segunda-feira, 5 de maio de 2014

Aquiraz adere à Campanha de conscientização sobre uso racional de Medicamentos.


      Foto:Joselito Araújo

 Nesta segunda-feira (05), Dia Nacional de Promoção do Uso Racional de Medicamentos, a Secretaria da Saúde do município  realiza mobilização para informar e orientar a população sobre o uso correto e seguro de medicamentos e alertar sobre os problemas causados pela automedicação.

Em Aquiraz a Coordenação de Assistência Farmacêutica está realizando durante todo o dia mobilização, que inclui Palestra para idosos na Casa da Melhor Idade com equipe de farmacêuticos da Secretaria de Saúde coordenados pela farmacêutica Jane Denise Cavalcante que lembra que é de grande importância evitar a auto- medicação e ao tomar qualquer remédio e seguir as orientações prescritas pelo profissional médico.

A mobilização em Aquiraz incluiu ainda entrevista em programa de rádio, matérias no site oficial do município e visitas a vários equipamentos do sistema de saúde do município, como; Centro de Especialidades Médicas, PSF”S, hospital  municipal , escolas e trabalho de panfletagem próximo às farmácias do Centro da Cidade.


     Foto:Joselito Araújo
A Campanha para Promoção do Uso Racional de Medicamentos, lançada em 2013 e de caráter permanente, realiza pela primeira vez mobilização junto à população neste dia. Em todo o Ceará, 106 municípios aderiram à campanha de conscientização por recomendação da  Secretaria de Saúde do Estado, sobre o uso adequado de medicamentos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entende-se que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas, em doses adequadas as suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. O uso racional é indicado por prescrição médica, segura, efetiva, a partir de um diagnóstico preciso, resultando em menor risco de aparecimento de efeitos adversos.

    Foto;Joselito Araújo
No Brasil, como em outros países, os medicamentos se apresentam como o principal agente causador de intoxicações em seres humanos. Em 2011, eles responderam por 29,5% de todos os casos notificados pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com registro de 29.179 casos. Em 2010, o SINITOX registrou 27.710 casos de intoxicação por medicamentos, 26,85% de todas as formas de intoxicação pro agentes tóxicos, com a confirmação de 73 óbitos, 16,59% do total. No mesmo ano, no Ceará foram registrados 321 casos e um óbito. Alguns sintomas de intoxicação medicamentosa incluem mudança brusca de comportamento, vômitos, diarreia, sudorese, sedação, tonteiras, palpitação e aumento excessivo da salivação.


Orientações sobre o uso adequado de medicamentos podem ser obtidas nos postos de saúde  do município com os farmacêuticos disponíveis ou pelo telefone , 33611858, com Jane Denise Cavalcante, coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, que  diz  “ O que a gente quer é que a população procure os nossos farmacêuticos e diga que  quer tirar todas as dúvidas sobre o uso de medicamentos”.

O que pode acontecer se o paciente tomar medicamento sem prescrição médica
- Antibióticos – resistência bacteriana, que pode tornar mais complicado outros tratamentos.
- Vitamina C – distúrbios gastrointestinais, cálculo renal.
- Vitamina A – distúrbios neurológicos, hipertensão craniana.
- Analgésicos – lesão no estômago, sangramentos, hemorragias internas, em caso de dengue.

Recomendações para o uso racional e seguro de medicamentos
- Todo medicamento deve ter um registro do Ministério da Saúde. Caso não tenha, deve ser levado ao serviço local de vigilância sanitária.
- Não utilize medicamentos vencidos, nem embalagens velhas.
- Cápsulas não devem ser abertas. Comprimidos não devem ser partidos, apenas se o médico recomendar.
- Obedecer sempre os horários para ingestão indicados pelo médico na receita. A bula também indica a quantidade, quantas vezes ao dia e por quanto tempo deve ser utilizado.
- Não tirar os medicamentos da caixa e sempre guardar as bulas.
- Os medicamentos devem ser guardados longe da luz, umidade e do calor. Respeitar a temperatura de armazenamento.
- Caso verifique algum efeito adverso, deixe de tomar e relate ao profissional que lhe recomendou. Se possível relate o efeito adverso a um serviço de Farmacovigilância.
- Não guardar medicamentos em casa e nem se automedicar são procedimentos fundamentais para evitar problemas. Não se deve manter uma farmacinha em casa.

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária.











Nenhum comentário: