quarta-feira, 30 de abril de 2014

Violência contra a Juventude debatida em Aquiraz

A Secretaria do Desporto e da Juventude de Aquiraz realizou nesta quarta-feira, 30 de abril, encontro para discutir Políticas de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude. O encontro foi na Câmara de Vereadores de Aquiraz, a partir das 9 horas da manhã e com encerramento  às 13 horas.   
Presidiu a reunião o secretário do Desporto e Juventude, André Luís Lima,  que contou com a presença do Capitão George, comandante do Ronda do Quarteirão, Cel. Carlos Ribeiro, comandante do CPM, que tem sede em Aquiraz, Promotor  de Justiça da Comarca de Aquiraz, Sebastião Cordeiro, Vereadores , Ronaldo Lima, do PT, Vandinho e Ney Píres(PSDB), Conselheiros Tutelares Cacá e Patrícia, Presidente do CMDCA- Conselho Municipal dos direitos da Criança e do adolescente, Evaldo de Castro, Secretária de Educação, Terezinha Holanda, Diretora  do DEMUTRAN e  Guarda Municipal,  Déborah Lima, Inspetor Eudes, da polícia civil, representantes de ONGS e lideranças comunitárias.                   
Foram 04 horas de  troca de experiências entre órgãos governamentais e  as entidades dos movimentos sociais, diretores de escolas públicas e privadas, representantes religiosos e a juventude.
Segundo o secretário André Luis, o pedido para a realização do debate surgiu da necessidade de ampliar os direitos e prevenir a violência que atinge de forma preocupante a juventude. “O nosso esforço é buscar ferramentas que possibilitem desconstruir a cultura da violência entre os jovens, uma articulação de as ações intersetorial com políticas de saúde, assistência social, moradia, educação, esporte, lazer, cultura, justiça e direitos humanos, tendo em vista que a prevenção à violência esteja integrada as ações de inclusão social dos jovens de Aquiraz”, esclarece o secretário André.

Todos destacaram a necessidade do fortalecimento dos vínculos familiares e da conscientização nas escolas, igrejas, associações e  na comunidade  como um todo, com o objetivo de reduzir a criminalidade, que tem sido alimentada basicamente pelo tráfico  e uso de entorpecentes, vitimando centenas de jovens anualmente no estado, seja como autores, ou como  vitimas passivas de  tais atos.
 Os vereadores cobraram a efetivação de políticas públicas capazes de valorizar os jovens  como pessoas e agentes ativos para o bem da sociedade. 

Para o Prefeito Antônio Guimarães, é preciso se fazer uma pactuação com o poder público e a sociedade, visando identificar as principais áreas onde há maior incidência de violência contra os nossos jovens. “Estamos elaborando a criação de um Conselho com a participação paritária, onde buscarei todas as articulações com os demais poderes para enfrentar esta epidemia que traz sofrimento para muitas famílias, não só do Aquiraz, mas do Ceará e todo o Brasil” destaca o prefeito Guimarães.
 

Nenhum comentário: