segunda-feira, 5 de maio de 2014

Chuvas banham região Centro-Sul e barragem em Acopiara tem recarga de água


Riacho dos Colchetes teve nível de água elevado com a chuva na madrugada de hoje, em Acopiara. Foto: Lindomar Rodrigues
Riacho dos Colchetes teve nível de água elevado com a chuva na madrugada de hoje, em Acopiara. Foto: Lindomar Rodrigues
Boas chuvas banharam municípios da região Centro-Sul do Ceará na madrugada de ontem, domingo dia 4. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 57 municípios do Interior. A maior foi na cidade de Acopiara (117mm), seguida de Cedro, na localidade de Várzea da Conceição (60mm) e Quixelô 57mm.
Na cidade de Acopiara, a chuva foi acompanhada de trovões e relâmpagos durante a madrugada deste domingo. “Na verdade, tivemos três chuvas intercaladas, intensas”, disse o radialista e vereador, Lindomar Rodrigues. Não houve registro de danos materiais. O Riacho dos Colchetes que corta bairros da cidade ficou cheio e a Barragem Tibúrcio Valeriano Soares, responsável pelo abastecimento da área urbana, obteve recarga de água.
A pluviometria em Acopiara foi variada, segundo medições de pluviômetros particulares. No bairro Vila Moreira foram registrados 159mm. “A chuva foi boa, renovando a esperança dos produtores de milho porque o plantio já estava secando devido ao veranico”, disse o produtor rural, José Gomes de Souza.
O retorno das chuvas trouxe alegria para os agricultores, na madrugada de ontem. Ainda de acordo com a Funceme, choveu em Iracema (51mm), Icó (45mm), Itapipoca (37mm), São Benedito (34mm), Iguatu (31mm) e Solonópole (28mm). O mapa mostra que houve distribuição das chuvas, mas com concentração na região Centro-Sul.
A influência do Cavado de Altos Níveis (CAN) sobre o leste do Nordeste brasileiro,favoreceu a ocorrência de chuvas isoladas nas regiões Centro, Norte e Centro-Sul do Ceará. Para hoje, a Funceme prevê a possibilidade de novas precipitações, porquanto um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá atuar sobre parte do Ceará. Com isso as regiões do Centro e Norte do Estado poderão ficar favoráveis à ocorrência de chuvas isoladas. Nas demais regiões, sol entre nuvens.
Barragem Tibúrcio Soares, em Acopiara, que estava seca teve recarga de água. Foto: Lindomar Rodrigues
Barragem Tibúrcio Soares, em Acopiara, que estava seca teve recarga de água. Foto: Lindomar Rodrigues

 Fonte:DN

Nenhum comentário: