quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Festival da Sardinha na Caponga

A alta estação chega na Praia da Caponga, em Cascavel, ao sabor da sardinha. De 4 a 7 de dezembro, a Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc) realiza a 7ª edição do Festival da Sardinha, com diversas atividades gastronômicas, artísticas e culturais para seduzir pelos cinco sentidos os turistas que visitam o Ceará. Em uma grande arena com a participação de 20 bares e restaurantes, o visitante poderá degustar uma grande variedade de pratos à base do pescado.

Além das receitas que já conquistaram o público em edições anteriores, os chefs irão preparar mais de 30 novos pratos, entre eles o sushi de sardinha. Já na sexta-feira do festival, dia 5, haverá um concurso para a escolha da melhor receita. Entre as novidades do espaço gastronômico, estão o Sardinha Gourmet, um restaurante temático, e a Cozinha Show, onde o público poderá assistir à preparação de pratos e aprender as receitas com cozinheiros de renome nacional.
Segundo o diretor da Assetuc, Mamede Rebouças, todos os empreendimentos que terão lugar na arena participaram de capacitações do Sebrae, a exemplo do curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos e o curso de Inovação em Receitas à Base de Sardinha. "Esse é um dos diferenciais do Festival da Sardinha. Os cursos são pré-requisitos para os restaurantes participarem do evento porque queremos que o alimento seja preparado da melhor forma possível e com higiene. A comida, além de boa no sabor, tem que oferecer segurança e qualidade para os clientes", ressalta.
Programação artística
O Festival da Sardinha está sendo preparado para encantar o paladar, mas também a audição. A programação artística terá nomes de peso como Moraes Moreira, George Israel, Chambinho do Acordeon, Marcos Lessa, Os Transacionais e Banda Monomotor. Tudo isso bem perto dos incríveis cenários da praia que dispõe de vários passeios e atrativos para os turistas.
Empreendedorismo
Embora o espírito festivo dê o tom do evento, o Festival da Sardinha pretende assumir neste ano o viés do empreendedorismo. Por isso, paralelamente acontece o Cascavel Empreendedor, uma feira de negócios com produtos de 30 pequenos negócios do município, incluindo doces, bebidas, calçados, confecção, artesanato, entre outros.
"O público que participa do festival poderá apreciar e consumir os produtos da terra. O nosso objetivo é tornar o Festival da Sardinha um vetor de desenvolvimento da economia local e se fortalecer como um evento estruturante, referência no turismo e no calendário de eventos do Ceará", afirma Mamede.
Preparação
O Festival da Sardinha tem início, para o público, somente no próximo dia 4 de dezembro, porém os preparativos para o acontecimento começam bem antes. Na semana que vem, de 24 a 29 de novembro, será realizado o chamado pré-festival, com a realização de cursos, capacitações e seminários para a comunidade da Praia da Caponga.
Nesse período, os pescadores saem ao mar para pescar as sardinhas que serão consumidas no evento e o que trouxer mais pescado ganha um concurso.
Cooperativa
Como resultado das ações do festival em anos anteriores, neste ano será criada a Cooperativa dos Pescadores de Sardinha de Cascavel. O objetivo é fortalecer a pesca, organizar a produção e a comercialização do pescado, reduzindo, assim, o papel dos atravessadores e gerando mais renda para o grupo de pescadores.
Outra atividade do pré-evento é realizada com as crianças da comunidade. Elas recebem aulas de educação ambiental e técnicas de desenho para participar de um concurso. Os desenhos vencedores são estampados nas velas das jangadas que disputam uma regata durante o festival. Neste ano, a temática dos desenhos foi "Vida e obra de mulher de pescador", incentivando os pequenos a refletirem sobre o papel da mulher.
"Os frutos do Festival da Sardinha florescem o ano inteiro. É por isso que dizemos que não é só um festival. É muito mais que isso. É uma ação que incentiva o desenvolvimento de toda a comunidade", finaliza Mamede.
O Festival da Sardinha conta com o apoio da Prefeitura de Cascavel, Sebrae, Senar, Casa Civil e o patrocínio da Coca-Cola e do Ministério do Turismo (Mtur).
Mais informações
7º Festival da Sardinha
De 4 a 7 de dezembro de 2104
Praia da Caponga - Cascavel

Nenhum comentário: