quinta-feira, 22 de maio de 2014

Lançado pela SEDAP Aquiraz Programa de Aquisição de Alimentos.











Teve início na última quarta-feira, dia 21 de maio, com coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca o programa de Aquisição de alimentos direto da Agricultura Familiar.
É um programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em Parceria com o governo do estado através da Secretaria do Desenvolvimento agrário e em Aquiraz coordenado pela SEDAP, que tem como gestor o Secretário Vinicius Guimarães.

A Compra começou oficialmente à margem do Rio Catu, onde compareceram o assessor da Secretaria de Agricultura de Aquiraz, Josenéias  Sampaio acompanhado do coordenador de agricultura, Efraim Moreira e do agente de fiscalização sanitária,  veterinário,  Dr, João José.



Eles foram acompanhar a pesagem e o recebimento bem como o transporte de 50 kg de Tilápia produzidos pela cooperativa dos produtores de Tilápia da localidade de Riviera em Aquiraz.
O pescado foi destinado à alimentação dos idosos da Casa da Melhor Idade.
Segundo Josenéias, a prefeitura continuará comprando diretamente, vários produtos de agricultores familiares e distribuirá tais produtos, como, hortaliças, frutas, verduras, legumes, peixes e aves, dentro deste programa e os distribuirá para vários equipamentos da própria administração pública municipal.


Já Efraim Moreira, disse que o programa é um grande incentivo aos pequenos produtores que agora poderão vender seus produtos sem perder parte dos lucros para o atravessador que muitas vezes explora os pequenos.

O Produtor José Costa, que entregou o pescado  demonstrou bastante satisfação com o programa, pois segundo ele muitos pequenos produtores têm deixado de produzir, por não ter para quem vender com preço que seja viável.

Saiba Mais sobre o Programa de Aquisição de Alimentos.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
como Restaurantes PopularesCozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos e para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

Instituído pelo artigo 19 da 
Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios.

O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a 
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).


Nenhum comentário: