terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Setur planeja inaugurar Aeroporto de Jeri no dia 20

Por Jéssica Colaço
Repórter

Após adiamentos na entrega e até mesmo uma pausa nas obras, o Aeroporto de Jericoacoara deve ser inaugurado no próximo dia 20 de dezembro, de acordo com o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia. Localizado no município de Cruz, a 25 Km de Jericoacoara, o equipamento começou a ser construído em 2012 e recebeu um investimento de R$ 56 milhões, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



Apesar da data prevista pela Secretaria de Turismo (Setur), o aeroporto ainda não foi homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, no dia 17 de novembro, a prefeitura de Cruz entregou, à Agência, a documentação com o pedido de homologação do aeródromo.
"A Agência está, agora, analisando os documentos e agendará em breve a vistoria in loco afim de verificar a adequação ao projeto. Não há prazo para o término do processo de homologação do terminal", acrescenta a Anac, em nota.
Com capacidade para receber até 1,2 mil voos por ano, a pista de pouso do Aeroporto de Jericoacoara tem 2,2 mil metros de comprimento e 45 metros de largura. O equipamento está situado a 10 Km do Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.
Ampliação da pista
O titular da Setur afirmou, ainda, que deve ser licitado, nesta semana, o projeto de expansão da pista de pouso do Aeroporto de Aracati, o qual foi inaugurado em setembro deste ano. Com a ampliação, a pista passará a ter 2,4 mil metros de comprimento e 45 metros de largura. "Com essa estrutura, teremos um Estado competitivo. Esses dois aeroportos não foram feitos para a próxima alta estação, o futuro deles é a aviação regional e de carga", projeta o secretário.
Segundo Bismarck, as companhias aéreas de aviação regional estão esperando os incentivos que devem vir em 2015 para incrementar as rotas de voos, como incentivos fiscais e financiamentos para a compra de novas aeronaves. "O Ceará está saindo na frente, a médio e longo prazo, com esses aeroportos. Se não tivéssemos estruturas, as companhias aéreas não viriam para essas regiões", conclui.
Ontem, a Setur recebeu, da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, dois caminhões de combate à incêndio, que devem operar nos aeroportos de Aracati e Jericoacoara. De acordo com Bismarck, cada veículo custou cerca de R$ 1,6 milhão e tem capacidade para mais de 6 milhões de litros de água, além de 180 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE). Cada caminhão terá uma equipe de 12 pessoas para operá-lo, segundo o secretário.
Iniciativa privada
Mesmo com as expansões previstas e os projetos de fortalecimento da aviação regional planejados, a participação da iniciativa privada é fundamental, segundo Bismarck, para dinamizar o funcionamento desses aeroportos.
"Precisamos de operadoras privadas de aeroportos para cuidarem desses equipamentos no sentido comercial, atrair voos, cargas e charteres. O interesse privado é mais dinâmico que o Estado", afirma. Uma das ideias defendidas pelo secretário, junto à Secretaria de Aviação Civil, é a inclusão do Aeroporto Internacional Pinto Martins em uma concessão, a exemplo do que já acontece com terminais de outras capitais.
Movimento das férias
Para o próximo período de alta estação, compreendido, segundo o secretário, entre o dia 15 de dezembro e o domingo de Carnaval de 2015, o Ceará deve receber cerca de 1 milhão de turistas.
"Além de Fortaleza, temos os destinos consolidados, como Flexeiras e Canoa Quebrada, para onde as pessoas vão sem, necessariamente, passarem pela Capital", explica.
Fonte:DN

Nenhum comentário: