiras do Iguape. 

       Mauro Filho elogiou Cid e o Prefeito Guimarães.


Mirian e Gonzaga Mota, disseram  que ficaram muito honrados com a homenagem.

Estiveram presentes, vereadores do município, Ivete Dantas, Nilton dos Pescadores e Ricardson Santana e Maurício Matos, ao lado do presidente da Câmara, Josimar de Castro, todo o secretariado do prefeito Guimarães, funcionários públicos, lideranças comunitárias, os pescadores do Iguape e boa parte da população da localidade.

Presidente da Câmara, Josimar de Castro ao lado de alguns vereadores.

 Construído em formato de um navio ancorado à praia, numa homenagem aos pescadores cearenses, o novo equipamento conta com três pavimentos, sendo dois destinados aos boxes de produção, exposição e venda do artesanato, para cada uma das rendeiras.



 Marco Estratégico

No terceiro andar, foi instalada uma cafeteria e área de lazer, um mirante, de onde se pode apreciar o mar, à frente, e às dunas do Iguape, por trás. “O Centro das Rendeiras Miriam Porto Mota é um marco estratégico do complexo artesanal e turístico de Aquiraz, que chega para cumprir a missão de valorizar as artesãs e suas famílias, escopo principal das políticas públicas do artesanato do Estado, além de modernizar a área”, ressalta Josbertini.
O equipamento recebe a assinatura do arquiteto cearense Antenor Coelho, segundo quem, buscou a inspiração nos barcos pesqueiros, para delinear as formas e a estrutura do Centro. “O artesanato e a pesca são as principais atividades econômicas da comunidade do Iguape, e estão diretamente interligadas, contribuindo bastante para manter viva a cultura local e promover o turismo do Ceará”, justifica o titular da STDS.

 O novo centro dispõe de espaços físicos adequados ao trabalho e ao atendimento dos clientes, - cearenses e turistas que visitam semanalmente o Iguape, - além de que garante, igualmente, acessibilidade com segurança para pessoas com deficiência. A obra foi concebida pela Coordenadoria do Artesanato e Economia Solidária da STDS


Comentando sobre sua expectativa de melhora do comércio de artesanato no novo centro, a rendeira Vanderli Costa, de 40 anos, disse: “Eu trabalhava no outro centro e a gente passou algum tempo num local cedido pelo governo. Com esse novo espaço, eu tenho a expectativa de que a nossa vida vai melhorar muito, com o aumento das vendas e com o aquecimento do turismo no Iguape. São 56 famílias que tiram o sustento do nosso trabalho.”

A Secretária Katyúscya  Araes lembrou que a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social vai ser parceira do governo do estado na manutenção do Centro.

O Secretário  Cultura de Aquiraz,  Rodolf Forte, ao se referir às rendeiras,  disse que sente-se feliz  com  a valorização que o prefeito Guimarães e o governador Cid estão dispensando  a essas mulheres de fibra e que merecem nosso respeito, admiração e apoio, que são aquelas que produzem com suas mãos abençoadas, um dos produtos mais ricos culturalmente do país, que é a renda de bilro.
A Secretária do Turismo, Indira Guedes disse  animada: " É um excelente equipamento e que com certeza agregará muito valor ao destino turístico, Aquiraz".

O Governador Cid disse  que o novo espaço vem com a proposta de valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas rendeiras do Ceará, trabalhos estes muito admirados e requisitados em todo o mundo. “Eu tenho um carinho muito grande pelo município de Aquiraz e tudo aquilo que eu puder fazer para melhorar a vida da população desse município eu farei de muito bom gosto. Por isso eu venho aqui entregar esse equipamento. É uma forma de reverenciar e destacar uma das grandes  riquezas do nosso Estado, que é o nosso artesanato de renda, proveniente das mãos dessas verdadeiras artistas”, comentou Cid Gomes.


"Aquiraz e nossa população ganha um espaço não só de comércio, mas de integração entre o turista e a nossa comunidade que é tão rica culturalmente" destaca o Prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães. 


 Emocionado ele disse  ainda que não poderia perder a oportunidade de clamar ao Governador que olhe com bastante carinho e atenção para a população de Aquiraz.

O Governador, a Representante das Rendeiras e  Prefeito Assinaram o Contrato de Parceria na Manutenção do Equipamento.

 Guimarães destacou duas necessidades prementes: abastecimento d'água e  combate à erosão e ao avanço do mar e das dunas, que destruíram todas as barracas do Iguape, expulsando não só aqueles que sobreviviam de comercializar produtos como alimentos e bebidas, como também os pescadores que ficaram ser ter onde aportar suas jangadas.

O Governador respondeu dizendo que já liberou 5,1 milhões para o abastecimento d'água e o prefeito tem que estar acompanhando os trâmites e ele (governador) tem orientado para que se dê agilidade, pois  água é uma necessidade básica e não pode esperar.
 Quanto ao avanço do mar, sugeriu que o município prepare um projeto e apresente  ao governo do estado para que junto ao ministério da Integração seja dada uma solução e  disse imaginar que a construção de um espigão seria a solução, porém é necessário um laudo técnico para que se saiba com precisão, o que é necessário para resolver o problema.

Diassis Martins e  o secretário de Planejamento de Aquiraz, Keginaldo Almeida.

O Cantor Diassis Martins e a sua Banda Cavalo Selado animaram o evento e cantaram entre muitas outras músicas de forró raiz, a música mulher rendeira, de domínio público.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sinsepuma abre processo eleitoral que elegerá diretoria para os próximos 04 anos.



No último dia 17 de fevereiro, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Aquiraz realizou assembléia no auditório da Câmara Municipal de Aquiraz,  convocando todos os servidores públicos municipais filiados e em dia com suas obrigações sindicais para dar início ao processo eleitoral, visando as eleições daquela entidade, cuja diretoria estará à frente do sindicato nos próximos 04 anos, quadriênio 2015-1018.
Foi feita toda a mobilização chamando os interessados e no dia 17 em segunda convocação foi formada a comissão eleitoral, tendo como  Presidente da Comissão,  Carmem Silvia, representante da CUT- Central Única dos Trabalhadores, 01 representante da FETAMCE e 03 membros da Assembleia que não compõem nenhuma chapa.
A  partir daquele dia, 17 de fevereiro e até dia 07 de março estão abertas as inscrições de chapas para qualquer servidor que desejar concorrer.

De acordo com Ozaneide de Paulo, atual Secretária de Finanças do Sinsepuma e Secretária Geral da FETAMCE, a atual diretoria defende o nome da  professora Elisângela Vieira de Paulo para dar continuidade ao trabalho do SINSEPUMA nos próximos 04 anos.

Eunício diz que será Candidato até contra Todos

GOVERNO DO CEARÁ

Hoje, Eunício está fora da aliança com Cid.


FONTE: DN

Eunicio_Senador
Senador Eunício Oliveira diz estar autorizado pelo PMDB nacional para fazer alianças com quem lhe interessar, da base ou não da presidente
FOTO: TUNO VIEIRA
Walter_CMFOR
Walter Cavalcante, presidente da Câmara Municipal,quer reunir o pessoal do departamento jurídico e os líderes partidários
FOTO: LUCAS DEMENEZES
O peemedebista tem sido enfático ao falar da candidatura e do trunfo que tem paraela ser respeitada pelo PT

O senador Eunício Oliveira (PMDB), ainda não afirma, categoricamente, estar fora da aliança liderada pelo governador Cid Gomes (PROS), o que pretende fazê-lo, preferencialmente, na primeira quinzena de abril, passado a desincompatilização, mas, enfaticamente já passou a dizer, sem reservas, que é candidato ao Governo do Estado, custe o que custar, disposto, assim, com certo dissabor, de estar num palanque diferente daquele das três últimas eleições (2006,2010 e 2012), para enfrentar qualquer um dos até bem pouco correligionários. Sem mágoas, diz ele, o discurso da campanha será propositivo, tanto da sua parte quanto da dos aliados que abraçarem sua causa.
Alguns dos mais próximos do governador Cid Gomes ainda duvidam, mesmo sem demonstrarem muita convicção, se Eunício terá ou não disposição para o enfrentamento, embora reconheçam estar um pouco esgarçada a relação entre ambos, apesar de nenhum dos dois, publicamente, ter feito manifestações menos lisonjeira ou de desaprovação capazes de justificar um afastamento.
Ostensiva
Governador e senador, porém, já não são mais vistos juntos tão amiúde como outrora. Eunício não tem frequentado, há um certo tempo, os púlpitos montados para os séquitos do governador em eventos no Interior do Estado. Ao contrário, tem tornado mais ostensiva a formação do seu próprio palanque.
Experiente como é, o senador sabe da dificuldade de montar uma chapa com os adversários de Cid Gomes, principalmente por conta dos compromissos das agremiações de todos eles com a campanha presidencial, embora esteja convicto de ter não só a simpatia pela sua postulação, como, também, o apoio informal.
O estímulo da direção nacional do seu partido, o PMDB, principal aliado da presidente Dilma, além da sua relação pessoal com o ex-presidente Lula, de quem foi ministro das Comunicações, alimenta a ideia de vir a ser um candidato ao Governo aceito, também, como da base aliada, portanto, merecedor do respeito e consideração que o PT venha a dispensar a esse ou aquele integrante do bloco.
E ainda, como senador, com mais quatro anos de mandato, a partir de 2015, além da perspectiva de poder continuar sendo líder da bancada do PMDB no Senado, no caso de insucesso eleitoral, em outubro próximo, alimenta Eunício a ideia de não ser tratado como dissidente ou adversário da presidente, cuja presença, em palanques estaduais, contribuirá para uma melhor performance do anfitrião. Só a campanha, porém, dirá como a presidente se portará em relação ao Ceará. Ela, atualmente, não tem feito reservas da sua admiração por Cid Gomes que, interessado em fazer o seu sucessor, aliado ao PT, não se contentará, evidente, em dividi-la com outro postulante.
Possibilidade
Eunício, ao que se percebe, quer votar em Dilma, mas não esconde de pessoas mais próxima estar liberado pelo PMDB para, em se considerando hostilizado, votar em outro nome, como o de Aécio Neves (PSDB), cujos correligionários no Ceará podem, em muito, contribuir para a alavancagem da postulação do peemedebista. A propósito, alguns cearenses que testemunharam um encontro de Aécio Neves, Tasso Jereissati e Eunício Oliveira, no último dia 7 em São Paulo, num evento social, não duvidam da possibilidade de politicamente se entenderem.
A amigos o peemedebista deixa evidenciada sua preferência de disputar a chefia do Executivo cearense no grupo formado a partir das eleições de 2006 no Ceará, mas reconhece as travas existentes para sua concretização. Tem sido insistentes e infrutíferas as investidas no campo nacional da busca de entendimentos entre PMDB e PT com relação à sucessão cearense. E como se isso não bastassem, a disputa interna petista neste Estado tem permitido ao deputado federal José Guimarães fazer declarações afugentando o peemedebista.
Inverídicas
Furioso, na última quarta-feira o senador contestava informações veiculadas pelo gabinete do deputado José Guimarães, em Brasília, sobre um encontro deles, no dia anterior, no Senado, que o senador Eunício afirma serem inverídicas, dando conta estar amistosa a relação entre os dois, daí ambos estarem imbuídos do propósito comum de marcharem juntos em busca de entendimentos para manter unida a aliança política com o governador Cid Gomes.
Eunício, ao desqualificar as declarações de Guimarães relacionadas ao PT nacional e a sucessão estadual cearense, afirma ter recebido o deputado, na quarta-feira, para, em nome de lideranças do partido dele, se desculpar sobre as inverdades ditas, utilizando o nome do ex-presidente Lula quanto a apoio a candidato na eleição do Ceará. Na mesma quarta-feira, o ministro Aloizio Mercadante, também, segundo Eunício, teria desautorizado o deputado petista sobre formação de alianças aqui.