segunda-feira, 14 de abril de 2014

Spaece revela evolução nos indicadores de educação de Aquiraz


Alunos, pais, professores e gestores públicos estão comemorando as novas conquistas da educação em Aquiraz. Foram divulgados recentemente os resultados provisórios do Sistema Permanente de Avaliação da Educação do Estado do Ceará (Spaece), que revelam importantes vitórias nos indicadores do município, superando a avaliação feita há dois anos.  “Nossos alunos do 2º ano se submeteram a avaliação, que verifica a proficiência deles, ou seja, os níveis de aprendizagem se estão alfabetizados ou não, e o resultado foi de que passamos de 26 para 35 escolas no nível adequado de alfabetização”, destaca a secretária de educação de Aquiraz, Terezinha Holanda.

Como uma das principais conquistas desse resultado do Spaece ela lembra que, antes havia no município escolas com nível intermediário de alfabetização e agora esse nível foi superado e zerado.  “Hoje todas as escolas têm níveis suficiente ou desejável”, completa. “Eliminamos o nível intermediário de alfabetização e conseguimos mais nove escolas com nível desejável. Esse resultado aponta que estamos conseguindo alfabetizar nossas crianças na idade certa.”
Além dos alunos do 2º ano, também foi avaliada a aprendizagem dos alunos do 5º ano, a passagem de uma importante etapa do Ensino Fundamental para a etapa do 6º ao 9º ano. Foi avaliado o conhecimento desses alunos em Língua Portuguesa e Matemática. A evolução foi gratificante “passamos de 1 (uma) escola com nível de conhecimento adequado em Matemática para 6 (seis); e em Língua Portuguesa de 4 (quatro)  para 11 (onze) escolas com nível adequado, comprovando que a aprendizagem dos nossos alunos melhorou significativamente”, comemora Terezinha Holanda. Ela observa que, ”esse resultado mais que números expressa  um trabalho que esta sendo feito com muita seriedade e cuidado para que nenhum aluno fique sem aprendizagem de qualidade garantida em Aquiraz. Mostra que o trabalho pedagógico, que é coração da educação, foi bem desenvolvido, que nossa equipe de formadores busca a excelência e nossos professores são competentes e compromissados com a aprendizagem de nossos alunos”.
Exibindo banner 02_cresce indicadores de educacao em Aquiraz.jpg
Para a secretária Terezinha Holanda, os bons resultados são consequência de um conjunto de ações e atitudes, adotadas com base em um planejamento que define a educação como excelência. E, acrescenta “Temos que reconhecer a decisão política do prefeito Guimarães de investir na educação. Nesse conjunto de medidas está o recente aumento salarial para os professores, que não representa apenas um reajuste de 8,32%”. Ela destaca que “é o maior aumento que pode ser dado dentro dos limites legais de recursos”. Enquanto a legislação pontua que é obrigatório investir 60% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério (Fundeb), em Aquiraz estão sendo investidos 80%. Com essa decisão, destaca a secretária, a Prefeitura Municipal mostra o respeito e compromisso que tem com a educação, o caminho para transformar a realidade social do município.

Além do aumento salarial para os professores, outra conquista em Aquiraz está na concessão de um terço da carga horária para estudo, pesquisa, planejamento, correções de trabalhos, avaliações, preenchimento de diários de classe, conforme orienta a lei nacional do piso salarial dos professores. Terezinha Holanda destaca os benefícios dessa concessão, “os professores com 40 horas semanais passaram a ter condições para melhor se preparem em sala de aula, o que tem impactado positivamente nos resultados da aprendizagem”. 

Para o prefeito Antônio Guimarães, a política de valorização dos profissionais do magistério, com aumento salarial e concessão de um terço da carga horária, as melhorias na estrutura física das escolas, qualidade da merenda escolar, material didático, são algumas ações que falam do quanto à educação é priorizada no nosso governo. Em Aquiraz, comemora Guimarães, “nos orgulhamos de sermos um município que tem uma gestão que prioriza, de fato, a educação e acredita que ela é o meio decisivo para a transformação social”.

Não é à toa que a secretária afirma que os estudantes de Aquiraz estão sendo preparados para participarem das Avaliações externas – Spaece e SAEB
(Sistema de Avaliação da Educação Básica) e em outras seleções educacionais. “Acreditamos que até junho saiam os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nossa expectativa é de que nossos indicadores também tenham melhorado nessa avaliação”.

---
Assessoria de Comunicação
PREFEITURA DE AQUIRAZ
85 3361.1865 – 9644.8839

Nenhum comentário: