quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Grupo Tavares em Aquiraz ganha prêmio de Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes.

Vilã e predadora do bioma caatinga. Essa má reputação das olarias nordestinas e, especialmente cearenses, tem, agora, uma contrapartida que não apenas põe um fim à degradação da mata nativa, para fins de energia, assim como favorece um destino mais adequado para lixo orgânico que antes poluía o meio ambiente.

Por substituir a lenha pela biomassa para alimentar os fornos que transformam o barro retirado do aluvião em tijolos e blocos, a indústria cearense Cerâmica Assunção, instalada em Aquiraz, do Grupo Tavares, recebeu o Prêmio de Gestão Socioambiental do Instituto Chico Mendes.
O prêmio foi recebido pelo sócio-presidente da Cerâmica Assunção e Grupo Tavares, Lourival Assunção Tavares e sua filha Aline, em solenidade que aconteceu em São Paulo, no início deste mês, no Clube Sírio, durante o 1º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade. A iniciativa também já teve o reconhecimento do Programa Setorial de Qualidade (PSQ), oferecido pela Associação Nacional de Cerâmicas (Anicer) e é ainda detentor do Selo Verde.
O prêmio foi o primeiro concedido pelo Instituto Chico Mendes para uma indústria de cerâmica vermelha no Brasil. O presidente da empresa, Lourival Tavares, disse que o mérito maior foi conceber uma unidade de olaria que utiliza 100% da capacidade energética de materiais orgânicos, que antes não apenas se destinavam a lixões, como se tornavam um problema ambiental sério para outros segmentos industriais, como a casca da castanha de caju, o pó retirado de madeireiras e resíduos de coco, dentre outros.
Atualmente, a Cerâmica Cearense produz um milhão de peças por mês. De acordo com Lourival, não há como comprometer a produtividade com o produto que será utilizado nos potentes fornos, onde a temperatura pode chegar até 935º C. Ele lembra que esses resíduos são exatamente aqueles que são rejeitos de outros segmentos industriais e com um descarte que sempre trazia um dano ambiental, especialmente pela emissão de gases.
Com o sistema criado pelas indústria Tavares, a produtividade é mantida e há também uma boa rentabilidade, uma vez que o sistema de automação é mais econômico do que as práticas convencionais.
Mais informações:
Cerâmica Assunção
Empresa do Grupo Tavares
Localizada a 18 Km da sede de Aquiraz
Telefone: (85) 3377-1262

Marcus Peixoto
Repórter

Nenhum comentário: