quinta-feira, 22 de maio de 2014

Comissão propõe rever recursos

RENDA DOS MUNICÍPIOS




 Na primeira reunião de trabalho da Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406/99, que trata da redistribuição de recursos aos municípios, os deputados aprovaram os requerimentos para a realização de audiências públicas e apresentaram números sobre a renda per capita dos municípios.
Os parlamentares defenderam para os municípios uma redistribuição de recursos mais equilibrada, de acordo com a renda proporcional à receita de faturamento de um município e um índice por habitante. Os dados apresentados apontaram que existem municípios com renda per capita inferior a R$ 100 reais por habitante.
De acordo com os parlamentares, 107 municípios ainda não atingiram a receita per capita de R$ 100 reais por mês. São municípios de todos os portes que não conseguem aumentar a renda da sua população.
O relator da matéria, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), avaliou como positivo o debate e incluiu a análise das informações referente à situação da renda per capita por habitante como fonte para a construção de um relatório que possa atender a todos os municípios.

Para o prefeito de Aquiraz, Antônio Guimarães, que esteve em Brasília no último dia 15, participando da Marcha em defesa dos municípios, os municípios são vítimas das transferências de responsabilidades e desigualdades financeiras. Não podemos mais aceitar que o desequilíbrio federativo continue a assombrar o ente mais fraco. E, como 2014 é ano eleitoral, é preciso cobrar dos futuros candidatos um compromisso real com o municipalismo. “No município é onde estão os problemas. A presidenta Dilma deve olhar com carinho as nossas reivindicações. As prefeituras não estão conseguindo fechar a conta com a folha de pagamento, saúde e educação. Destaca o Prefeito Guimarães.


Nenhum comentário: