terça-feira, 10 de junho de 2014

Prossegue em Aquiraz, o II Encontro Regional do Plano Safra da Pesca e Aquicultura.

Teve  início na última segunda- feira, 09 de Junho e  prossegue até  esta quarta, dia 11, o II Encontro Regional do Plano Safra da Pesca e Aquicultura  que  está acontecendo no auditório da Escola Profissionalizante Alda Façanha.


O evento é Promovido pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos de Aquiraz em parceria com o MPA- Ministério da Pesca e Aquicultura e tem como objetivo estimular a captação de crédito para aumentar a produção pesqueira e conta com a presença  de lideranças do setor no Ceará, Piauí, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Abrindo o Evento estiveram, o secretário de Planejamento do município, Keginaldo Almeida, o vereador Nilton dos Pescadores, representando a colônia de pescadores,  Z-09 e a Federação dos setor Pescadores do Estado do Ceará, Efraim Moreira, representando a Secretaria de Agricultura e Pesca de Aquiraz, Elói de Souza Araújo, Secretário de Infra- Estrutura e Fomento do MPA- Ministério da Pesca e Aquicultura, Sebastião Saldanha Neto, diretor de Fomento, também do Ministério, Evandro Barros de Carvalho, coordenador Geral de Incentivo e apoio ao crédito, do MPA e  Cristiano Peixoto Maia,  da  Associação  Cearense de Criadores de Camarão.
Evandro Barros de Carvalho, coordenador Geral de Incentivo e apoio ao crédito, do MPA, disse que a principal dificuldade tem sido capacitar os produtores, sejam pequenos médios ou grandes, para a obtenção do crédito e esse ponto junto com a necessidade de divulgação é o principal foco do encontro que quer formar multiplicadores dessa informação, para levar ao conhecimento do público alvo, que existem linhas de crédito e que há urgente necessidade de se ter aceso a elas.


                   Elói de Souza.

Já  Elói de Souza, secretário de Infra- Estrutura e Fomento do MPA- Ministério da Pesca e Aquicultura, lembrou que os produtores não têm a cultura de pegar empréstimos em bancos e sim arranjar recursos com atravessadores, amigos, parentes, e isso se dá pela dificuldade  do processo de documentação exigido pelas linhas de crédito disponíveis a partir dos programas governamentais, porém não há outro caminho para o crescimento. Ele finalizou. "É urgente promover a mudança nessa cultura, ou ficaremos estagnados".

             Sebastião Saldanha 

Fotos: Joselito Araújo.




Nenhum comentário: