segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Prefeitura de Aquiraz implanta o Centro de Atenção Psicossocial (AD)Álcool e Drogas.



 Funcionando a cerca de 4 meses, sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde  do Município de Aquiraz,  o CAPS AD,  já atendeu cerca de 200 pessoas, com histórico de dependência de drogas ou de álcool,( Entre elas,  pessoas que não estão internadas  em nenhuma comunidade terapêutica) e internas(Pessoas que estão internadas em alguma comunidade terapêutica).
Qualquer pessoa pode se dirigir ao CAPS AD e buscar tratamento para o “Vício das Drogas ou do Álcool”.







 O CAPS AD faz um acompanhamento, que inclui medicação e em caso de uma dependência mais grave o internamento em clínicas parceiras.


O Caps AD, está localizado na Estrada do Piau, continuação da Rua Tibúrcio Targino, próximo à antiga Cooperativa.
Tel. 4062.8090.

O que é reabilitação do vício das drogas.

Reabilitação de drogas é considerada o padrão ouro no tratamento de distúrbios de dependência, como o vício em cocaína, heroína, alcoolismo e dependência de drogas de prescrição. A combinação de uma variedade de terapias psicológicas e desintoxicação médica podem ajudar os pacientes dependentes de qualquer droga ou combinação de drogas com sucesso parar de usar substâncias ilícitas, e aprender a viver uma vida definida pelo equilíbrio e vida autêntica, em vez de abuso e dependência de drogas.
A má notícia é que há um número de diferentes tipos de programas de reabilitação de drogas disponíveis para aqueles que precisam e a variedade de escolhas pode ser esmagador para os pacientes. A boa notícia é que as muitas opções para o cuidado significa que cada paciente será capaz de encontrar um programa que trabalha para as suas necessidades.

A diferença entre abuso e dependência.

 

Abuso.

 

Muitos pacientes são pegos na tentativa de definir sua relação com drogas e álcool. O abuso de drogas, ao que parece, tem uma reputação muito menos sinistra do que a dependência de drogas. O problema com abuso de drogas é definido como o abuso regular de qualquer substância ilícita incluindo o álcool ao longo de um ano, com consequências negativas.
Estas consequências negativas podem ser financeiras, antipessoais, no trabalho, legal, relacionadas  à saúde e qualquer coisa que muda a experiência do paciente do dia-a-dia para  pior.

Dependência.

Dependência de drogas, por outro lado, é definida por ADAM Enciclopédia Médica como uma situação em que o paciente requer doses regulares de sua droga de escolha, a fim de funcionar fisicamente e mentalmente e anseia a droga, concentrando-se em manter seu vício constantemente. É possível estar fisicamente dependente de uma droga sem ter um vício para a substância, mas quando o vício é um problema, as consequências negativas vivenciadas durante o abuso de drogas pode tornar-se irresistíveis, tornando impossível para o paciente manter relações  normais com os outros, no trabalho, na escola ou na comunidade.
No Brasil, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, um em cada 05 estudantes faz uso de álcool.
Entre adolescentes, de 12 a 17 anos, 16% já experimentaram cigarros.
As internações no País para o tratamento das drogas ultrapassaram 100.000 por ano, das quais 68%  são usuários de crack, sendo 49% destes, semi- analfabetos , 69%  desempregados e 52% com renda familiar abaixo de 03 salários mínimos.
Fonte:Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP.

Nenhum comentário: