segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Guimarães mobiliza Aquiraz em busca do Selo Unicef


(Fotos: Joselito Araújo)

O I Fórum de Credenciamento ao Selo Unicef - Município Aprovado, edição 2013-2016, aconteceu no último sábado, 15, na Escola Estadual Alda Façanha (Avenida Nossa Senhora de Lourdes, s/n). A abertura dos trabalhos foi presidida pelo prefeito Antônio Fernando Freitas Guimarães. Na ocasião, ele reafirmou que os esforços pela efetivação de políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes perpassam todas as áreas da gestão municipal.

Segundo o prefeito, a obtenção do Selo Unicef é de grande importância para qualquer município e, no caso de Aquiraz, seguindo sua orientação, todas as secretarias estão imbuídas de fazer o melhor. “Porque foi isso a que nos propomos e estamos fazendo. Com compromisso, qualidade e de modo linear, sem distinção de segmento social, zelando pela criança, pelo adolescente, pelo idoso, pela gestante, pelo quilombola, pelo indígena. Com o carinho de uma pai, de um avô, de um tio, de um amigo” enfatizou Guimarães.

Com a citação de números, o prefeito assinalou feitos nas áreas de educação e saúde. No ensino, por exemplo, a Prefeitura conseguiu qualificar de forma continuada nossos educadores. “O resultado é um IDEB, que mede o progresso na educação básica, 5,4, bem acima da média nacional que é de 4,9. Temos a maior e melhor frota de transporte escolar da Região Metropolitana, o transporte universitário para conduzir estudantes de nível superior à Fortaleza e articulamos a instalação de uma universidade em Aquiraz. Também, 46 das 50 escolas já têm o programa Mais Educação, que são turmas em tempo integral”, lembrou Guimarães. Já sobre a área de saúde, ele  informou que Aquiraz, hoje, faz adequações, reforma e constrói em 24 unidades básicas, tem 14 novas ambulâncias e o hospital vem sendo modernamente aparelhado em radiologia e equipagem de centro cirúrgico.

Aquiraz já venceu duas edições do Selo realizadas em 2004 e 2008. Para este ano, sob a orientação do prefeito, o município trabalha, desde o início de 2013, para avançar em um conjunto de objetivos e indicadores. O Selo é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O evento do Fórum foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Representantes de todas as secretarias, com destaque para as pastas de Educação, Saúde, Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente; Ministério Público, sociedade civil, conselhos municipais, entidades não governamentais e igrejas participaram do Fórum. Crianças e adolescentes representaram 15 escolas do município, incluindo instituições municipais, estaduais e particulares.

Nenhum comentário: