segunda-feira, 9 de junho de 2014

Serviços e comércio terão horário especial durante jogos da Copa no Castelão.




Em Fortaleza, a maioria dos estabelecimentos terão feriado apenas quando ocorrer jogo do Brasil na Arena Castelão



Faltando apenas três dias para o início Copa do Mundo Fifa 2014, o comércio das cidades sede já se adequam aos feriados. Em Fortaleza, seguindo o calendário da Prefeitura, praticamente todos os estabelecimentos terão feriado apenas para o dia 17, quando ocorrerá jogo do Brasil na Capital, e os dias 12 e 24 como facultativos, podendo funcionar somente até meio dia.
A diferença está no funcionamento dos supermercados que, por meio da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), foi determinada atividade normal durante os dias de jogos, com exceção dos horários em que a seleção esteja em campo, que será facultativo em todos os pontos. Já o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas) seguirá o feriado no dia 17, quando todas as lojas estarão fechadas e, no dia 24, funcionarão até meio dia.
As agências dos Correios terão horário diferenciado durante os jogos do Brasil. Nos dias em que as partidas forem realizadas de segunda a sexta, as agências fecharão uma hora antes do jogo. Nos fins de semana, o atendimento será normal. Durante a primeira fase, as agências serão fechadas no dia 17. Já no dia 24, elas funcionam até meio dia.
Já a Coelce estará com todo corpo de gestão técnica em operação. Serão disponibilizados técnicos do atendimento emergencial e de manutenção, totalizando 145 pessoas. Os horários das lojas da companhia também serão diferenciados. No dia 12, por exemplo, o expediente encerra às 14h em Fortaleza.
O mesmo acontece com as agências bancárias. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), os bancos seguirão o decreto de feriado municipal. Nos jogos do Brasil em outras cidades, o horário de funcionamento será de 8h30 às 12h30. A empresa de telefonia Oi também segue os feriados municipais.
Farmácias
As farmácias não seguirão um horário de funcionamento único. Segundo o diretor do (Sincofarma), Maurício Filizola, os próprios estabelecimentos definem se fecham ou não. Já os postos de gasolina funcionarão normalmente, conforme o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos). Apenas os que já costumam fechar nos feriados não ficarão abertos.
Sob a coordenação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs), órgãos e profissionais de saúde do Estado e do Município irão trabalhar de forma unificada para prevenir riscos e doenças, e na prestação de serviços de recuperação da saúde em ocorrências relacionadas à Copa, seguindo o Plano Operativo de Saúde. Equipes de vigilância e assistência atuarão no monitoramento de situações na Arena Castelão e entorno, nos centros de treinamento das seleções, unidades de saúde e áreas de concentração.
Saúde
O Ciocs funcionará durante os seis dias de jogos no Castelão e nos 25 dias de Fan Fest. Nos dias em que não houver jogo nem Fan Fest, funcionará em regime de plantão. Com tablets, será feita a coleta de dados em tempo real, em 20 unidades de saúde, para a transmissão das informações de atendimentos.
Para um atendimento mais eficaz, o Samu 192 terá 12 ambulâncias espalhadas em pontos estratégicos. Os postos de saúde de Fortaleza não funcionarão em dia de jogos do Brasil, seja na Arena Castelão ou em outras cidades. Já em dia de jogos de outras seleções no Castelão, o expediente nas unidades será apenas até o meio-dia. A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, afirma que a população não ficará sem atendimento nestes dias, haja vista que os Hospitais Municipais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA-24) funcionarão normalmente.

GRAFICO CIDADE 3
FONTE:DN

Nenhum comentário: