terça-feira, 19 de agosto de 2014

Domingos Filho já é conselheiro do TCM.

A partir de hoje está como vice-governador do Estado o presidente da Assembleia, deputado José Albuquerque. O então vice-governador Domingos Filho assumiu, inesperadamente, a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, tão logo o ato de sua nomeação saiu publicado na edição do Diário Oficial do Estado de hoje.
O ato oficial é o seguinte:
“O GOVERNADOR DO ESTADO DO CEARÁ, no uso de suas atribuições

constitucionais e legais, com fundamento no Art.79, §1º e seus incisos e

§2º, inciso I, e Art.88, XIII, da Constituição do Estado do Ceará, e tendo
em vista o Decreto Legislativo nº515, de 12 de agosto de 2014, da
Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, resolve NOMEAR o Senhor
DOMINGOS GOMES DE AGUIAR FILHO para o cargo de
CONSELHEIRO do Tribunal de Contas dos Municípios, ocupando a
vaga aberta com a aposentadoria do Conselheiro Artur Silva Filho.
PALÁCIO DA ABOLIÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ,
em Fortaleza, 19 de agosto de 2014.
Cid Ferreira Gomes”
Domingos Filho, ao lado Prefeito Guimarães no Dia do Ceará em 2013



Domingos Gomes de Aguiar Filho-Biografia.

Domingos Filho;

Domingos Gomes de Aguiar Filho (PMDB), formado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi eleito deputado estadual em 1994, e desde então sempre ocupou cargos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Foi duas vezes segundo vice-presidente; uma vez terceiro secretário e duas vezes quarto secretário. No seu quarto mandato parlamentar, foi eleito para a presidência do Legislativo Estadual.

Antes de entrar para a política atuava na área de Direito Público. Foi assessor especial da presidência do atual Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC) e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Como faz questão de dizer, sempre foi servidor público, começando aos 18 anos de idade como agente administrativo da Fundação de Saúde do Estado, sendo posteriormente escolhido assessor parlamentar do então deputado Antônio Câmara.

Descendente de família política, Domingos Filho herdou do pai, Domingos Gomes de Aguiar, a vontade de dar continuidade à tradição, que iniciou com o seu bisavô, Domingos Gomes de Freitas, e do avô, Odilon Aguiar. De sua mãe, Mônica Moreira Gomes de Aguiar, recebeu as primeiras noções de política. Nasceu em Fortaleza, no dia 09 de outubro de 1963, mas suas raízes estão ligadas ao município de Tauá.

É casado com a advogada Patrícia Aguiar.ex- prefeita de Tauá.
Foi o deputado mais votado em Tauá nas últimas quatro eleições. A principal base eleitoral de Domingos Filho é a região dos Inhamuns, notadamente as cidades de Parambu, Quiterianópolis, Arneiroz, Aiuaba, Catarina, Pedra Branca, Independência, Ararendá, Ipueiras, Icó, Tabuleiro do Norte, Cariré, Coreaú, Boa Viagem, Jaguaruana e Barro. Tem também expressivo apoio político em Fortaleza.

Domingos Filho é autor de vários projetos de lei. Dentre eles, o que disciplina o processo de julgamento de prefeitos e vereadores por infrações político-administrativas e o que dispõe sobre a criação de novos municípios. Além do projeto que permitiu a atualização da Constituição Estadual, que acatou emendas propostas pela sociedade. E, ainda, o que autorizou a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Uece), a criar o Centro de Educação, Ciências e Tecnologia dos Inhamuns.

Ele também é autor do Projeto de Iniciativa Compartilhada, que permite à sociedade ter prerrogativas parlamentares. Ou seja, apresentar sugestões que podem ser transformadas em projetos de lei e, ainda, participar da atualização da Carta Constitucional.

Em 2008, Domingos Filho presidiu o Parlamento Nordestino, que tem como objetivo defender de forma conjunta soluções para os problemas que atingem os estados da região Nordeste. E, em setembro de 2009, foi eleito presidente do Colegiado dos Presidentes das Assembleias Legislativas (biênio 2010/2011). Ele foi o primeiro nordestino a comandar o Colegiado. Em 2011 Domingos Filho assume o cargo de vice-governador do Ceará, na chapa eleita em 2010 e que tem como titular o governador Cid Gomes e dia 19 de agosto de 2014, deixa o cargo, pois Cid Gomes o nomeia Conselheiro do TCM, na vaga deixada por Arthur Silva, que se aposenta.

Nenhum comentário: