quarta-feira, 14 de maio de 2014

Chuvas aumentam nos primeiros dias deste mês


Aumentou nos últimos dias, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o número de municípios do Ceará banhados pelas chuvas. Ontem, até o início da tarde, havia chovido em 95, mais da metade do Estado, se concentrando mais no litoral. A maior chuva foi em Quixeré, na região do Vale do Jaguaribe, com 80,4mm.
Segundo o meteorologista do órgão oficial do Estado, Leandro Valente, as precipitações ainda estão sendo provocadas devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema em atuação durante a estação chuvosa no Ceará. No início da manhã desta segunda-feira a imagem do satélite Meteosat-10, mostrava nebulosidade sobre todo o Ceará.
Hoje, a Zona de Convergência deverá deixar o Estado com nebulosidade variável e possibilidade de chuvas isoladas no Centro-Norte do Ceará. O céu ficará parcialmente nublado a claro nas demais regiões. "Para amanhã, há possibilidade de chuvas isoladas em todo o Ceará, principalmente entre a tarde e a noite, por causa da proximidade do sistema atuante do litoral cearense", analisou o meteorologista.
Todavia, as perspectivas quanto à média histórica das chuvas no Ceará continuam desfavoráveis no mês de maio. No primeiro decêndio do mês, a média foi negativa, em 38,4 %. Em janeiro 46,6% inferior, em fevereiro continuou negativa, em 91,9%, no mês de março o déficit foi ainda maior, 158,2% e em abril foi de -55.3%, mais de 30% abaixo da média do mês pelos levantamentos da Funceme. Esses números confirmam o prognóstico desfavorável para a quadra invernosa do ano.
Açudes
A Funceme também monitora, juntamente com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o nível dos açudes públicos do Ceará. Apenas três deles estavam com volume hídrico superior a 90%, o Gavião, em Pacatuba; o Curral Velho, em Morada Nova; e a Barragem do Batalhão, em Crateús, que voltou a sangrar neste fim de semana. No início de abril, o reservatório já havia atingido sua cota máxima. Outros 97 estão com cota abaixo dos 30%.
Preocupada com a possibilidade de colapso de água, a Cogerh, em parceria com o Ministério da Integração Nacional, investirá R$ 153,7 milhões construção e instalação de adutoras de montagem rápida (AMR).
O objetivo é atender os municípios de Canindé, Caridade, Crateús, Nova Russas, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama e Maranguape, Amanari, Penedo e Itapebussu, estes quatro últimos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
FONTE: DN

Nenhum comentário: