terça-feira, 13 de maio de 2014

Modelo de gestão do Acquario Ceará deve sair até dezembro


Com 15% das obras físicas concluídas, o equipamento tem previsão de ficar pronto até dezembro de 2015


Image-1-Artigo-1611376-1
30% da parte de concreto - responsável por fazer as fundações do equipamento - já estão prontos e, por isso, as tubulações começam a ser montadas
Image-0-Artigo-1611376-1
Os primeiros tubos e conexões do Acquario Ceará foram descarregados ontem já no canteiro de obras do novo equipamento, na Praia de Iracema
FOTOS: JOSÉ LEOMAR
Até o fim deste ano, a Secretaria de Turismo (Setur) deve entregar ao governador do Estado um modelo de gestão onde a iniciativa privada participe da administração do Acquario Ceará.
Atualmente, o novo equipamento possui 15% das obras físicas concluídas e deve ficar pronto até dezembro de 2015, segundo afirmou ontem o titular da pasta, Bismarck Maia.
"Isso tem que ser feito o mais rápido possível. Estamos pensando em um modelo que utilize várias empresas, mas acho que tem de ter uma coordenação geral com a supervisão do Estado. A ideia não é necessariamente uma PPP (Parceria Público Privada), mas que seja algo como uma concessão. Que treine, que contrate, que tenha jeito de setor privado", disse o secretário enquanto recebia as primeiras peças do equipamento.
Bismarck ressaltou que o Acquario é, hoje, um empreendimento "quase irreversível" e afirmou que o objetivo, no que diz respeito à gestão dele, é "entregar um modelo de gestão, execução e de escolha de empresas" até dezembro deste ano.
Questionado sobre o porquê de levar à iniciativa privada para dentro do negócio, justificou: "não dá para falar de cinema, sistema de bilheteria, restaurante, sem falar em setor privado. Isso não é a vocação do Estado e é preciso essa parceria".
Operação assistida
Ter este modelo de gestão definido ainda este ano deve ajudar também quando a ICM Reynolds - empresa norte-americana responsável pela construção do Acquario - entregar toda a estrutura pronta para ser operada, conforme destacou o diretor de operações da construtora, Rodrigo Caminha.
O engenheiro informou que o período de operação assistida, quando os funcionários que farão a manutenção de todas as máquinas serão treinados pelo pessoal da ICM, deverá durar entre cinco e seis meses a partir de dezembro de 2015.
Para esta data, todas as empresas que operarão dentro do Acquario já deverão possuir contrato fechado. "Este será um momento de transição antes de abrir para a visitação pública", enfatizou.
Qualificação do entorno
Outro ponto que deve ter um projeto pensado pela Secretaria Estadual de Turismo, até o fim do ano, destacou Maia, é a qualificação do entorno do Acquario Ceará. Localizado na Praia de Iracema nas proximidades do Centro Cultural Dragão do Mar, o equipamento "precisa ter em seu entorno uma qualificação de espaço que fique do tamanho merecido", disse.
Fonte:DN

Nenhum comentário: