quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Transporte Escolar de Aquiraz, maior frota é modelo para o Ceará

O município de Aquiraz vem dando um exemplo para outras cidades do Ceará na gestão do transporte escolar. O serviço já conta com 37 ônibus entre novos e seminovos, o que beneficia mais de cinco mil alunos da rede municipal de ensino. A frota tem idade média de uso inferior a três anos.  
Segundo a secretária de Educação, Terezinha Holanda, todos os veículos são próprios, o que traz economia de recursos para a Prefeitura e mantém a  oferta do serviço com qualidade. Não há necessidade de locação de carros, nem de manutenção dispendiosa.
Os veículos foram adquiridos através de uma linha crédito concedida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de ônibus, miniônibus e micro-ônibus zero quilômetro.
Outro avanço que o município tem registrado no setor é relacionado ao transporte escolar universitário. Na atual gestão, houve um aumento significativo das rotas diurnas e noturnas em relação ao ano de 2012. Quando foi implantado o serviço, eram apenas quatro rotas com dois ônibus. Hoje, são 15 rotas com 11 veículos, um aumento de mais de 400 %.
Fotos;Joselito Araújo.

Este ano, o distrito de Justiniano de Serpa foi incluído no programa, com dois veículos fazendo o percurso e mais um para levar os estudantes à Faculdade Integrada do Ceará.
Só em 2014, o  investimento neste setor bancado pelos cofres da Prefeitura, chega a R$ 2 milhões, atendendo 933 estudantes de oito distritos, incluindo a Sede. Eles são transportados diariamente para várias universidades de Fortaleza.
O transporte universitário é uma decisão  adotada pelo Município de Aquiraz, sob orientação assegurada de ampliação pelo atual prefeito Antonio Fernando Guimarães.   
Mais informações
Coordenadoria do Transporte Universitário da Secretaria de Educação
Telefones: 3361-1825/8687-6612

Nenhum comentário: