segunda-feira, 28 de julho de 2014

Gabi, de Aquiraz vence Regata mais uma Vez

regata dragao do mar
O trajeto começou na enseada do Mucuripe e terminou na Praia do Náutico
FOTO: KIKO SILVA
A jangada Gabi, de Aquiraz, venceu o Circuito Cearense de Jangadas 2014. Essa foi a quinta vez que a embarcação ganhou a disputa, apoiada pela TV Diário, que também transmitiu o evento ao vivo, na manhã de ontem, em Fortaleza. A nona edição do circuito homenageou o centenário de morte do jangadeiro Chico da Matilde, o Dragão do Mar, ícone abolicionista no Ceará.
Além dessa embarcação, também foram premiadas em dinheiro as jangadas Terra da Luz (2º lugar) e TT (3º lugar). Já entre os paquetes, que são uma versão menor de jangada, a campeã foi a Rainha das Águas 3, São Pedro (2º lugar) e Bolinha 3 (3º lugar). Os tripulantes da jangada São Pedro- Estrela Guia foram os ganhadores da moto zero quilômetro, sorteada ao fim do evento.
O trajeto começou na enseada do Mucuripe e terminou na Praia do Náutico. Nos 14 Km de percurso, as 44 embarcações, em sua maioria com pescadores da orla marítima de Fortaleza, mostraram resistência e habilidade. A secretária municipal extraordinária da Copa, Patrícia Macêdo, também presenteou os três primeiros lugares com uma bola oficial da Copa, a Brazuca.
Na ocasião, ainda foram homenageados com o diploma "Amigo do Mar e do Pescador" vários empresários parceiros e autoridades, como a secretária da Copa, Patrícia Macêdo, o comodoro do Iate Clube, Max Câmara, o capitão-dos-portos Marcelo Campbell Mauad e o presidente da Colônia de Pescadores Z-8, Possidônio Soares Filho.
Campeão cinco vezes no Circuito Cearense de Jangadas, o mestre Eloildo Ribeiro credita a Deus mais essa vitória. "Tivemos um problema com a jangada há dois dias. Ela virou e passamos o sábado fazendo reparos. Mas valeu a pena. O segredo é Deus ajudando", disse.
Para o diretor-geral de programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, a intenção do evento é resgatar a memória dessa atividade tão importante para o povo cearense. "É obrigação do nosso sistema e dos nossos veículos de comunicação preservar essa memória, esse patrimônio", destacou.
O diretor de jornalismo da TV Diário, Roberto Moreira, ressaltou a importância de Dragão do Mar para o Estado. "Além de fazer um resgate da história desses guerreiros, estamos homenageando o grande Dragão do Mar, responsável pela luta pela liberdade e por mudar o comportamento da sociedade", disse.
Já o capitão dos portos Marcelo Campbell Mauad chamou a atenção para a oportunidade de se divulgar as normas de segurança no mar. "Considero muito importante essa regata, porque ajuda a manter a tradição dos jangadeiros. Também tivemos oportunidade de fazer, antes da largada, palestras sobre as normas de segurança", declarou.
FONTE:DN

Nenhum comentário: