quinta-feira, 10 de julho de 2014

Seduc Aquiraz realiza Encontro de Merendeiras.


 A secretaria de Educação do Município de Aquiraz realizou na última quinta-feira, 10 de julho, o I Encontro Encontro de Atualização de  Merendeiras Escolares.
O evento aconteceu no auditório da Casa do Saber Justiniano de Serpa, durante todo o dia e estiveram participando 80  merendeiras das 50 escolas municipais de Aquiraz.
A programação constou de palestras, brincadeiras, dinâmicas, distribuição de brindes e almoço.
De acordo com a Coordenadora da Merenda Escolar, nutricionista  Indira Cely Vasconcelos o objetivo do encontro foi repassar conhecimentos atualizados  sobre recebimento, acondicionamento e  preparação da alimentação escolar, incluindo boas práticas de manipulação de alimentos para que os alunos da rede pública municipal recebam uma alimentação saudável.
Foram construídos dois painéis alistando os cuidados a serem adotados pelas profissionais que contam com uma grande variedade de itens como; Feijão, arroz, pão leite, bolinhos de fibras,  frutas frescas, verduras, carnes, peixes, macarronada e sanduíches, sendo que para a maior aceitação  de alimentos saudáveis os alunos recebem orientações sobre educação nutricional e alimentar.
Sobre a importância da alimentação escolar Indira  revela:  “ A criança bem nutrida tem melhor rendimento escolar, a escola tem menor evasão e a merenda acaba sendo um atrativo a mais para  se conseguir uma educação satisfatória”.
Esteve acompanhando a capacitação o presidente do conselho de alimentação escolar, Célio Rocha que destacou a importância do conselho em fiscalizar o bom uso dos produtos que são adquiridos pelo município para a alimentação escolar  e lembrou: “O que a gente mais tem fiscalizado é o cuidado com a higiene, o combate ao desperdício e a regularidade na oferta desse elemento tão importante para a educação de nossas crianças, que é uma alimentação de qualidade.”
Segundo ele os conselheiros visitam as escolas  em companhia da equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação, realizando cuidadosamente esse trabalho de orientar e fiscalizar a aplicação desses  cuidados.
Uma das profissionais mais aplicadas  no preparo e distribuição  da merenda é Vera Lúcia que exerce suas atividades na escola de Ensino Fundamental de  Lagoa do Mato de Serpa, carinhosamente tratada pelos alunos de  “Tia Vera”.
Essa atualização que a prefeitura providencia a cada ano é muito importante, pois  aqui a gente  brinca, conhece novas colegas, troca experiências, sai renovada; além de   nos dar condições de desempenhar nosso papel de merendeiras com mais  segurança, Ela  disse: “Tenho muito amor pelo que eu faço e para mim é uma satisfação ter o carinho e o reconhecimento dos alunos que sempre elogiam a  maneira como a comida é preparada, e até as mãezinhas falam pra mim, que seus filhos perguntam: Mãe por que que a Senhora não  faz uma comida tão gostosa como a da Tia Vera,... ah isso para mim, é o maior presente, maior até do que o salário, é tudo.”


Nenhum comentário: