terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Aquiraz Digital é inclusão social e melhor prestação de serviços


Fotos: Joselito Araújo 

A Prefeitura implantou em julho deste ano, o projeto ¨Aquiraz Digital”. O primeiro benefício foi interligar as 135 repartições municipais, otimizando o fluxo de informações administrativas. Todas fazem, agora, parte de uma grande rede de dados, o que garante melhores condições de trabalho ao funcionalismo, com qualidade e rapidez nos atendimentos à população. As praças da Matriz, das Flores, Gruta, Balão, Iguape e Mercado Central, também, já estão com o serviço que disponibiliza acesso gratuito à internet.

O Aquiraz Digital é um projeto de iniciativa da gestão do prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães. A iniciativa aperfeiçoa a área de tecnologia da informação da Prefeitura e torna a inclusão digital uma realidade para a população. São 16 torres de wi-fi, localizadas em todos os distritos e interligadas com a torre servidora no Centro da Cidade. Isso forma uma rede de dados, voz e imagens, onde os órgãos da máquina municipal recebem sinal de qualidade, com 10 megas full para cada escola e 20 megas full para secretarias e unidades vinculadas.

O projeto, também, ensejou a reformulação de todos os laboratórios de informática das escolas municipais, provendo uma melhor qualidade do serviço digital para os alunos e professores municipais. Já as áreas administrativas, podem compartilhar todos os softwares gratuitos do governo federal, proporcionando aos cidadãos do município acesso rápido a serviços. Como a marcação de uma consulta médica, através da Secretaria de Saúde, sem sair de casa ou algum benefício da área social, sem necessidade de deslocamento para a sede do município.

Com o Aquiraz Digital, a Prefeitura tem à disposição, ainda, um serviço de 200 linhas telefônicas, interligando todos os órgãos, secretarias, escolas e postos de saúde, por um custo 300% menor do que as 23 linhas convencionais usadas anteriormente. Também foi implantanda uma central de monitoramento de câmeras. Instaladas em órgãos municipais, propiciam uma melhor segurança ao funcionalismo. 

Na segunda etapa, o objetivo é fazer do projeto, também, um instrumento de monitoramento urbano , nos locais onde exista uma maior índice de criminalidade. Hoje, o benefício mais amplo e direcionado à inclusão social será o acesso gratuito à internet nas ruas de Aquiraz. O serviço vai estar disponível em todas as praças do município, bastando inscrição do usuário, através de cadastro com nome, endereço e telefone para geração de um login e senha.

Mais informações
Telefone: 3260.3253/3260.3905

Nenhum comentário: